Empresa paranaense revela segredo da longevidade

Se encontrar um casal que comemore bodas de ouro já é difícil, encontrar uma empresa que celebre a mesma data é mais complicado ainda. Em um cenário econômico nada favorável, a taxa de mortalidade das novas empresas, que já está em torno de 50% nos primeiros anos de fundação, tende a subir. Além disso, as companhias já estabelecidas têm um caminho ainda mais árido pela frente.

Diante dessa situação, histórias como a da A.Yoshii Engenharia, que completa 50 anos de fundação em 2015, se destacam no mercado como exemplos a serem seguidos e estudados. Com uma forte trajetória no interior do Paraná, a empresa mantém seu histórico de gestão cautelosa ao dar os primeiros passos em Curitiba. O primeiro empreendimento residencial, o Maison Heritage Ecoville, procura espaço no mercado de alto luxo da cidade e apresenta diferenciais para conquistar o público curitibano. “Nossa proposta é diferenciada e queremos criar um relacionamento de longo prazo na cidade. Prezamos pela qualidade desde o atendimento inicial no showroom até o a entrega do apartamento, geralmente antecipada”, conta o diretor de incorporação da A.Yoshii, Silvio Muraguchi.

Esse inclusive, é um dos “segredos” da empresa – cautela e qualidade. “Sempre estudamos o mercado e avançamos com cuidado para dar passos certeiros. Dessa forma, conseguimos sustentabilidade, o que é interessante do ponto de vista financeiro e de recursos humanos”, comenta Maraguchi. Focar em projetos de longo prazo, sempre com os pés no chão, também é uma das saídas para a atual crise econômica. “Nosso objetivo é estabelecer um relacionamento forte com a cidade e nos diferenciar da concorrência, com atendimento exclusivo, acabamento de alto padrão e prazos respeitados. A demanda do público pautará nossos avanços no mercado”, analisa o diretor.

Até agora foram investidos cerca de R$ 70 milhões em Curitiba, incluindo os terrenos e construção do showroom permanente, no Batel. Esta também é uma inovação e marca característica da empresa, um espaço de exposição permanente e dedicado para cada cidade onde atua: Arapongas, Maringá, Londrina e Curitiba. Em Londrina, existem dois espaços como esse, um no bairro Gleba Palhano e uma concept store no Shopping Catuaí – além de dois espaços dedicados à Yticon, marca que faz parte do grupo, focada no segmento de primeiro imóvel, incluindo “Minha Casa, Minha Vida”.

A construtora também realiza obras para terceiros, como usinas, fábricas, universidades e outros setores corporativos. Em cinco décadas, já atingiu a marca de mais de 2 milhões de metros quadrados construídos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

 

DNA A.Yoshii

“Obras são feitas com planejamento e capital humano”, destaca Leonardo Yoshii, vice-presidente do Grupo. Por isso, os empreendimentos da empresa são entregues com antecedência e realizados em canteiros de obra que prezam pela sustentabilidade – devido ao forte planejamento realizado durante a elaboração do projeto.

Outro fator determinante é a equipe 100% própria, que veste a camisa e materializa planos e sonhos. Em 2010, o time A.Yoshii era composto por 1.668 pessoas. Em 2014, essa marca chegou a cerca de 4.100 colaboradores. Com a ampliação para a capital, cerca de 430 pessoas devem completar o quadro.

O resultado dessas ações aparecem em forma de prêmios. Em outubro, o Grupo A.Yoshii foi eleito o terceiro melhor lugar para trabalhar no País, no segmento empresas de 3 a 7 mil funcionários, de acordo com o jornal Valor Econômico. “Nós crescemos junto com nossos funcionários e por isso conseguimos nos destacar. Investimos na capacitação das lideranças e na educação da equipe por meio de bolsas de estudo e outras ações que fazem com que várias gerações de uma mesma família atuem na A.Yoshii. E isso nos dá um imenso orgulho”, festeja Leonardo Yoshii.

 

Foco Social

A gestão dos projetos sociais realizados pela empresa ganharam corpo e vida própria com a criação do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, em 2006. Presidido por Kimiko, esposa de Atsushi, o instituto incentiva o voluntariado e o desenvolvimento de colaboradores e da comunidade, realizando a missão a que se propôs: agir na promoção da arte, cultura, geração de renda e meio ambiente.

A sede do Instituto, em Londrina, é onde acontece o atendimento ao público, oficinas de artesanato e aulas de inclusão digital, além da biblioteca. As exposições de arte e divulgação culturais acontecem no showroom do bairro Gleba Palhano.

O Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii deve ampliar sua atuação assim que as obras em Curitiba começarem efetivamente, em meados de 2016. “Mais do que construir lares, nós procuramos tocar as vidas de todos os envolvidos nesse processo e oferecer mudanças positivas para eles, sejam nossos colaboradores, clientes ou comunidade”, afirma a presidente do instituto, Kimiko Yoshii.

 

Sobre o Grupo A.Yoshii

A A.Yoshii Engenharia foi fundada há 50 anos pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana e transferiu sua sede para Londrina em 1979. No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global para clientes como Banco América do Sul, Casas Pernambucanas e Banco Itaú. Atingiu outras cidades do País, como Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Porto Alegre e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose.

Com inúmeros empreendimentos residenciais realizados nas principais cidades do Paraná, se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, foi criada a Yticon, marca do grupo que foca no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Em 2010 a A.Yoshii iniciou suas atividades em Maringá e, em 2015, em Curitiba.

Uma das características marcantes da empresa é atuar sempre com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings: em outubro de 2015 o Grupo A.Yoshii foi eleito o terceiro melhor em Gestão de Pessoas na categoria de 3 mil a 7 mil funcionários, de acordo com o jornal Valor Econômico. Em 2014 a construtora foi classificada entre as 150 melhores empresas para trabalhar, segundo a revista Você S/A.

 

Fotos:
1- Kimiko e Atsushi Yoshii em frente à nova sede da empresa, em Curitiba. 
2- O cônsul do Japão e sua esposa foram os primeiros a conhecer o apartamento decorado em Curitiba. 
3- Executivos da A.Yoshii e da Baggio Schiavon Arquitetura durante o lançamento do Maison Heritage Ecoville.
4- Família Yoshii está à frente do negócio que completa 50 anos em 2015.

(Créditos:  Naideron Quincozes Junior)

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.