Kharina completa 40 anos com novidades e fôlego para continuar crescendo

Na década de 1970, quando a moda era usar calças boca-de-sino dia e noite, boa parte da juventude brasileira era literalmente aficionada pelo cinema americano. Com Rachid Cury não era diferente. Fã declarado dos filmes hollywoodianos, Rachid tinha recém completado 24 anos em 1975 quando decidiu abrir um negócio inspirado nas lanchonetes drive-in que via nos filmes.

Foi assim, a partir de um sonho de cinema, que nasceu uma das mais tradicionais redes de restaurantes da capital paranaense, o Kharina. “Procurei um sócio que estava disposto a se arriscar e emprestei um terreno do meu pai, no Capanema”, relembra o fundador e proprietário. O local é o mesmo onde funciona, até hoje, o Kharina Jardim Botânico. O nome veio de uma lenda sobre uma jovem cozinheira que encanta ao rei do Oriente com sua receita de carne bovina moída, uma espécie de precurssora do hambúrguer.

Com o incentivo da família, que já tinha tradição nos negócios, Rachid Cury passou a investir e modernizar sua pequena lanchonete, abrindo uma segunda filial em 1981, no Batel. Lá surgiram os famosos Club Kharina, sanduíches abertos no prato conhecidos por praticamente todos os curitibanos. Ao longo desses 40 anos, o Kharina marcou a memória de muitas pessoas. “Já aconteceram vários pedidos de casamento, casais que se conheceram lanchando aqui, primeiros encontros, namorados que casaram e anos depois passaram a frequentar com os filhos… a lista de histórias em nossas lojas é enorme”, diverte-se Rachid.

Para ele, o segredo foi e continua sendo estar sempre atento às tendências. Desde 1980 frequenta a NRA Show, feira de alimentos e novidades do ramo gastronômico, realizada em Chicago. Foi lá que descobriu o Green Kitchen, conceito de cozinha ecologicamente correta no qual a rede Kharina é uma das referências nacionais e a única em Curitiba que possui o selo de qualidade.

Hoje, com quatro filiais em Curitiba e previsão de expansão, o Kharina detém uma posição privilegiada no mercado. Consolidade e modernizada, a rede recentemente migrou também para o conceito Casual Food, servindo pratos elaborados de combinações entre carnes, massas e molhos a preços acessíveis e ambiente casual. “Hoje vejo meu negócio como um legado de família, meus filhos e genro já participam ativamente e trazem a cada dia mais fôlego e renovação sem perdermos nossa tradição na cidade”, finaliza Rachid Cury.

<fernanda@socialideias.com.br>

 

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