Academia Washington muda seu sistema de expansão e quer abrir 50 novas unidades até 2017

Enquanto a crise tem sido um empecilho para o crescimento de
diversos setores, para o Franchising é apenas um ano normal. O setor apresentou
um crescimento de 11,2% segundo divulgado pela Associação Brasileira de
Franchising (ABF). Este resultado positivo é do primeiro semestre de 2015 e é
uma comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,8 bilhões.
Já no 2º trimestre, o crescimento foi de 13,1%, com receita de R$ 32,5 bilhões.
Isso torna o setor de franchising cada vez mais forte e apto a receber
investimentos e uma grande oportunidade para empresas que buscam a expansão.
A Academia Washington, empresa com mais de 50 anos de história no
ensino qualificado de inglês, atuou com licenciamento de sua metodologia até
outubro deste ano. Com este modelo de expansão conquistou 70 unidades que
recebem mais de 6 mil alunos em cursos regulares de inglês. “O caminho até aqui
foi incrível, em apenas 3 anos alcançamos um resultado notável e ampliamos o
lucro da organização, porém, percebemos que era hora de uma mudança estratégica
e decidimos entrar no ramo de franchising.” Afirma o CEO da empresa, Siddhartha
Costa, 34 anos. “A alteração no modelo de expansão foi uma decisão pensada,
planejada e desenvolvida dentro do que acreditamos ser um novo formato de
franquias de idiomas. Criamos alguns programas exclusivos e estamos oferecendo
diversas vantagens para quem quer entrar no mundo do empreendedorismo
educacional ou para quem já está atuando e quer mudar de bandeira.” comenta
Siddhartha.
A mudança de modelo de expansão tem sido cada vez mais comum uma
vez que atuar no Franchising permite maior visibilidade, organização da rede e
lucros, tanto para o franqueadora quanto para o franqueado. Além disso, o lucro
no setor de franquias cresce anualmente o que atrai cada vez mais e mais
empresas para este modelo.
O licenciamento costuma ser mais barato, porém, existe diversas
vantagens em se obter uma franquia, como explica o consultor e mestrando em
Gestão Estratégica e Governança Corporativa na Universidade de Londrina Eduardo
Cotta “O grande diferencial da franquia é que o franqueado compra um negócio
formatado, pronto para lucrar. Já existe uma marca consolidada, já tem um
know-how de gestão, comercial e de metodologia, já tem fornecedores
cadastrados, projeto arquitetônico definido, enfim, dentro do sistema de
franchising o franqueado compra um modelo pronto e ganha o know-how, a
experiência, o treinamento, o padrão e a supervisão. É a opção certa para quem
quer empreender e aumentar as chances de sucesso”.
A Academia Washington Franchising chega ao mercado com três
modalidades de investimento que variam de acordo com a cidade escolhida para
implantação. Os valores para adquirir uma franquia da Academia Washington
variam de R$ 60 mil (unidades para cidades com até 50 mil habitantes) até R$
102 milpara cidades acima de 250 mil habitantes. O investimento já contempla
valor para reforma, taxa de franquia, enxoval inicial, ambientação e fachada. O
ponto de equilíbrio e o pay-back (retorno do investimento) são outras vantagens
apontadas pelo CEO como diferenciais atrativos no mercado de franquias de
idiomas. “Com 50 alunos matriculados o franqueado já obtém lucro. Em média
nossos franqueados tem lucro de 30% a 40% do faturamento. O pay-back para
unidades que tem 150 alunos matriculados ocorre em apenas 5 meses, ou seja, com
150 alunos matriculados, em 5 meses você já retorna o que investiu ao comprar
uma unidade da Academia Washington.” explica empolgado o CEO.
Quando se atua no ramo de franchising algo importante é a base de
conhecimento que será aplicada. Esta questão amplia sua importância quando o
assunto é educação. Franquias de Idiomas tendem a ter uma preocupação maior com
a questão metodologia, visto que em geral, seus franqueados são professores e
educadores. Para a educadora Nalini Indira, a questão metodologia é de extrema
importância. “Um bom mestre é aquele que consegue encontrar o método ideal para
transmitir conhecimento a seus alunos. Investir no método mais adequado para a
necessidade de cada pessoa é imprescindível, pois garante a qualidade do
ensino. Para uma empresa que atua na área de ensino de inglês, a metodologia é
base fundamental para o sucesso.”
O plano da Academia Washington Franchising é de conquistar 50
novas unidades e ampliar sua base de alunos para 15 mil até 2017. A empresa
cresceu em faturamento e número de alunos nos últimos 3 anos e agora busca
alcançar as grandes marcas concorrentes e usa o modelo de franchising como base
para isso.

Maiores informações: www.academiawashington.com.br

<djeisonmor@gmail.com>

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.