Gazeta do Povo cria núcleo de Branded Content para atender novas demandas do mercado

Com o tempo escasso do consumidor, as marcas já perceberam a importância de ser relevante tanto no discurso como nas atitudes para conquistar a atenção do público. Com isso, o branded contentganha força neste mercado competitivo e passa a ser estratégico, sendo cada vez mais ligado ao entretenimento e ao storytelling. Atenta a esse novo cenário, a Gazeta do Povo inova mais uma vez e cria o núcleo GPBC – Gazeta do Povo Branded Content.
branded content é uma tendência mundial e no Brasil está ganhando destaque. O mercado já assimilou que para gerar engajamento do consumidor é preciso oferecer conteúdo atrativo e relevante. Marcas como Red Bull, Vivo e a prefeitura de Curitiba já utilizam essa linguagem para atrair seu público com conteúdo atraente. “A premissa é que o branded content não é publicidade, é uma comunicação de marca. Ele tem carga editorial e é promovido por uma marca. É preciso ter um equilíbrio muito grande entre os valores de marca com a linguagem editorial e que seja relevante para o público”, explica Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.
Segundo o BCMA (Branded Content Marketing Association), a tendência é que o branded contentpasse a fazer parte do coração da estratégia de marketing das marcas e demandar cada vez mais investimento. Um dos reflexos dessa mudança é o enfraquecimento do caráter invasivo da publicidade. O conteúdo de marca vai conviver com a publicidade tradicional e a previsão do Interactive Advertising Bureau (IAB) é de que em 2018 a publicidade nativa, ou seja, o conteúdo promovido, movimentará 21 bilhões de dólares.
Como o branded content envolve informação, cultura e entretenimento, marca, canais e negócios, grandes grupos de comunicação que possuem essas características em seu core business estão aparecendo como grandes players de branded content. No Brasil, começam a surgir as primeiras iniciativas. Um exemplo é a Gazeta do Povo, que já aplica com sucesso esses conceitos em alguns de seus produtos, como o Bom Gourmet, plataforma que possui o maior Prêmio de gastronomia do Sul do Brasil, que é realizado há seis anos. O Agronegócio também é uma frente que a cada ano ganha representatividade no mercado nacional pelo seu conhecimento técnico jornalístico e passou os últimos anos desenvolvendo estudos de como estender esta prática para seus clientes e anunciantes.
Atuação nacional
A Gazeta do Povo é um dos grupos pioneiros a investir em branded content com uma estrutura para atuar em âmbito nacional.  Ana Amélia Filizola, diretora da Unidade Gazeta do Povo Jornais, afirma que a Gazeta do Povo está em constante renovação para acompanhar esse mercado em transformação. “O que está ocorrendo é uma grande mudança na forma de as empresas se relacionarem e se comunicarem com o público. Por isso, estamos com o olhar muito a frente, pensando em inovações para transformar nosso jeito de se relacionar, entregar e atender nossos parceiros comerciais”, diz.
Hoje a Gazeta do Povo é uma grande plataforma de conteúdo, serviço e relacionamento, com foco em trazer mais relevância para o público que consome o seu conteúdo, seja na plataforma impressa, digital, mobile, vídeo, revista ou em evento. Isso mostra a capacidade da Gazeta do Povo em gerar conteúdo, obter relacionamento a partir de diversos canais próprios com hardnews e softnews, além de distribuir e produzir conteúdo em diversas linguagens, seja áudio, vídeo, online, off-line, jornal e revistas. “Com esse background, estamos lançando o GPBC – Gazeta do Povo Branded Content, que busca produzir conteúdos relevantes e gerar relacionamentos fortes para seus clientes. O núcleo já nasce com escritórios em São Paulo e Curitiba e conta com uma equipe experiente e com profissionais de peso”, conta Guilherme Krauss, head de Planejamento de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.
Além de Krauss, que é cofundador de “A Grande Escola” e foi sócio-diretor de planejamento da TheGetz, a equipe é formada por profissionais com experiências com marcas como TIM, Ambev, Volvo, Coca-Cola, Banco do Brasil, Prefeitura de CuritibaNa estrutura comercial, o executivo Milton Fabrício Pereira, com experiência de 18 anos no mercado de vendas de publicidade atua como gerente de vendas GPBC e Agronegócio no mercado nacional.
Entregas
O GPBC – Gazeta do Povo Branded Content chega ao mercado para prestar serviço de publicidade nativa, (conteúdos patrocinados por marcas, com linguagem editorial e publicadas nos seus veículos), produção de conteúdo (online e offline), produção audiovisual (webséries, vlogs), criação customizada (multiplataforma), produtos próprios e, em breve, aceleradora de projetos. Este ano, a atuação seguirá o modelo BETA, atendendo apenas clientes selecionados. Em 2016, segundo Krauss, o objetivo é se consolidar como um dos principais players do segmento no país.
Com a parceria da Unilever, o GPBC realizou para a Becel, uma ativação completa com objetivo de incentivar a redução de colesterol em Curitiba.  Além de uma série de anúncios especiais, foram realizadas ações semanais no Parque Barigui e Jardim Botânico, com serviços para medir a pressão e o nível de colesterol, além de orientações nutricionais e prática de exercícios físicos.  “Esta parceria com a Gazeta do Povo foi extremamente importante para o atual momento de Becel, que tem o compromisso de ajudar a população a reduzir o colesterol e manter um coração saudável. Unindo forças conseguimos levar nossas mensagens, ajudando cada vez mais pessoas a cuidar de seus corações”, diz Rafael Turziani, gerente da marca Becel.
 O diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais destaca que os projetos são 100% customizados. “A entrega é completa, ou seja, desenvolvemos o projeto desde o planejamento, a criação, passando pela produção e distribuição. Além disso, as soluções são replicáveis em âmbito nacional. Acreditamos que o GPBC representa uma possibilidade de novos caminhos e vai trazer a oportunidade de abertura de novos mercados”, diz Axeu Beluca.
Gazeta do Povo
A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 96 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.
fernandam@grpcom.com.br

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