Jogadores de futebol brasileiros tem uma formula vencedora nas mídias sociais

Um estudo de 3 meses que compara o perfil das medias sociais dos 10 maiores jogadores brasileiros com 10 principais  jogadores não brasileiros da Champions League, revela que os nacionais postam em media 49% a mais no Facebook  (88 posts comparados a 59 dos jogadores internacionais) e 13% a mais no Twitter (43 tweets comparados a 38).

Comparado as seus colegas internacionais, a exceção é Cristiano Ronaldo, jogadores brasileiros dedicam mais tempo ao seus fans nas redes sociais, consequentemente conseguindo um engajamento maior e construindo uma base mais leal de seguidores, mostra pesquisa da Socialbakers.

De fato, entre todos os jogadores analisados no Twitter e Facebook, os brasileiros ocupam quatro entre as cinco primeiras posições em termos de numero de atualizações compartilhadas, com Cristiano Ronaldo e Messi aparecendo entre os internacionais. O jogador mais “ativo” entre as redes sociais é Lucas Moura ( 151 atualizações no Facebook e 108 no Twitter).

Brasileiros tem maior numero de fans, a exceção de Messi e Cristiano Ronaldo

A pesquisa também mostrou que embora os jogadores internacionais tenham em media mais fans que os brasileiros, se descontarmos os seguidores de Cristiano Ronaldo e Messi (ambos com numero desproporcionalmente grande de fans nas redes sociais), os jogadores brasileiros tem em media mais fans que seus colegas internacionais.

Olhando especificamente para o Facebook, os jogadores brasileiros tem uma media 12,4 milhões de fans comparados com 32,8 milhões dos internacionais. No entanto, sem mais uma vez contar Cristiano Ronaldo (que sozinho tem 104 milhões de fans) e Messi (80,9 milhões de fans); a media de seguidores de jogadores internacionais cai para 12,3 milhões.

Desconsiderando o numero de fans em si, dados mais reveladores apontam que os jogadores brasileiros são mais engajados na interação com seus fans, novamente excluindo Cristiano Ronaldo, os dados mostram que os jogadores brasileiros são mais engajados.

A pesquisa também registra quantas interações por 1000 fans um jogador gera a partir de suas atualizações no período do estudo, medida que permite comparar engajamento através de paginas com audiências diferentes. Neste quesito, os jogadores brasileiros contabilizam uma media de 505 interações por “post” comparados a 550 dos internacionais. Mas, se novamente desconsideramos Cristiano Ronaldo (que tem media de 1439 interações por 1000 fans) , os jogadores internacionais tem uma media menor de apenas 423 interações .

Podem jogadores brasileiros entrar na lista das super estrelas das redes sociais como Ronaldo e Messi?

Se olharmos para a velocidade com que os jogadores atraem novos seguidores no Facebook, a resposta parece ser não. O auge alcançado por essas super estrelas do futebol torna bem difícil para um novo jogador chegar perto em numero de fans no Facebook.

O jogador brasileiro mais popular no facebook é Neymar, sendo que o numero de seguidores dele cresceu 168 mil por mês durante o período do estudo, sendo o sexto mais rápido da amostra entre todos jogadores. A questão é que entre os cinco jogadores acima dele (Ronaldo, Messi, Rodriguez, Suarez, Marcelo), novamente encontramos Cristiano Ronaldo e Messi, cujos seguidores cresceram espantosamente 1,3 milhões e 457 mil, respectivamente no mesmo período. De fato, outro jogador brasileiro, o Marcelo, demostra um crescimento mais rápido em seguidores, colocando-se um pouco acima de Neymar, com 186 mil por mês.

Uma estatística mais reveladora vem do Twitter, onde o estudo contou quantas pessoas mencionaram os jogadores em atualizações ocasionais (não inclui respostas nas atualizações que os jogadores postaram e, consequentemente, não afeta o numero de seguidores do jogador ja existentes nas redes sociais). Neste caso especifico, os dois mais populares jogadores foram Cristiano Ronaldo (mencionado 1,10 milhões de vezes) e Neymar ( mencionado 1,01 milhões de vezes)

O Vice-presidente da Socialbakers para America Latina Cesar Christoforidis comentou que : Enquanto algumas super estrelas ja consagradas como Ronaldo e Messi tem uma legião de seguidores nas redes sociais que colocam outros jogadores num patamar ínfimo, no geral os dados mostram claramente que os jogadores brasileiros tipicamente dedicam mais tempo para compartilhar conteúdo com seus fans com atualizações que promovem mais engajamento. Isso representa uma enorme oportunidade para as marcas que buscam uma celebridade para alavancar o alcance orgânico, atingindo audiências chaves.

“Também ficou claro que se olharmos os dados independentemente dos seguidores atuais, uma estrela como Neymar é tão falado quanto um megastar internacional como Cristiano Ronaldo. Os jogadores brasileiros claramente tem uma formula vencedora nas mídias sociais:”.

Informação sobre fontes da pesquisa:

O estudo da Socialbakers foi baseado em analise das interações de consumidores no Facebook e Twitter nos perfis dos 20 maiores jogadores brasileiros e internacionais que competem na Champions League, entre Agosto e Outubro de 2015.

Os jogadores brasileiros incluidos na pesquisa foram: Neymar (Barcelona), Dany Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), William (Chelsea), Diego Costa (Chelsea), Roberto Firmino (Liverpool), F. Coutinho (Liverpool), Felipe Luiz (Chelsea), Marquinhos (PSG), Lucas Moura (PSG).

Os internacionais foram:  Leonel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), James Rodrigues (Real Madrid), Luis Soares (Barcelona), Carlos Teves (Juventos),  Joe Heart (Man City), David Silva (Man City), Wayne Rooney (Manchester United), Alex Sanches (Arsenal), Angel Di Maria (PSG).

Sobre a SocialBakers

A Socialbakers é uma plataforma de analise de mídias sociais que permite as marcas medirem, comprarem e contrastarem o sucesso de suas campanhas de mídias sociais com inteligência competitiva.

A Socialbakers é a única plataforma analítica que fornece uma verdadeira visão global da industrial de benchmarks juntamente com categorização extensiva local das propriedades sociais das marcas. Socialbakers tem sido o desenvolvedor preferido de marketing do Facebook desde 2011. Para mais informações, visite www.socialbakers.com e siga @socialbakers.

 

elemar@sherlockcomms.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.