Instituto TIM – em linha com sua missão de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação – firmou uma parceria essencial para desenvolvimento de projetos neste segmento no Brasil. Em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi lançado um edital para incentivo à pesquisa, que beneficiará projetos voltados para crianças de 4 a 10 anos. A verba disponível é de R$ 2,5 milhões.
“Estudos e pesquisas mostram que a divulgação e a interação com a ciência devem começar o mais cedo possível. Despertar o interesse das crianças pela inovação, sem dúvida, pode trazer resultados muito positivos para o desenvolvimento do país no longo prazo. O público-alvo do edital é uma faixa etária ainda pouco contemplada e estamos certos de que teremos um grande número de projetos inscritos”, destaca o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio.
A chamada pública vai selecionar propostas de atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos relacionados à LUZ, voltadas para um público de crianças entre 4 e 10 anos. Além da temática escolhida em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, outras iniciativas que promovam a divulgação científica para essa faixa etária também poderão ser inscritas.
“O ano de 2015 está sendo de muita contenção orçamentária e esse edital é realmente um marco para a divulgação da ciência no Brasil. Estamos abrindo um novo caminho”, afirma Douglas Falcão, diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Instituições de todo o país têm até o dia 19 de novembro para realizar a submissão de seu projeto por meio do Formulário de Propostas Online da Plataforma Carlos Chagas. Poderão participar instituições de ensino e/ou pesquisa sem fins lucrativos; institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos; empresas públicas que executem atividades de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação; e instituições sem fins lucrativos que promovam atividades de museus e exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares, relacionadas à ciência e tecnologia. O edital já foi publicado no Diário Oficial e está disponível emwww.institutotim.org.br (Iniciativas | Editais).
Sobre o Instituto TIM
Criado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Até o momento, em 2015, os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 130 mil pessoas em 237 municípios de todas as regiões do Brasil.
Marlise Groth Mem

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