Gazeta do Povo comemora 96 anos e inova com produtos e evolução do seu posicionamento

No dia em que completa 96 anos (3 de fevereiro), a Gazeta do Povo apresenta a evolução do seu posicionamento com uma nova campanha institucional. Com o mote “Isso também é Gazeta”, o veículo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) quer mostrar que é muito mais do que um jornal e que todo mundo lê a Gazeta do Povo, até mesmo quem diz que não a lê. A campanha pretende explicitar que muitos dos serviços desejados e adaptados às mudanças do setor de comunicação estão no portfólio, mas ainda não são percebidos pelos consumidores.

A nova campanha, assinada pela TheGetz, chega para apresentar os produtos e mostrar que iniciativas que vão além do jornal impresso e da notícia também fazem parte da Gazeta do Povo. De forma descontraída e bem humorada, oito filmes mostrarão que todo mundo lê a Gazeta do Povo, até mesmo quem diz que não a lê. O mote da campanha institucional “Isso também é Gazeta” será desdobrado para as microcampanhas de produtos específicos.

Outra novidade é a evolução do posicionamento da Gazeta do Povo "o tempo todo com você". Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta Jornais, explica que a mudança traduz uma abordagem mais íntima, personalizada e prestadora de serviços. Além disso, os ícones que representam as diferentes plataformas deixam de acompanhar a marca. “Hoje, a Gazeta do Povo representa a união entre informação e serviço. O jornal é muito mais do que se pensa. Por isso, associar conteúdo, serviço e experiência são fatores que farão a diferença daqui para frente”, destaca.

As peças da campanha publicitária mostram que entretenimento, conteúdo, aplicativo, eventos e serviços para facilitar a vida dos paranaenses são proporcionados pela Gazeta do Povo, considerada mais do que um jornal. “A Gazeta do Povo é uma ampla plataforma de comunicação, que inova constantemente para se manter atualizada e útil, atendendo as necessidades de seus leitores, independentemente da plataforma”, diz Axeu Beluca.

Reconstrução do posicionamento

Diante do novo cenário no setor de comunicação, do avanço das tecnologias e da mudança na forma de interagir e de se comunicar, as campanhas de posicionamento e de marketing da Gazeta do Povo vêm trabalhando a identificação, a atitude e o novo significado do produto para as pessoas. Segundo Axeu Beluca, no período entre 2005 e 2009 a ênfase foi dada para os atributos, destacando a qualidade do produto. Em 2010 e 2011 a estratégia de marketing foi construída para "estar ao lado", ou seja, deixar o produto próximo das pessoas, valorizando o envolvimento, as experiências, a emoção e a razão.

Já o objetivo de 2012 foi despertar atitudes e o engajamento das pessoas a partir de exemplos de cidadania. Desde o ano passado, as campanhas têm feito a "reconstrução" da Gazeta, reforçando seu conceito multiplataforma, unindo opinião, notícia e serviço que geram experiências aos leitores. “Sempre tivemos conexão com a informação. Por isso, todo esse trabalho tem o objetivo de posicionar a Gazeta do Povo como uma plataforma de comunicação com foco nas pessoas e nos seus interesses, ou seja, uma plataforma de encontro onde as pessoas têm acesso à informação relevante, compartilham ideias e serviços para facilitar o dia a dia de cada um”, explica o diretor de Marketing.

Inovar para se reinventar

Nos últimos anos, a Gazeta do Povo vem reforçando sua vocação como mídia multiplataforma, estando sempre ao lado do leitor, em versões impressas e digitais, ou seja, onde ele estiver, independentemente do local ou da plataforma. Para Ana Amélia Filizola, diretora da Unidade Jornais, o meio jornal se renova e assume papel de relevância ainda maior no ambiente da informação. No caso da Gazeta do Povo, sua capacidade de inovar e apresentar novas soluções ao mercado e aos seus leitores tem sido fator fundamental para manter um produto que completa 96 anos.

O ano de 2015 começou acelerado com o lançamento de novos produtos e projetos especiais da Gazeta do Povo. Ao longo do ano serão lançados novos títulos editoriais, cinco deles ligados ao Viver Bem, que teve sua logomarca e site reformulados. A primeira revista lançada no fim de janeiro foi a Viver Bem Saúde, que terá mais uma edição em maio. No fim de fevereiro circula a Viver Bem Maternidade e estreia a revista Viver Bem Casamento e Festas. Em março estão previstos os lançamentos da Viver Bem Mais, dedicada para a terceira idade, e da Viver Bem Filhos.

De acordo com Andrea Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo, serão 16 edições por ano, cerca de duas por mês. As revistas serão encartadas no jornal aos sábados. “Assim formarão, juntamente com o suplemento de domingo, um mix variado de leituras do jornal para o fim de semana. Mais do que trazer tendências e reportagens sobre o tema, as revistas Viver Bem serão um guia de serviços para facilitar o dia a dia dos leitores”, comenta.

Com o sucesso e consolidação da plataforma de gastronomia Bom Gourmet, a Gazeta do Povo lançará a plataforma Haus, com foco em arquitetura, decoração, design e jardinagem. A primeira revista circulará dia 26 de março junto ao jornal. A estreia da plataforma Luxo, que contará com revista, site, aplicativo e eventos, está prevista para 30 de abril, quando será lançada a primeira edição da revista.

Para completar o portfólio, dois novos títulos comerciais movimentarão diversos segmentos. O Enkontra.com Lançamentos Imobiliários é uma revista publicitária exclusiva para os lançamentos imobiliários e será lançada no dia 26 de fevereiro. O Enkontra.com Serviço em Casa seguirá o caminho do Guia Delivery, sendo direcionado para serviço que os leitores possam receber em casa.

Com este posicionamento de nicho, Marcus Yabe, coordenador de Negócios Digitais e Multiplataforma da Gazeta do Povo, explica que as publicações passam a ser referência nas áreas que atuam, não dispersando como outras revistas de atuação mais abrangente. “Estamos evoluindo no diálogo com o nosso leitor e público em geral, criando soluções digitais como o projeto sociabilização, além de diversos eventos que possibilitam trazer as pessoas para dentro da Gazeta do Povo. Isso passou a ficar mais intenso depois da criação da redação do Núcleo Estilo de Vida, uma redação com cozinha, estúdio, salas e espaços para eventos. E se tornará ainda mais forte com o lançamento do Estúdio Bom Gourmet | Pátio Batel, o primeiro estúdio gastronômico aberto para o público”, acrescenta.

A cada lançamento de produto e a cada reformulação de plataforma, Yabe reforça que “preparamos a Gazeta do Povo para ser líder no avanço de uma nova publicidade, criando formatos premiums que ajudam o anunciante a passar sua mensagem e com isso obter um melhor retorno”. Segundo ele, a Gazeta do Povo está com um time de analistas responsáveis por garantir o melhor mix de anunciantes com o intuito de melhorar ainda mais a prestação de serviço para o leitor.

FICHA TÉCNICA:

Título: Isso também é Gazeta

Cliente: Gazeta do Povo

Agência: TheGetz

Diretora de Criação: Paula Xisto

Redator: Giancarlo Zilli e Luiz Destri

Diretor de Arte: Martin Castro e Marcelo Pelica

Diretor de Atendimento: Carlos Addor

Atendimento Agência: FHC

Planejamento: Eduardo Lubiazi e Guilherme Krauss

Aprovação Cliente: Axeu Beluca, Favliano Nascimento e Ana Rezende

RTV: Alessandra Carvalho

Fotógrafo: Sergio Buss

Produtora: EasyFilmes

Áudio: U-Dog

Fonte: fernandam

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