Curitiba e São Paulo receberam seminário internacional de educação

Evento trouxe especialistas em educação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), para troca de experiências com educadores brasileiros. Relatos via webconferêcia, com professores portugueses também serão realizados  
Com a crescente integração entre sala de aula e mundo virtual, educadores e instituições procuraram se aperfeiçoar a cada dia. Promover a troca de experiências sobre como as metodologias de ensino têm sido utilizadas, como livros digitais e portais complementam o saber dos alunos é fundamental.  Para essa troca de conhecimentos, a Editora Positivo trouxe neste mês, para o Brasil, o I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). O evento aconteceu em Curitiba, na Universidade Positivo, e na Faculdade Carlos Drummond de Andrade, Campus Tatuapé, em São Paulo, e contou com a presença dos professores portugueses João Filipe Matos e Neuza Sofia Guerreiro Pedro, especialistas em educação.
Com uma visão de trabalho interacionista, tanto a Editora Positivo como o Sistema Positivo de Ensino, para rede particular, e o Sistema de Ensino Aprende Brasil, criado para as escolas públicas, buscam incentivar o ser humano a aprender e ir além dos muros das escolas. Por isso, o seminário internacional, que pela primeira vez aconteceu fora da Europa e é vinculado ao TICEduca, realizado a cada dois anos pela IUEL e que terá sua próxima etapa em novembro de 2016, permitiu a educadores de todo o país apresentar e conhecer novas idéias que são utilizadas em Portugal. “Assim validamos as práticas que os professores aplicam em sala de aula, com diversas experiências. Os relatos foram presenciais e virtuais e aconteceram ao mesmo tempo, promovendo a rápida troca de conhecimento entre Brasil e Portugal”, explica Arilson Sartorelli Ribas, coordenador da área de ciências da natureza, do departamento editorial da Editora Positivo.
O evento aconteceu paralelamente ao III Seminário Nacional: Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula, também promovido pela Editora Positivo.
OS ESPECIALISTAS
João Filipe Matos é professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, universidade onde terminou o Doutoramento em 1991. Também atua como diretor do Programa de Doutoramento FCT ‘Technology Enhanced Learning and Societal Challenges’, do curso de Doutoramento TIC na Educação e dos Mestrados em e-Learning e Formação a Distância e Ensino da Informática. Coordena ainda, o Centro de Competência em Tecnologia e Inovação (C2TI) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, vocacionado para o apoio a iniciativas de escolas e professores no domínio das tecnologias digitais em colaboração com o Ministério da Educação.
Neuza Sofia Guerreiro Pedro é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e consultora na área do e-learning e Tecnologias educativas. Doutora em Educação na especialidade TIC e Educação pela Universidade de Lisboa (IEUL), tem mestrado em Psicologia da Educação e cursos de pós-graduação na área de ‘e-teaching’ pela Universidade de Adger-Noruega e ‘Online Assessment’ pela Universidade de Wisconsin-Stout nos Estados Unidos. Assume a coordenação do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais e é igualmente coordenadora do Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa.
SOBRE A EDITORA POSITIVO
Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e produz livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. É a editora a responsável pela edição e pela divulgação da família de dicionários Aurélio, o mais importante dicionário da língua portuguesa. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com o Sistema Positivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Na base de produção conta com um centro de pesquisas próprio no qual centenas de especialistas, das mais variadas áreas do conhecimento, prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e novos produtos.
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