Agências de viagens online se aproximam de turistas e crescem no país

O surgimento das OTAs (agências de viagens online, em inglês) remodelou a forma de comprar passagens aéreas e reservar hotéis. A rapidez e a comodidade são alguns dos benefícios que explicam a popularização deste negócio. Porém, é a utilização de recursos tecnológicos que aproxima os turistas das empresas, o que ajuda o setor a crescer. O Hotel Urbano, uma das principais agências do país, utiliza este recurso há cinco anos com a All In, empresa especializada em marketing de relacionamento.

Uma pesquisa do eMarketer mostra que o mercado brasileiro de passagens aéreas pela Internet continuará aquecido nos próximos anos. Em 2015, as vendas relacionadas ao turismo online movimentaram US$ 12 bilhões. Até 2019, a expectativa é faturar US$ 17,64 bilhões no país. Parte deste desempenho é explicado pela utilização de soluções que realizam campanhas digitais personalizadas e condizentes com o perfil de cada  consumidor. Entre elas, o destaque vai para o e-mail marketing One to One, recurso que indica roteiros e conteúdos que realmente interessam para cada um dos usuários.

“O comportamento do nosso consumidor foi um grande direcionador dos caminhos que deveríamos seguir. Conhecê-lo e reagir ao que ele procura no momento certo, fez com que encontrássemos lacunas no mercado e nos nossos serviços, que se tornaram grandes oportunidades ao longo desses anos”, comenta José Eduardo Mendes, fundador do site de viagens Hotel Urbano.

Para atingir estes objetivos, o portal conta com o apoio da All In desde 2011, ano da fundação. A empresa realiza o disparo de campanhas individuais por meio dos dados comportamentais dos usuários coletados em sua navegação e, conta com um importante algoritmo na ferramenta, que processa informações no banco de dados e sugere ao cliente as ofertas com maior propensão de conversão. Com estes gatilhos, os profissionais podem preparar mensagens únicas sobre pacotes, roteiros e preços, levando em conta o que cada turista deseja e procura.

“Quem trabalha com turismo já percebeu que o e-mail marketing é um grande parceiro. Mais do que uma imagem bonita e um preço atraente, a agência consegue oferecer exatamente o pacote que o cliente deseja, o que aumenta a conversão em mais de 50% ”, comenta Welington Sousa, gerente de marketing da All In.

Um levantamento da Criteo, em parceria com a Phocuswright, exemplifica o poder do e-mail marketing. Mais da metade dos viajantes brasileiros em férias assina newsletters de agências e/ou companhias aéreas, enquanto 39% assinam boletins de hotéis.

“Por mais que a venda efetiva de pacotes online ainda não tenha atingido a expressividade das lojas físicas, a Internet segue como a maior fonte de busca de passagens e de comparação de preços de hotéis”, finaliza Sousa.

Como o e-mail marketing impulsionou o crescimento das agências de viagens online:

–  A mensagem oferece dicas úteis de viagens;

–  O e-mail pode conter vídeos que descrevem o destino preferido dos turistas;

–  É possível sondar os usuários para descobrir locais de interesse;

–  A integração da campanha com redes sociais traz relatos de pessoas que já viajaram com a empresa, aumentando a confiança e credibilidade.

Sobre a All In:

Fundada em 2006 e pertencente à Locaweb desde 2013, a All In é uma das principais empresas especializadas em e-mail marketing do Brasil, com mais de 800 clientes. Primeira companhia brasileira a criar o departamento de entregabilidade, é especialista neste segmento e oferece desde features básicas até as mais avançadas réguas de relacionamento e envios que utilizam a tecnologia do Behavioral Target. Atualmente, além de contar com sua equipe de profissionais especializados, a All In usufrui de toda a infraestrutura oferecida pela Locaweb, líder em hosting no Brasil, segundo a IDC. <natalialippo@comuniquese2.com.br>

 

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