Foz do Iguaçu vai à Guatemala para a promoção da Travel Mart Latin America 2016

Uma equipe de representantes de Foz do Iguaçu esteve na Guatemala para uma ação de promoção na Travel Mart Latin America 2015. O intuito foi promover a edição que irá acontecer pela segunda vez na cidade paranaense em 2016. No Destino Iguaçu a previsão é reunir cerca de 1.000 delegados entre fornecedores (suppliers) e compradores (buyers).

No ano que vem, a cidade espera receber representantes de empresas compradoras, operadores turísticos, provenientes de países europeus, Estados Unidos e Canadá, além de China, Austrália, Israel e Japão. E, também são esperados fornecedores – representantes de agências de turismo, hotéis e empresas aéreas, entre outros – da América Latina. A TMLA 2016 acontece de 12 a 14 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas & Convention, com o propósito de fazer negócios através da comercialização dos produtos turísticos da América Latina para o mundo.

Em 2004, quando Foz do Iguaçu sediou a 27ª edição da feira, havia certa desconfiança de operadores internacionais quanto à infraestrutura da cidade. A realização do evento permitiu que esses profissionais acompanhassem as mudanças estruturais feitas no Parque Nacional do Iguaçu, novos hotéis, bem como outros atrativos. O resultado foi percebido pelos empresários locais através da vinda de novos grupos e o aumento da permanência média de turistas estrangeiros.

Hoje, o Comitê Organizador Local, formado pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo – Comtur, e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu – Sindhotéis, pretende demonstrar a evolução do Destino nestes 11 anos. Novos atrativos para enriquecer a programação dos visitantes estrangeiros, novos hotéis e a renovação pela qual passou a hotelaria local, novos voos que facilitam a chegada destes turistas, permitindo a conexão de Foz do Iguaçu com novos destinos de relevância internacional. Além de permitir a esses profissionais a experiência de visitar as Cataratas do Iguaçu, agora como uma das Novas 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

Na Guatemala
Para garantir uma grande participação destes compradores e fornecedores, uma comitiva formada pelo coordenador do Comitê Organizador Local, Enio Eidt, o Secretário Municipal de Turismo, Paulo Tremarin, o presidente do Sindhoteis, Carlos Silva, o diretor comercial do Recanto Cataratas, Edilson Andrade, o assistente de Eventos, Eduardo Prinz, e o Gerente Executivo, Basileu Tavares, ambos do ICVB, esteve presente nesta edição de 2015, realizada na Cidade da Guatemala, convidando estes profissionais para que estejam em Foz do Iguaçu no próximo ano.

Para reforçar a importância da vinda destes profissionais ao Brasil, a ação contou ainda com o apoio da Embratur, a qual, junto ao Comitê Organizador Local, ofereceu um almoço aos participantes do evento, apresentando Foz do Iguaçu como sede da 40ª edição da feira. Já no evento, um estande do Destino Iguaçu foi utilizado para apresentar aos participantes informações, a infraestrutura e atrativos locais.

O coordenador do Comitê Organizador Local da TMLA, Enio Eidt, acredita que a participação cumpre não só o propósito de promover o evento, mas o Destino como um todo. Eidt lembra que na primeira vez que o evento foi realizado em Foz do Iguaçu, em 2004, foi importante para a inserção da cidade no catálogo de muitas operadoras de turismo internacionais. “Produtos que só eram comercializados para brasileiros, entre os quais hotéis e passeios, passaram a ser conhecidos por estrangeiros. Agora temos novos produtos, novos atrativos e a oportunidade de fazer mais e melhor.”

Fernando Martin, presidente do ICVB, faz uma análise do papel que TMLA teve para o Destino Iguaçu. “Recebíamos o turista estrangeiro apenas em visitas de curta duração, o chamado bate-volta. O visitante embarcava em São Paulo ou no Rio de Janeiro, passava o dia nas Cataratas do Iguaçu e em seguida partia para outros destinos do Brasil ou da América Latina.” Com a primeira edição do TMLA, “operadores estrangeiros conheceram em profundidade a região, o que se tornou um marco para o aumento da permanência do turista estrangeiro no Destino Iguaçu”.

O mercado internacional
Eidt acredita que o momento para Foz do Iguaçu é ainda mais favorável. “Com a desvalorização do real perante as outras moedas, é o momento de promovermos o Destino Iguaçu no mercado internacional, que certamente irá trazer um volume maior de visitantes. Começamos agora, já na Guatemala, mas em 2016, a TMLA será a oportunidade de apresentar a infraestrutura de Foz do Iguaçu e o que de melhor temos para oferecer aos visitantes. Queremos que os participantes saiam daqui com a imagem de uma região em constante aperfeiçoamento e pronta para receber mais turistas de todas as nacionalidades”.

Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, afirma que Destino Iguaçu quer se reforçar no mercado internacional mostrando competitividade e infraestrutura. “É um evento que vai colocar o Destino Iguaçu frente a frente com os principais playersdo mercado turístico internacional. Uma oportunidade rara para vender bem os nossos atrativos e os nossos serviços.”
 
Sistema TMLA
A TMLA foge do óbvio do mercado. É muito comum em feiras deste setor que os profissionais sejam convidados, com concessão de passagens para “engordar” a lista de participação no evento. Na TMLA, pela efetividade da feira e os bons resultados atingidos a cada edição, os profissionais vêm por conta própria, pelo seu foco exclusivamente de negócios, num modelo de reuniões pré-agendadas, de acordo com o interesse dos profissionais participantes.

E é nesse sistema que o Destino Iguaçu espera ampliar seu fluxo de turistas estrangeiros. Como não existe espaço entre as reuniões, estes profissionais serão convidados a visitar e conhecer os novos equipamentos e novos atrativos, podendo assim fazer sua própria avaliação. Para os organizadores locais, com essa forma de atuação a TMLA pode marcar mais uma vez o desenvolvimento turístico do Destino Iguaçu, com novos negócios e a ampliação do número de visitantes estrangeiros.

 imprensa@iguassu.com.br 


Edilson Andrade, Diretor Comercial do Recanto Cataratas; Carlos Silva, Presidente do Sindhoteis; Enio Eidt, Coordenador do Comitê Organizador Local; Basileu Tavares, Gerente Executivo do ICVB; Paulo Tremarin, Secretário Municipal de Turismo

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