Primeiro Airbus A350 XWB da TAM chega ao Brasil

O primeiro A350 XWB das Américas, que pertence à TAM Linhas Aéreas, aterrissou no Brasil hoje de manhã (18). A aeronave partiu ontem (17) da sede da Airbus em Toulouse (França) e seguiu diretamente para o Brasil, pousando no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para ser nacionalizada. A previsão é que o avião chegue no aeroporto de São Paulo/Guarulhos em 19 de dezembro.
O A350 XWB, prefixo PR-XTA, vai realizar seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM). A rota inaugural servirá para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Em março, o A350 XWB começará a operar internacionalmente na rota São Paulo/Guarulhos – Miami (EUA). A partir de abril, o avião voará na São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha) e, no segundo semestre, entre São Paulo/Guarulhos e Orlando (EUA).
“Estamos muito felizes em celebrar o recebimento do primeiro A350 XWB das Américas. Sua chegada pioneira nas Américas reforça o nosso compromisso constante de manter uma das frotas mais jovens e inovadoras do mundo. Queremos oferecer cada vez mais conforto aos nossos passageiros, com aeronaves com a mais moderna tecnologia disponível na aviação, que são mais eficientes e com menor impacto ambiental”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM S.A.
A350 XWB da TAM tocou, pela primeira vez, o solo brasileiro em Belo Horizonte/Confins Crédito: Lucas Ulhôa – CNF ao vivo
A350 XWB na frota do Grupo LATAM
A TAM, membro do Grupo LATAM Airlines, é a quarta companhia aérea do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. A empresa já encomendou 27 aviões do modelo, em que foram investidos US$ 7 bilhões (referente ao preço de tabela das aeronaves), cujas entregas estão previstas para ocorrer até 2021. Em 2016, está prevista a entrega de seis aeronaves A350 XWB. Em setembro, o Grupo LATAM trocou seis aviões A350-900 por seis A350-1000, pela sua maior capacidade de transportar passageiros.
“Estamos sempre atentos ao cenário e ajustamos o nosso plano de renovação de frota para alocar aeronaves mais adequadas para cada mercado. O A350 XWB chega à nossa frota com a missão de ser um dos principais aviões a operar voos de longo curso, para os Estados Unidos e para a Europa. A combinação da sua fuselagem mais ampla, seus avançados materiais compostos e sua cabine diferenciada proporcionam uma experiência de viagem ainda mais agradável e uma operação mais eficiente”, revela José Zaidan Maluf, vice-presidente de Frota e Motores do Grupo LATAM Airlines.
A350 XWB em Toulouse com representantes do Grupo LATAM e da Airbus
Pioneirismo
Introduzir uma aeronave como o A350 XWB no mercado de aviação das Américas e, consequentemente, do Brasil trouxe desafios a mais para a TAM. “A ousadia está no nosso DNA. Conduzir a estreia do A350 XWB no Brasil demandou o trabalho de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente a esse projeto, além do apoio de todas as demais áreas que se dedicaram para estarem prontas a operar essa inovadora aeronave. Temos que agradecer o empenho de todos os funcionários da TAM e do Grupo LATAM, além das empresas e autoridades envolvidas nesse projeto”, revela Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.
O A350 XWB reúne o que existe de mais atual em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas, resultando em custos operacionais (incluindo consumo de combustível) 25% menores. Essa aeronave é produzida com mais de 70% de materiais compostos, titânio e ligas de alumínio, resultando em um avião mais leve, eficiente e resistente à corrosão e à fadiga. Sua fuselagem mais ampla possibilita uma experiência de viagem ainda mais confortável. O novo modelo de aeronave da TAM está configurado para atender os diferentes perfis de passageiros e terá 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business, que reclinam até 180 graus (full flat).
No A350 XWB, os passageiros desfrutarão de um voo ainda mais relaxante e sentirão menos cansaço, mesmo após longas viagens. O ar dentro da cabine é totalmente renovado a cada dois ou três minutos e mantido na temperatura ideal. Conceitos inovadores de iluminação auxiliam a reduzir o efeito do jet lag, com destaque para a sensação de qualidade e espaço da cabine em geral. Os clientes terão um ângulo de visão maior com janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão. O Airbus A350 XWB também emite até 25% menos gases que geram efeito estufa do que outros aviões utilizados pela indústria em voos de longo curso.
A partir da quarta aeronave, prevista para ser entregue em junho do ano que vem, haverá mais uma novidade: uma terceira classe de serviço Economy Plus, com mais espaço entre as poltronas. Serão 30 assentos na Premium Business, 63 na Economy Plus e 246 na Classe Econômica.
Relembre o passo a passo da montagem do primeiro A350 XWB da TAM acessando:www.tam.com.br/a350xwb e http://www.a350xwb.com/delivery/tam/.
<imprensa.tam@comuniquese2.com.br>
unnamed
A350 XWB decolando em Toulouse (França) 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.