8 dicas de Goleman para manter o foco

A palestra “Líderes focados: para onde direcionar sua própria atenção e de sua organização”, do psicólogo Daniel Goleman, marcou o primeiro dia da HSM ExpoManagement, em São Paulo (SP). Conhecido pelo lançamento do best-seller Inteligência Emocional, em meados dos anos 1990, Goleman falou sobre a sua nova obra – Foco, que mostra a importância da concentração num momento em que a tecnologia e o excesso de informação geram distrações o tempo todo.

Segundo Goleman, os líderes devem ser focados se quiserem que suas empresas sobrevivam e prosperem. “Aqui no Brasil, com a crise, o problema é ainda maior, já que estresse e incerteza são inimigos do foco”, revela. “Para obtermos sucesso, devemos ser gestores da nossa atenção e não vítimas da nossa falta de atenção”, ressalta.

O autor divide a concentração em três tipos de foco: o foco em nós mesmos (interno), o foco nas pessoas que convivem conosco (externo) e o foco no mundo a nossa volta (empático) – todos eles, segundo Goleman, são muito fáceis de perder. Para ele, o foco é o que diferencia um profissional de sucesso do mediano. “Um líder fora de sintonia com seu mundo interno será um desorientado; um líder cego para o mundo dos outros será um desinformado; os líderes indiferentes aos sistemas maiores dentro dos quais operam serão surpreendidos”.

Confundido muitas vezes com déficit de atenção, a falta de foco, na maioria das vezes, não necessita ser tratada com remédio. Existem outras maneiras de controlar a falta de foco e Goleman citou algumas:

Exercício de atenção – parar o que está fazendo e apenas prestar atenção na sua própria respiração por cinco minutos. Esvaziar a mente torna o cérebro mais eficiente.

Estabeleça prioridades – sabendo que não há como prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo, priorize o que é mais importante e deixe as tarefas secundárias para depois. Faça uma tarefa de cada vez.

Autoconhecimento – entender os seus pontos fortes e os que precisam melhorar torna-o mais capacitado para realizar o seu trabalho e transmitir confiança aos subordinados.

Concentre-se no positivo – mesmo em época de crise, concentrar-se no lado bom das coisas o deixa aberto a oportunidades e evita preocupações desnecessárias.

Empatia – entender como os outros estão se sentindo, ler as emoções alheias, melhora a comunicação efetiva entre as pessoas. O líder que se preocupa com o outro conquista melhores resultados da sua equipe.

Dormir bem ajuda na concentração.

Proíba interrupções – defina um período em que as interrupções sejam proibidas e concentre sua atenção no que realmente importa.

Trabalhe com o que gosta – profissionais que atuam em áreas de que gostam têm mais poder de foco. Eles tendem a buscar desafios e se concentrar neles.

Porém, se a falta de foco é um grande problema, o excesso dele também é. Nesse sentido, Goleman afirma que é preciso liberar o cérebro para fazer associações acidentais que levam a novas percepções. Segundo ele, quando estamos muito atentos, nos tornamos vítimas de uma visão restrita e da mente estreita. “O equilíbrio é muito importante”, finaliza.

O HSM ExpoManagement é o maior evento de gestão da América Latina, que acontece de 9 a 11 de novembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo (SP). Com 150 horas de conteúdo em mais de 120 sessões e 16 mil participantes, o evento traz ao Brasil pensadores de maior repercussão na atualidade, como Malcom Gladwell, Clayton Christensen, Dan Ariely, Daniel Goleman, Ellen Langer, Eric Ries, Marc Goodman, Paul Krugman e Abilio Diniz. No evento, a Posigraf convida os participantes a conhecerem o sistema de Geomarketing que vem utilizando como diferencial para empresas do varejo. A ferramenta auxilia a detectar nichos de mercado e pontos de presença e influência dos estabelecimentos – o que colabora para a definição de metas de vendas e a atratividade de consumo no varejo.


Sobre a Posigraf 
Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seuportfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos. 



Fonte: Central Press (www.centralpress.com.br)

Central Press

Daniel Goleman, psicólogo e autor do best-seller mundial Inteligência Emocional (Crédito: @_openspace_)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.