Novo site da Gazeta do Povo melhora experiência do leitor na plataforma digital

Uma leitura mais agradável, com a valorização de imagens, destaque para área de opinião e dos principais temas do dia, além de novos formatos publicitários para tornar os anúncios mais ‘amigáveis’ são algumas das vantagens para os leitores da Gazeta do Povo, veículo que integra o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). O novo site, lançado no início do mês de abril, acompanha o posicionamento “o tempo todo com você”, melhorando a experiência do leitor no digital, seja desktop ou mobile.

Para Silvia Zanella, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Gazeta do Povo, o projeto de reformulação teve como premissa melhorar a experiência do usuário. “Investimos tempo e pesquisa para encontrar uma solução aderente às tendências do momento, pensando na usabilidade em todos os dispositivos”. Ela ainda destaca que novos elementos foram inseridos nas páginas de conteúdo para estimular a navegação e permanência do leitor no site. “A ideia foi transformar a página do conteúdo em micro home, ou seja, no final de cada matéria o usuário encontra área com as mais lidas da editoria, destaques da Gazeta do Povo e últimas notícias, favorecendo a continuidade da navegação”, diz Silvia.

O redesign do site inclui uma nova área multimídia, com galerias de fotos, vídeos ou infográficos. Houve ainda o reposicionamento no botão de compartilhamento, criação de duas áreas novas de recomendação de matéria com imagem – mais lidas da editoria e os destaques da home. “O novo layout traz na home a dinâmica do que está acontecendo no dia, a manchete está maior, tudo para trazer as informações mais relevantes para o leitor da melhor forma possível, num layout agradável e de fácil navegação”, reforça Leonardo Mendes Junior, diretor de Redação da Gazeta do Povo.

O leitor Fabiano Nichetti também aprovou o novo layout. “Pelo celular tive a impressão de estar navegando num aplicativo, achei bem intuitivo e harmonioso”, conta. Pelo computador, ele avalia a navegação de forma positiva. “Tive a impressão de entrar num portal de notícias mais elaborado, organizado e atraente, contendo mais imagens e menos textos na tela inicial”.

Além de atender a necessidade de tornar o site visualmente mais atraente, a reformulação também buscou melhorar a performance. Segundo o coordenador de Web Desenvolvimento, José Eduardo Siqueira, o carregamento on demand de imagens e de banner de acordo com a rolagem do usuário permite reduzir o consumo de dados dos usuários via mobile, otimizar o tempo de carregamento e consequentemente aumentar a relevância de indexação do site.

A mudança do layout do site veio em tempos de recorde de audiência da Gazeta do Povo. Em março, foram mais de 7,4 milhões de visitantes únicos, o que representa um crescimento de 71% em comparação ao mesmo período de 2015, segundo dados da comScore Digital Analytix. “Esse resultado é fruto de todas as iniciativas das diferentes áreas do jornal e mais uma vez atesta que nunca se leu, acessou, compartilhou tanto jornal como hoje. Os jornais estão à frente das mudanças do comportamento das pessoas e por meio dos diferentes devices levamos aos nossos leitores o melhor conteúdo e serviço”, explica Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.

 

Mais visibilidade

A publicidade também ganhou novos formatos no redesenho do site para atender à demanda do mercado por uma maior visibilidade das marcas de uma forma “amigável”. Todas as páginas passam a ter o banner Billboard – formato em 970×250 pixels. Segundo Karine Krenzinger Nascimento, coordenadora de Negócios Digitais, o formato é considerado uma tendência dos anunciantes e “rising star” no Interactive Advertising Bureau (IAB).

Nas matérias, o primeiro Arroba (Medium Retangle) ou Meia Página (Half Page), passam a ter posições Sticky, ou seja, eles ficam fixos na lateral direita enquanto o leitor rola a página, garantindo assim uma taxa de viewability muito mais alta. “A interatividade com o usuário e a usabilidade do site são pontos que merecem ser destacados com os novos formatos comerciais, que ganham visibilidade se comparados com os banners pequenos espalhados pelas páginas”, diz.

 

Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.