Ciclistas descuidam da visão e segurança

Ciclistas
descuidam da visão e segurança
Óculos de segurança e
capacete  só são usados por 1% dos que
optam por bicicletas.
A atividade reduz o
risco de contrair catarata e degeneração macular. A falta de óculos elimina
este benefício.
O
Brasil é o quinto maior consumidor de bicicletas no mundo com uma frota de 61,3
milhões de unidades, segundo levantamento da Abraciclo, associação que
representa os fabricantes do setor.  Este
número pode  crescer ainda mais com a
multiplicação de ciclovias em todo o país. O levantamento também mostra que só
1% dos ciclistas usam óculos de segurança e capacete.
De
acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto,
a falta dos equipamentos de proteção aumentam o risco de doenças e ferimentos
oculares que podem causar danos irreparáveis à visão.

para se ter uma idéia, estudos internacionais comprovaram que atividades
físicas vigorosas reduzem o risco de contrair catarata e degeneração
macular,  doenças que representam as
maiores causas de perda da visão no mundo. O problema é que a falta de óculos
com filtro solar  elimina este benefício.
O
especialista que é perito em medicina do tráfego e membro da ABRAMET
(Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) também chama a atenção para as
falhas no planejamento das ciclovias. Isso porque, embora os atropelamentos
causados por ciclistas sejam poucos quando comparados aos provocados por motos
e carros, a falta de sinalização e outras deficiências, como por exemplo,  ciclovias dividindo o espaço das calçadas de
pedestres, pode aumentar o número de atropelamentos.
Os
principais benefícios dos óculos para ciclismo destacados pelo oftalmologista
são:
·        
Reduz  em  até
90% dos acidentes oculares durante o trajeto.
·        
Previne
doenças oculares que podem ser desencadeadas pelo efeito acumulativo do
sol:  ceratite (inflamação da córnea),
pterígio, catarata e degeneração macular.
·        
Diminui
o risco de lesões na superfície dos olhos e de descolamento da retina
decorrentes da penetração de corpo estranho e trauma nas quedas.
·        
Diminui
o ressecamento da lágrima que torna a visão embaçada.
·        
Evita
falhas na condução associadas ao desconforto visual.
Como
escolher os óculos
Queiroz
Neto afirma que as armações dos óculos para ciclistas devem proteger inclusive
as laterais dos olhos. As lentes mais adequadas são as de policarbonato,
material inquebrável que evita ferimentos oculares em caso de acidentes.
“Os ciclistas também devem estar atentos para que as lentes tenham 100% de
proteção UV (ultravioleta), independente da cor”, afirma. Outra
recomendação é manter o mesmo grau dos óculos de prescrição para quem tem
miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
A
cor das lentes pode melhorar o conforto e a visibilidade. As dicas do
médico  são:
·        
Verde – melhora a visão de contraste e
filtra um pouco da luz azul que também danifica os olhos.
·        
Âmbar ou marrom – ideal para míopes e hipermétropes
por melhorar a visão de contraste.
·        
Cinza – a mais adequada para quem tem
astigmatismo por reduzir o brilho e distorção de cores.

·        
Amarela – reduz o ofuscamento no entardecer,
melhora a visão de contraste à noite e a diminui durante o dia.

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