Empresa Familiar precisa de treinamento de gestão?

Basta dar uma olhada ao nosso redor. São vários livros, muitas palestras, muitos encontros e muitas entrevistas de vários especialistas falando sobre este tema: Treinamento em Gestão Organizacional. Obviamente este assunto é importante ou não teríamos tantos profissionais abordando o assunto – e com a empresa familiar como pano de fundo então, nem se fala…

Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério,  empresa associada à Fundação Dom Cabral,  explica que muito se fala desse tema, mas muitas empresas nem se preocupam com esta questão tanto quanto deveriam. “Treinar os líderes e gestores têm peso enorme no dia a dia da empresa familiar. Para que uma empresa tenha boa performance ela deve sempre estar preparada para identificar ameaças e oportunidades” explica Eduardo.

O especialista aponta que gestores bem preparados fazem com que a empresa “ganhe” ou “perca” o jogo, portanto desenvolver gestores através de treinamentos e programas de desenvolvimento é de fundamental importância.

Quando uma empresa familiar assume este tipo de treinamento, ela aprende de fato a lidar com várias questões e os ganhos são inúmeros “… principalmente porque há uma maior probabilidade da empresa se perpetuar”.

Setores que as empresas precisam buscar conhecimento
As empresas familiares possuem as suas expertises, mas nem sempre estão por dentro de temas gerais que norteiam as empresas de um modo geral. Como exemplo, podemos usar uma  empresa têxtil com cunho familiar que possui conhecimento em confecção de moda feminina (pela pormação de seus fundadores e tradição da família no setor), mas quem disse que eles estão preparados para enfrentar problemas como concorrência e questões sobre fluxo de caixa?  

As empresas familiares que conseguirem evoluir nesses aspectos passam a atuar de forma diferente com relação à família e aos negócios – e ganham em profissionalismo, força de mercado, longevidade e prosperidade.  

Eduardo Valério recomenda alguns programas voltados para a gestão geral com focos específicos em:
– Estratégia
– Finanças;
– Área comercial;
– Marketing

Foto: Pexels/Divulgação


Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton eBussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características. (imprensa@kakoi.com.br)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.