Para Abilio Diniz, segredo do crescimento está na educação

“A única saída para a crise é a capacitação”. Com esse raciocínio central, Abilio Diniz falou sobre a economia brasileira, gestão e liderança, durante a HSM Expomanagement 2015, em São Paulo (SP). O criador do Grupo Pão de Açúcar ainda deu dicas de carreira e emocionou o público ao contar a história de vida. Presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro do Conselho de Administração do Carrefour Brasil, Diniz reforçou a importância de agir: “Inspiração sem transpiração não vale nada”.


Para ele, crise é sinônimo de oportunidade. Ele deu o exemplo das empresas das quais participa, mostrando os números da BRF, que cresceu 6% no mercado de tonelagem, e do Carrefour Brasil, que cresceu 7% em vendas – ambos nos nove primeiros meses de 2015. “Ou seja, é possível crescer na crise”, exemplificou. Outro exemplo de sucesso citado por ele foi o agronegócio brasileiro: “O nosso País tem a capacidade de alimentar o mundo. E nesse mercado estamos evoluindo, com qualidade. O Brasil vai superar a crise, porque somos muito melhores que os nossos governantes”, afirmou.


No entanto, ele lembrou da importância de aumentar a eficiência e a produtividade do mercado brasileiro. “A educação é essencial para virarmos esse jogo”, enfatizou. Diniz ainda deu dicas para a Gestão de Alta Performance:


1 – Tenha um propósito. 
2 – Estabeleça uma cultura. “Sou a favor da cultura baseada nas pessoas, pois as pessoas são os ativos mais importantes da empresa”, disse.
3 – Olhe para a gestão. 
4 – Foque em gente e processo. “Ponha as pessoas certas, nos lugares certos e elas decidem para onde a empresa vai”.
5 – Simplifique. “Reunião é um problema nas empresas – só se faz reunião quem não sabe o que fazer – quando se tem processos bem organizados, não precisa perder tempo com reuniões”.
6 – Assuma uma posição de liderança. 
7 – Exercite seus valores. 
8 – Seja um sonhador insatisfeito. “Pense alto e vá buscar a realização”.
9 – Tenha um propósito maior. “Olhe para a frente com otimismo”.
10 – Cometa erros novos, não os mesmos. 




CRISE 


Para falar sobre crise, Abilio Diniz deu o exemplo do ideograma chinês. De um lado, o perigo e de outro, a oportunidade. “Tenham esperança, pois, com certeza, vamos superar essa fase difícil. Já passamos por momentos bem piores. Como o país tem muitas reservas, dinheiro em caixa e potencial, vamos tirar de letra e serámuito rápido”, projetou.


Ele falou também sobre a importância do espírito de sobrevivência nos momentos de dificuldade, com atenção especial ao caixa da empresa: “Por mais complicado que esteja o momento, nunca deixe de cuidar da saúde financeira do seu negócio. Só assim você sairá da crise mais forte”.






CARREIRA 


Sobre a vidaprofissional, Abilio Diniz foi enfático: “Olhe no espelho e não pela janela. Não culpe os outros, mas veja onde você mesmo pode melhorar. Você não consegue mudar terceiros, você não controla os outros. Mas a si mesmo, sim”. Ou seja, segundo o empresário, a mudança começa dentro de cada um.


Segundo o empresário, para alcançar uma posição de liderança é preciso conhecer a si próprio, as deficiências, ter objetivos, conectar pessoas, estimular a colaboração, promover o empowerment, criar novos líderes e estabelecer um programa de meritocracia. “Aliás, uma empresa só funciona bem com meritocracia. Esse é o nome do jogo”, ressaltou.


De acordo com ele, valores como humildade (“estar disposto a aprender coisas novas e atender todo mundo”), determinação, garra, disciplina e equilíbrio emocional também são essenciais para atingir o sucesso – próprio e também do negócio administrado.


Diniz finalizou a palestra dizendo que a única forma de liderar é pelo exemplo e pela superação. E usou uma de suas frases mais famosas para ilustrar: “Uns sonham com o sucesso. Nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo”.


O HSM ExpoManagement é o maior evento de gestão da América Latina, que acontece de 9 a 11 de novembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo (SP). Com 150 horas de conteúdo em mais de 120 sessões e 16 mil participantes, o evento traz ao Brasil pensadores de maior repercussão na atualidade, como Malcom Gladwell, Clayton Christensen, Dan Ariely, Daniel Goleman, Ellen Langer, Eric Ries, Marc Goodman, Paul Krugman e Abilio Diniz. No evento, a Posigraf convida os participantes a conhecerem o sistema de Geomarketing que vem utilizando como diferencial para empresas do varejo. A ferramenta auxilia a detectar nichos de mercado e pontos de presença e influência dos estabelecimentos – o que colabora para a definição de metas de vendas e a atratividade de consumo no varejo.




Sobre a Posigraf 
Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seuportfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos. 

Fonte: Central Press (www.centralpress.com.br)



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.