Tecnologia de ponta é aliada do ensino em colégio curitibano

Novidades tecnológicas transformam a educação, facilitam o aprendizado e fazem com que os alunos ganhem mais interesse na hora de aprender um novo conteúdo. Um bom exemplo disso são as Apple TVs, aparelhos que estão instalados em todas as salas de aula do International School of Curitiba (ISC). Com este dispositivo, professores têm a possibilidade de reproduzir na lousa a tela de seus iPads, deixando a aula mais interativa e educativa.

Os alunos do Secondary já contavam com Apple TVs instaladas em suas salas. No ano passado foi a vez do Elementary receber os aparelhos. As salas do Early Childhood Center (ECC) também ganharam suas próprias Apple TVs. Para a diretora do Elementary, Margit Heinrichs, o uso do equipamento em sala proporciona uma série de vantagens no ensino. “Como o iPad é sem fio, o professor pode circular pela sala enquanto conduz a aula. Isso aumenta a participação dos alunos e seu engajamento, aprimorando as técnicas de ensino que nós já utilizamos”, afirma.

Projeto piloto

O uso das Apple TVs nas salas funcionou como um projeto piloto, pois esteve sob constante avaliação e monitoramento para que os recursos do equipamento fossem aproveitados da melhor maneira possível. Durante este período, os professores envolvidos no processo chegaram a uma série de conclusões importantes.

No 3.º ano, por exemplo, a professora Elizabeth Laidlaw utiliza o recurso para projetar os trabalhos feitos pelos alunos, pois o iPad proporciona uma visualização mais limpa e tem capacidade de dar zoom na imagem. A combinação com aplicativos que permitem escrever e desenhar nas imagens ajuda na hora de passar o conteúdo.

“Os alunos ficam ansiosos para compartilhar seus trabalhos na ‘tela grande’. E isso também acaba motivando eles a produzirem algo mais agradável e preciso”, diz a educadora, que também fez o download de aplicativos para usar na aula. Os apps Mad Libs, Grammaropolis, Third Grade Learning Games e Math Academy são alguns exemplos que tornam a lição mais interativa e divertida.

A professora do 1.º ano, Luciana Kuzma, também aprova o uso para projetar aplicativos do iPad no quadro. “Quando vou demonstrar como escrever uma letra na lousa, eu acabo ficando em frente aos alunos. Com os apps de escrita, eu posso fazer isso no iPad e não atrapalho a visão deles”, conta.

Os aplicativos fazem tanto sucesso entre os alunos, que os professores listaram os mais utilizados nas aulas para que os pais pudessem baixar também em casa. “Nós mandamos uma lista e o feedback das famílias foi bem positivo”, diz Luciana.

Aprimorando tarefas

Algumas atividades do dia a dia, que já eram feitas pelos professores e alunos, também puderam ser aprimoradas com a chegada dos aparelhos. Nas aulas de leitura do 3.º ano, por exemplo, os alunos têm a opção de levar seus iPads pessoais e acompanhar o texto com a professora. “Com a TV eu posso demonstrar como fazer anotações e destacar partes do texto nos eBooks. E também permite que os alunos compartilhem o que eles anotaram”, diz a professora Elizabeth.

O balanço, após seis meses de uso das Apple TVs combinadas com iPads, é positivo. “Ter o aparelho na minha sala de aula aprimorou drasticamente a maneira como eu ensino. Ter essa tecnologia é algo que anima os alunos e os faz ficarem engajados em atividades”, resume ela.

Sobre o International School of Curitiba Fundado em 1959, o International School of Curitiba (ISC) é o único colégio internacional do Paraná que oferece a combinação de diplomas Americano, Brasileiro e do Bacharelado Internacional. Através de seu programa verdadeiramente internacional, o ISC oferece aos seus alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio uma experiência educacional multicultural, proporcionada pelas mais de 25 diferentes nacionalidades representadas por sua comunidade. Para mais informações acesse www.iscbrazil.com ou entre em contato pelo telefone (41) 3525-7400.

Fonte: karin

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.