Cartilha de Segurança ao Paciente é nova ferramenta utilizada por hospital de Curitiba

O Hospital VITA está adotando material produzido e recém-lançado pela Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados. Trata-se de uma Cartilha de Segurança do Paciente que tem como objetivo auxiliar as instituições de saúde a orientar os pacientes em relação ao processo de cuidado e seus riscos.

A cartilha é de fácil compreensão e reúne diferentes elementos que têm como finalidade contribuir para que o paciente conheça melhor a rotina de atendimento dos hospitais – como, a identificação do paciente, o quê fazer quando se agenda uma cirurgia, a necessidade de higienização das mãos, como proceder ao visitar pacientes internados, como se prevenir ou agir após quedas, como administrar seguramente os medicamentos, além dos direitos e deveres do paciente, entre outros passos básicos de cuidados que promovem a segurança e melhoram o resultado do tratamento.

De acordo com o coordenador do Escritório da Qualidade do Hospital VITA, em Curitiba, Alexandre Raicherth, a cartilha foi desenvolvida pelos Hospitais integrantes da Anahp, e deve ser implantada conforme as características de cada instituição. O material é uma apresentação voltada ao paciente e explica como ele pode contribuir com a segurança na assistência; explana que tais práticas de qualidade o VITA já adotava como rotina e a cartilha vem de encontro com a necessidade de tratar este tema de forma mais clara e lúdica aos pacientes. Além disso, reforça sobre direitos e deveres do paciente.

O corpo clínico do VITA está sendo informado sobre o material adotado por meio de comunicado interno. Já para os colaboradores do Hospital foram realizados treinamentos sobre a cartilha.

 

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

O Hospital VITA possui a certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

centralpress

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