Grandes inovações surgem de adversidades, diz Gladwell

O jornalista canadense Malcom Gladwell abordou o tema do seu último best-seller, Davi e Golias, na palestra de abertura da HSM ExpoManagement, na segunda-feira, 09, em São Paulo (SP). Segundo Gladwell, as adversidades, fraquezas e deficiências podem ser excelentes empurrões para que pessoas, países e empresas sejam bem-sucedidos. “Foi o que aconteceu com o pastor Davi e o guerreiro Golias”, explicou. A inferioridade de Davi que o fez vencedor da luta”, lembrou.

Gladwell defende a ideia de que é bom ter problemas – e a palestra caiu como uma luva para os brasileiros, no atual momento econômico e social do país. “Quando temos menos recursos, somos mais criativos”, argumentou. “Quem não tem nada a perder, tem mais senso de urgência e capacidade de fazer acontecer”, disse o jornalista, citando Steve Jobs e a gigante Xerox, na década de 1960.

Ainda segundo o canadense, as transformações inovadoras acontecem mais rapidamente e com menor recursos que imaginamos. Para ele, pode-se inovar sem dinheiro, mas ninguém jamais vai inventar uma ideia inovadora sem atitude. Ele cita três atitudes essenciais para o sucesso: senso de urgência, imaginação para inventar um mundo novo e desagradabilidade. Segundo Gladwell, são três fatores muitomais fáceis de serem desenvolvidos para os que estão em posições desfavoráveis do que para os que estão no topo. “Os empreendedores geralmente são desagradáveis porque devem fazer algo diferente de tudo o que está sendo feito, sem ouvir o que os outros pensam sobre suas atitudes”, explicou.

O HSM ExpoManagement é o maior evento de gestão da América Latina, que acontece de 9 a 11 de novembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo (SP). Com 150 horas de conteúdo em mais de 120 sessões e 16 mil participantes, o evento traz ao Brasil pensadores de maior repercussão na atualidade, como Malcom Gladwell, Clayton Christensen, Dan Ariely, Daniel Goleman, Ellen Langer, Eric Ries, Marc Goodman, Paul Krugman e Abilio Diniz.

No evento, a Posigraf convida os 16 mil participantes a conhecerem o sistema de Geomarketing que vem utilizando como diferencial para empresas do varejo. A ferramenta auxilia a detectar nichos de mercado e pontos de presença e influência dos estabelecimentos – o que colabora para a definição de metas de vendas e a atratividade de consumo no varejo.

Sobre a Posigraf 
Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seuportfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos. 

Fonte: Central Press (www.centralpress.com.br)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.