Vendas diretas atingem R$ 19,5 bilhões em volume de negócios no 1° semestre de 2015

O estudo de dimensionamento do mercado de venda direta, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), mostra que o setor registrou R$ 19,5 bilhões em volume de negócios no primeiro semestre de 2015 – crescimento de 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior – entre empresas associadas e não associadas à ABEVD. Ainda segundo o estudo, o número de revendedores diretos – profissionais autônomos atuantes – segue estável com, aproximadamente, 4,5 milhões de pessoas[RC1] .
Apesar do cenário econômico do país não estar nada favorável, o segmento de vendas diretas vem ganhando cada vez mais espaço e crescimento no mercado. Segundo dados da associação, quando comparado o desenvolvimento do 2° trimestre de 2015 com o mesmo período do ano anterior, é possível identificar um crescimento de 2,4% – maior que no primeiro trimestre do ano. Já quando analisamos o 1° trimestre, com o mesmo período de 2014, a queda foi de -1,0%. Para a ABEVD, a diversificação do segmento é fator principal para impulsionar o setor e torná-lo cada vez mais atrativo para pessoas com perfil empreendedor.
“O setor de vendas diretas possibilita que qualquer pessoa tenha a oportunidade de geração de renda, e isso faz com que haja esse crescimento, mesmo em momentos mais complicados na nossa economia”, salienta Roberta Kuruzu, diretora executiva da ABEVD.
Panorama Global 2014
Segundo levantamento da WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) realizado neste ano com dados de 2014, o Brasil está em 5° lugar no ranking, e faz parte do grupo de países que concentram 61% do faturamento setorial em vendas diretas. Entre os Top 5 estão: Estados Unidos, China, Japão, Coreia e Brasil.
Ainda segundo a pesquisa, só nos últimos quatro anos o segmento registrou um crescimento de 6,7%. O setor de cosméticos e higiene pessoal é o que mais impulsiona o mercado brasileiro, com 84,1% das vendas diretas no país, seguido de produtos para o bem-estar, com 6,7%, artigos para casa e produtos duráveis (4,1%) e roupas e acessórios (3,4%).
Além desses itens citados acima, artigos de moda, produtos de nutrição, livros, produtos de limpeza, linha pet, pacotes de viagem e cursos online são outros exemplos de categorias comercializadas pelas empresas do segmento.
Sobre a ABEVD
A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1980 com o objetivo de promover a e desenvolver as Vendas Diretas no Brasil. Com mais de 65 empresas associadas dos mais diversos setores, a ABEVD busca essencialmente a prática da relação saudável entre consumidores e revendedores e o oferecimento de produtos de alta qualidade por um preço competitivo e alinhado com as necessidades dos clientes. A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Todas as suas ações são apoiadas nos Códigos de Ética das Vendas Diretas e que contém disposições relacionadas à conduta das empresas nos relacionamentos com os vendedores diretos, assim como no relacionamento entre as próprias empresas e consumidores e visam contribuir para a promoção da concorrência leal, respeitando a livre iniciativa e melhorar a percepção da sociedade sobre a Venda Direta como sendo uma oportunidade de trabalho e geração de renda.
Os Códigos de Ética da ABEVD estão alinhados com o Código de Ética mundial adotado pela WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations, da qual é associada. Para mais informações acesse – www.abevd.org.br
<marcelavilla@gaspar.com.br>

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