Renault fecha 2015 com recorde em participação de mercado e importantes lançamentos

A Renault fechou o ano de 2015 com uma histórica participação de mercado de 7,3%, um crescimento de 0,2 ponto percentual em relação a 2014, enquanto os emplacamentos alcançaram 181.503 unidades.

O desempenho positivo foi alcançado graças à gama competitiva e renovada, além do lançamento de novos segmentos. Em março, a Renault lançou o Duster 2016 com evoluções no design, melhor acabamento interno e mais conectividade. Em agosto veio o Fluence GT Line, unindo visual esportivo, tecnologia, sofisticação e conforto. Em setembro chegou o hot hatch Sandero R.S. 2.0, o primeiro veículo R.S. fabricado fora da Europa; e também o Sandero GT Line, que une os atributos já tradicionais do Sandero com um visual esportivo.  Em novembro, a Renault inovou ao lançar a SUP (Sport Utility Pick-Up) Duster Oroch, que oferece a versatilidade de uma picape com o conforto e o espaço interno de um SUV. Ao todo, foram 29.511 emplacamentos dos cinco modelos em 2015.

Além de inaugurar uma categoria entre as picapes pequenas e grandes, a Duster Oroch encerrou 2015 como um dos modelos mais premiados da história da Renault no Brasil. Foram cinco importantes prêmios (“Picape do Ano”, da AutoEsporte; “10Best”, da  Car and Driver; “CAR Award”, da CAR Magazine; “Melhor Picape Pequena de 2015”, no L´Auto Preferita; e “Melhor Picape de 2015”, no Abiauto) e uma indicação como “Compra do Ano 2016”, da revista Motor Show.

O Sandero, por seu design marcante, espaço interno e conectividade, seguiu mais um ano entre os 10 modelos mais vendidos do país, com 78.178  unidades emplacadas. Completando o sucesso do time, a Master, reconhecida pela sua robustez, versatilidade e baixo consumo, foi o veículo mais vendido do seu segmento pelo segundo ano consecutivo, acumulando 8.321 emplacamentos.

RECONHECIMENTOS EM 2015
Além das premiações recebidas pela picape Duster Oroch, outros veículos da Renault também conquistaram o reconhecimento do mercado e obtiveram destaque da mídia especializada. O Duster Dynamique 1.6 foi eleito a “Melhor Compra” na categoria SUV’s até R$ 70 mil pela revista Quatro Rodas.

Na mesma edição, Clio e Sandero também foram premiados entre os modelos usados. O Sandero 1.0 16V Authentique 2010 foi eleito a melhor compra entre os hatches até R$ 18 mil e o Sandero 1.0 16V 2013, nas versões Authentique e Expression, venceu entre os modelos até R$ 27 mil. A revista ressaltou a baixa desvalorização, a robustez, o bom nível de equipamentos e o generoso espaço interno dos modelos.

A Car and Driver elegeu o Renault Logan 1.0 como a “Compra Certa de 2015” entre carros na faixa de R$ 35 mil a R$ 40 mil. De acordo com a reportagem, o sedã se valeu de características como acabamento equivalente ao de carros mais caros, generoso porta-malas (o maior da categoria), espaço interno de carro médio, pacote de peças com preço atraente e revisões com a vantagem de incluir o preço da mão de obra no valor final para levar o título.

O Sandero R.S. 2.0 ainda foi eleito o melhor carro de 2015 na categoria “Motor 1.8 a 2.0” no prêmio L’Auto Preferita, organizado por Claudio Carsughi – um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.

REDE COMERCIAL
Parte fundamental no plano estratégico de crescimento da Renault, em 2015 a rede de serviços da marca ganhou 11 novas lojas no país totalizando 297 pontos de vendas, alcançando 8 novas cidades e abrangendo 85% de cobertura do mercado nacional. Dos novos pontos, 7 são nas regiões Sul e Sudeste, 1 no Centro-Oeste e outros 3 nas regiões Norte e Nordeste. A rede de serviços registrou avanços importantes também com o Renault Minuto, que ganhou duas novas unidades em 2015 e fechou o ano com 18 pontos no total. O Renault Pro+, sistema de atendimento dirigido à frotistas e prestadores de serviços, encerrou 2015 com 62 unidades em operação, sendo 60 integradas às concessionárias e duas com atendimento dedicado – em Goiânia (GO) e Canoas (RS).
VEÍCULOS ZERO EMISSÕES
Até o final de 2015, a Renault comercializou mais de 80 unidades da sua gama Z.E. no Brasil, todas elas destinadas a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia. Isso faz da Renault a marca que mais vendeu carros elétricos nos últimos anos no Brasil. A Renault participa ainda de parcerias em projetos de mobilidade urbana como o Curitiba Ecoelétrico (10 veículos) e Brasília Ecomóvel (7 veículos), os quais visam avaliar as vantagens econômicas e ecológicas no uso dessa tecnologia em centros urbanos.

Ao final do ano foi liberada no Brasil a homologação do elétrico Twizy, graças à Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Resolução passou a enquadrar o Twizy como um quadriciclo, permitindo ao modelo circular apenas em vias urbanas. O Twizy leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. O motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 quilômetros.

Referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a Renault é a única fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: Zoe, Kangoo Z.E, Fluence Z.E e o próprio Twizy. A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo, com mais de 274 mil veículos vendidos.

MARCA CADA VEZ MAIS PRÓXIMA
O ano de 2015 foi marcado também por importantes ações de proximidade com a sociedade. A Renault foi classificada com o ISO 26000 – norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial -, que estabelece diretrizes sobre responsabilidade social empresarial com ênfase na contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Em julho, houve um novo aporte da Renault para a reforma do Teatro Guaíra, um dos símbolos da cidade de Curitiba. Em parceria com o Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Cultura, foram destinados mais R$ 1,5 milhão para a nova fase de reformas no chamado Centro Cultural Teatro Guaíra, conjunto de salas composto pelo Guairão, o Guairinha e o Miniauditório. Em São Paulo, destaque para o Teatro Renault, uma das mais importantes casas de teatro do Brasil (a Renault detém o naming rights do teatro desde 2011).

A Renault também se destacou em 2015 no relacionamento com clientes. Levantamento da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), apontou a Renault como a montadora com o melhor atendimento ao cliente no Brasil. A fabricante recebeu o título de “Destaque setorial do ranking Exame/IBRC de Atendimento ao Cliente 2015” por ter ficado em primeiro lugar entre todas as empresas do setor automotivo. A Renault ainda faturou o 16º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na categoria Automóveis, se destacando como a montadora com o melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil.

Em outubro, a Renault foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Trata-se de uma das mais importantes pesquisas de clima organizacional do País e cujo objetivo, segundo critérios da conceituada revista Você S/A, é valorizar as empresas que possuem os melhores índices de felicidade no trabalho, as práticas de gestão inovadoras e que contam com as políticas e práticas de RH mais consistentes.

INSTITUTO RENAULT
Em 2015, a Renault do Brasil e a Associação Borda Viva completaram 10 anos de uma parceria que já beneficiou mais de 50.000 pessoas no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nos arredores do Complexo Ayrton Senna. No momento em que essa parceria faz aniversário, o Instituto Renault (à frente no apoio aos projetos socioambientais da Renault desde 2010) e a Associação Borda Viva inauguraram a nova sede da entidade, uma área construída de 400 metros quadrados permitindo melhorar qualidade de atendimento e também ampliar os serviços à população. Os recursos aplicados na compra do terreno e construção da obra, da ordem de R$ 850 mil, representam contrapartidas decorrentes de financiamentos da Renault junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Em 2015 foi realizado o quarto Desafio Renault Experience, concurso acadêmico promovido pelo Instituto Renault que recebeu projetos de mais de 400 estudantes de todo o Brasil das áreas de Comunicação, Design, Engenharia e Negócios (Marketing, Administração e cursos afins). O objetivo desta edição foi estimular alunos de graduação a contribuírem com ideias criativas e inovadoras sobre projetos de educação para segurança no trânsito. Os primeiros colocados, por categoria, ganharam uma viagem para Paris com direito a uma visita ao Centro de Engenharia e Design da Renault.

Houve ainda um grande avanço do projeto “O Trânsito e Eu”, que já chegou a mais de 280 escolas e beneficiou cerca de 45 mil alunos. Voltado às crianças com idade entre 7 e 11 anos e com o objetivo de conscientizar os futuros motoristas para um trânsito mais humano e seguro, o projeto foi expandido em 2015 e estreou em cidades como Itu (SP), São Bernardo do Campo (SP), Curitiba e Pelotas (RS). O programa se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os realizados nas cidades de Maringá (PR), São José dos Campos (SP) e também no Casa Cor, em São Paulo.

<imprensa.renault@newsbr.info>

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