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TIM desenvolve soluções inéditas em mobile marketing

Porto Alegre, 30 de maio de 2016 – Rentabilização da base, mais conveniência para os clientes e expansão de parcerias com desenvolvedores e outras empresas do segmento de aplicativos. Esses são os principais objetivos das ferramentas de mobile marketing anunciadas hoje (30/05) pela TIM. São duas novas soluções – uma em parceria com a Gemalto (líder mundial em segurança digital) e outra fruto de um acordo com a inMobi (maior empresa de ad network do mundo) e Brightstar (líder mundial em distribuição, inovação e serviços diversificados para o mercado wireless) – que irão ampliar ainda mais a atuação da operadora em mobile marketing e permitir a promoção de aplicativos da TIM e de terceiros, além de abrir caminho para futuras parcerias com outros desenvolvedores.

 

TIM e Gemalto

A solução Mobile Application Push (MAP), desenvolvida em parceria com a Gemalto, é um canal inovador, que irá sugerir aos consumidores, através de mensagens interativas (smart messages) conteúdos da operadora e de parceiros para download nos smartphones. Além de receber sugestões mais assertivas, de acordo com o seu perfil, os clientes TIM contam ainda com outra vantagem: fazer o download de apps recomendados de maneira segura e sem consumir o pacote de dados contratado.

A ferramenta cria uma grande oportunidade para explorar novas fontes de receitas para o negócio da TIM, mirando a tendência de grandes investimentos em mídia digital provenientes de desenvolvedores de aplicativos, e-commerce e outros segmentos que já possuem ou planejam oferecer aplicativos para seus clientes. A isenção do tráfego, bem como a instalação em poucos cliques, favorece os anunciantes, que terão uma solução muito eficiente para promoverem seus apps, já que é simples e atrativa para os consumidores. A TIM está aberta a parcerias nesse segmento, diretamente com anunciantes ou com agências credenciadas.

“O mobile marketing tem um potencial muito grande no Brasil, mercado que possui um rico ecossistema de desenvolvedores de aplicativos e de anunciantes investindo em digital ainda pouco explorado pelas operadoras. O Mobile Application Push nos permite oferecer uma solução inovadora, que utiliza os ativos de telecomunicações de uma forma inteligente para criar uma experiência fácil e eficiente para promoção e instalação de aplicativos. Além de criar uma nova oportunidade de negócios, também permite oferecer mais conveniência para os consumidores, que poderão conhecer e baixar aplicativos de uma maneira simples, rápida e inovadora”, explica Flavio Lang, diretor de VAS e Handsets da TIM Brasil.

O MAP começou a ser embarcado em aparelhos Android vendidos pela TIM desde o final de 2015 e, atualmente, já está em cerca de 100 mil celulares na base da operadora. Esse número deve crescer significativamente em 2016, já que o Mobile Application Push vai embarcado em todos os novos smartphones distribuídos pela operadora, bem como em todas as atualizações de sistema operacional. A resposta dos clientes foi extremamente favorável em dois pilotos realizados, com taxa de aceitação superior a 20%. A solução não ocupa a memória e nem espaço na tela dos smartphones.

Através de uma campanha de Smart Message, o usuário recebe uma mensagem pop-up, onde é estimulado a baixar um novo aplicativo. Clicando no botão correspondente, o download é iniciado automaticamente, sem necessidade de redirecionar o usuário para qualquer loja de aplicativos e sem consumir do pacote de dados, melhorando a experiência e usabilidade de campanhas de estímulos de apps. Vale ressaltar que apenas os clientes que optam por receber mensagens publicitárias no telefone é que receberão campanhas nesse novo formato.

“A solução mobile app push da Gemalto transforma rapidamente qualquer dispositivo em um canal de mobile marketing para marcas fornecendo comprovante de downloads e relatórios de fácil entendimento, que rapidamente demonstram às exigências dos clientes no momento”, diz Rodrigo Serna, presidente para as Américas da Gemalto, “Esses tipos de relatórios estatísticos melhoram a inteligência dos negócios e o gerenciamento de ciclo de vida do usuário ajudando as operadoras móveis a fornecerem ofertas relevantes às necessidades dos clientes em última análise, melhorando o serviço e a satisfação”.

A parceria com a TIM, que envolve o desenvolvimento e inserção do aplicativo nos aparelhos da operadora, é inédita no Brasil e exclusiva por seis meses.

 

TIM Ofertas

Já a parceria com a inMobi e com a Brightstar resultou na criação do TIM Ofertas. Com a solução, a operadora lança uma nova proposta de mobile marketing, indo além da simples indicação de apps e serviços para os usuários. O formato de mídia trabalhado abrange vídeo, texto e outras aplicações diferenciadas e permite também ofertas de anunciantes parceiros diversos, como lojas de e-commerce, por exemplo.

“O TIM Ofertas inaugura um modelo diferenciado de mobile marketing, com a criação de opções de rich media nos smartphones, mais interativas e pouco intrusivas para os clientes que optarem por receber esses anúncios. Inova também ao trazer uma experiência de uso mais fácil e envolvente para conhecer novos aplicativos e ofertas, além de permitir o download de forma simples e rápida. Essa experiência traduz o posicionamento da TIM, que está buscando sempre ‘fazer diferente’ no mercado, ao mesmo tempo em que traz mais benefícios para os consumidores”, afirma Flavio Lang, diretor de Serviços Inovativos e Handsets da TIM Brasil.

O aplicativo, pré-embarcado em celulares da TIM com sistema Android, possui funcionalidades para deixar o cliente sempre atualizado sobre lançamentos de seu interesse. Os formatos permitirão incentivo ao download de apps – inclusive com recebimento de banner expansível na tela do aparelho possibilitando o download com um único clique – e publicidade em geral, com uma vitrine de aplicativos ofertados por notificações no aparelho.

A plataforma aproxima ainda mais anunciantes parceiros da TIM e novas empresas que tenham interesse em anunciar produtos com publicidade diferente da tradicionalmente vista pelo público. A operadora vislumbra, com isso, novas formas de captação de receita com publicidade.

“A parceria com a InMobi e a Brighstar leva de forma eficiente um novo inventário aos anunciantes, com a gestão das campanhas através de uma plataforma já consolidada e utilizada por todo o mercado publicitário para compra de mídia digital”, complementa Flavio Lang.

A venda de mídia será feita no formato programático, o que reforça a preocupação da TIM em estar alinhada com as tendências do mercado de Advertising. A parceria para a criação do modelo, que envolve o desenvolvimento e inserção do aplicativo nos aparelhos da operadora, é inédita no Brasil e exclusiva por um ano.

“Estamos animados em trabalhar com a TIM Brasil e com a Brightstar no lançamento do TIM Ofertas. Temos um foco constante em inovação e estamos confiantes de que esta parceria irá ajudar os usuários da TIM a ter uma experiência móvel de maior valor”, afirma Amit Gupta, co-fundador da InMobi.

 

Sobre a TIM

A TIM é a segunda maior operadora móvel do Brasil e tem como missão conectar e cuidar de cada cliente para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira, liderando diversos movimentos do mercado.

A companhia busca uma nova relação com o consumidor, trabalhando com base nos pilares de inovação, qualidade e experiência do usuário. Uma prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinado para a operação brasileira no triênio que vai até 2018, com foco, principalmente, em infraestrutura. A TIM é líder em cobertura 4G no Brasil, alcançando 60% da população urbana do país em 439 cidades.

A TIM é ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.

Para mais informações, acesse www.tim.com.brwww.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil.

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