CVC inicia apoio a projeto de capacitação social em turismo

Na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, 120 jovens de 16 a 24 anos, meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social da cidade de Foz do Iguaçu iniciarão, gratuitamente, a 7° edição do Projeto Trilha Jovem Iguassu – Turismo e Inclusão Social.

Com duração de cinco meses, o projeto tem como objetivo capacitar e contribuir para inserir os jovens participantes no mercado de trabalho do turismo. De acordo com dados do Ministério do Turismo, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério do Trabalho e Emprego calcula-se que, atualmente, o setor gera, aproximadamente, 3 milhões de empregos com carteira assinada, incluindo empregos diretos em serviços como hospedagem, alimentação, transporte, agência, aluguel de transporte, entre outros.

A CVC, maior operadora de viagens da América Latina, é uma das apoiadoras do projeto que é realizado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu há sete anos, com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) e certificado pela Fundação Banco do Brasil como uma tecnologia social.

Durante a aula inaugural, os alunos terão a oportunidade de conhecer os educadores e apoiadores do projeto, além de conhecer todo o conteúdo programado, que prioriza os principais fundamentos do turismo, como a arte de bem receber nas áreas de hospedagem, vendas, eventos, etc . As demais aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Elas serão divididas em três eixos: Desenvolvimento Humano e Sustentável, Promoção da Excelência em Serviço e Plano de Vida e Carreira.

Desde a implantação em 2006, dos 690 jovens que passaram pelo Trilha Jovem, cerca de 430 estão atualmente atuando no mercado de trabalho de Foz do Iguaçu. Segundo dados do POLOIGUASSU, quase a totalidade dos alunos concluem o curso e cerca de 50% dos que cursam conseguem obter uma colocação profissional na área de turismo. Após a conclusão do curso, os jovens estão tecnicamente aptos a trabalharem nos segmentos de Hospedagem, Alimentos & Bebidas e Turismo & Atendimento, entre outras formações típicas do setor.

“O Trilha Jovem é muito mais que um projeto de inclusão social, ele transforma vidas, dá oportunidades para jovens descobrirem seus talentos, ganharem autoconfiança e autonomia na gestão de sua vida pessoal e profissional. Contar com o apoio da CVC é um estímulo para o trabalho que desenvolvemos, e demonstra a sensibilidade dos empresários para a importância de investir nas questões sociais e no desenvolvimento humano”, diz Fernanda Fedrigo, diretora do projeto.

Segundo Priscila Bures, Gerente de Comunicação Corporativa da CVC, a operadora apoia institucionalmente o projeto, uma vez que o mesmo reforça a importância do turismo como atividade que abre oportunidades para todos, sendo inclusive uma boa prática que pode ser replicada por demais destinos turísticos do País.

Sobre o Trilha Jovem

O projeto prepara jovens de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com o objetivo de inserção socioprofissional, motivando o auto desenvolvimento de competências básicas para atuar com foco no mercado de turismo e afins, orientando-os para ingressar, permanecer e crescer no espaço de trabalho nas áreas de Hospedagem, Alimentos e Bebidas, Turismo e Atendimento. A metodologia do projeto é multidisciplinar somando ao desenvolvimento das aptidões profissionais básicas ao conhecimento efetivo, alcançando por vincular a teoria às experiências vividas na prática, com este cenário o POLOIGUASSU tem realizado um exercício permanente de interlocução com empresários que buscam mão de obra capacitada, adaptando e reestruturando para outros setores de formação, já que a formação esta diretamente ligada as demandas do mercado.

Sobre a CVC

A CVC opera no mercado brasileiro há 42 anos e já transportou mais de 20 milhões de passageiros em viagens nacionais e internacionais. É a maior operadora de viagens da América Latina e é líder na preferência do consumidor brasileiro.

Possui o maior portfolio de produtos e serviços de turismo da América Latina, com mais de 1.000 destinos turísticos do Brasil e do mundo; e a maior rede de distribuição de produtos e serviços de turismo do Brasil, com mais de 900 agências exclusivas, 6.500 agências de viagens multimarcas credenciadas em todo o Brasil e um canal de internet (www.cvc.com.br).

Fonte: Comunicação Corporativa CVC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.