Linha de Vinhos Club Des Sommeliers lança nova comunicação visual

O rótulo é uma das primeiras e principais ferramentas de auxílio na escolha do vinho. É o seu documento de identidade e está colado à garrafa justamente para informar ao consumidor as principais informações da bebida, como país produtor, vinícola, variedades de uvas, safra, teor alcoólico e volume. Por isso (e com o propósito de facilitar ainda mais a escolha dos consumidores ao melhor vinho para cada momento), a marca Club des Sommeliers reformulou sua identidade visual, trazendo elementos que a deixaram mais clássica e refinada. As mudanças estão sendo implementadas a partir deste ano em toda a linha, que inclui mais de 90 rótulos e uma extensa variedade de segmentos, desde espumantes e vinhos Reserva, até Porto e Gran Reserva.

Desenvolvidos pela agência Havas, a nova comunicação dos rótulos adota uma linha clássica, destacando a logomarca em dourado sobre uma faixa preta que estará presente na maior parte da linha, deixando a marca mais visível. O nome do país vem logo abaixo. Além disso, cada tipo de uva é caracterizada por uma cor e cada segmento (Varietal, Novo Mundo, Velho Mundo, Reserva e Gran Reserva) possui uma característica própria.  “Por meio da nova comunicação visual, valorizamos mensagens relevantes para o consumidor de vinhos, ajudando-o na escolha do melhor rótulo para um determinado momento, além de incentiva-lo a criar uma relação duradoura com a marca, mostrando a diversidade do nosso portfólio, e contribuindo para que os produtos sejam encontrados com facilidade nas lojas”, conta Rafael Berardi, Gerente de Marcas Exclusivas do GPA.

As mudanças foram feitas com base nos resultados de pesquisas realizadas com clientes e com os atendentes de vinhos das lojas Pão de Açúcar, que apontaram oportunidades de melhoria. Os novos rótulos contam também com uma insígnia com as iniciais da marca (“CDS”) lembrando os selos de cera usados antigamente. “A insígnia será a chancela da marca e estará presente em toda a linha, de forma mais discreta nos vinhos jovens e com modificações nos vinhos maduros, que passam por envelhecimento, a exemplo das linhas Reserva e Gran Reserva. São rótulos que vestem com sofisticação e elegância a maior marca de vinhos do Brasil”, explica Ana Paz, diretora de design da Havas.

Com mais de 90 rótulos em seu portfólio e 15 anos de existência, Club des Sommeliers é a maior marca de vinhos no Brasil e conta com uma seleção que passa por diversas uvas e regiões produtoras de todo o mundo e com a consultoria do enófilo Carlos Cabral, que visita pessoalmente cada vinícola e faz uma seleção das uvas e safras para compor a linha. Hoje, os rótulos da marca são provenientes de 11 diferentes nacionalidades e são encontrados exclusivamente nas lojas Extra e Pão de Açúcar.

Em 2015 a marca lançou um novo posicionamento e novos materiais de comunicação. “Nosso objetivo foi valorizar a amplitude de portfólio de Club des Sommeliers e o tom emocional da categoria de vinhos, uma vez que a bebida é associada a momentos de prazer e descontração. Esse sentimento foi traduzido no slogan ‘Crie seu momento. Nós temos o vinho’, que passou a assinar todo o material de comunicação da marca”, explica Berardi. Ano passado, a marca comercializou cerca de 2,5 milhões de garrafas, o que já mostra o bom resultado do novo posicionamento. Com a nova identidade visual, a expectativa é aumentar essas vendas em 10%.

O posicionamento democrático de Club des Sommeliers, com opções para todos os gostos e bolsos, inspira ainda a diferentes formas de consumir o vinho, contribuindo para o aumento do consumo da bebida no país. Não à toa, a marca possui desde frisantes e vinhos jovens, que custam em média R$ 20, até uma linha Gran Reserva, com preço em torno de R$ 89.

A marca é composta por quatro grandes grupos de vinhos:

Vinhos jovens

Os vinhos jovens não passam pela maturação em barris carvalho, por isso trazem toda personalidade de seu distinto varietal e do terroir que lhe deu origem. A marca Club des Sommeliers tem uma extensa linha de vinhos jovens, de diferentes nacionalidades e uvas.

Reserva e Gran Reserva

Permanecem em tonéis de carvalho de 6 meses a 3 anos, no caso de um Gran Reserva. Depois desse estagio em madeira alguns ainda  passam por um período de envelhecimento na própria garrafa. A linha Club des Sommeliers tem rótulos Gran Reserva do Chile e da Argentina e Reserva do Chile, da Argentina e do Brasil.

Espumante

Vinho com um nível significativo de CO2, resultado da fermentação natural, seja ela dentro da garrafa (método champenoise) ou fora dela (método charmat). Quanto servido, o CO2 libera borbulhas características do espumante, conhecidas como perlage. A linha de espumantes Club des Sommeliers tem 4 variedades: brut, demisec, moscatel e rosé.

Porto

Vinhos produzidos a partir de uvas da  região do Douro, Portugal. O que o diferencia é o fato da fermentação não ser completa, sendo interrompida na fase inicial. Assim, o  açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool e o vinho fica doce e com um grau alcoólico maior. Club des Sommeliers tem duas variedades, o Ruby e Tawny. O Ruby possui aroma intenso de frutos maduros, é mais jovem. Já o Tawny é mais envelhecido, passando de 2 a 3 anos em balseiros e por esse motivo possui uma cor mais clara com uma graduação alcóolica maior (19º a 22º). Harmonizam perfeitamente com sobremesas.

Sobre o Club Des Sommeliers

Os vinhos são selecionados por um time de especialistas liderado por Carlos Cabral, um dos maiores enófilos do Brasil. É a maior marca de vinhos no Brasil em número de rótulos, com mais de 90 rótulos de 11 nacionalidades.

 Os vinhos Club des Sommeliers são premiados nos mais importantes concursos, entre eles: VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil – 2014 Ouro – Merlot Reserva Nacional e Monbazillac Francês Prata – Porto Ruby Português e Sauvignon Blanc Neozelandês; Concurso C’Dor do Chile – 2014 Ouro – Gran Reserva Carménère Prata- Chardonnay, Reserva Riesling e Gran Reserva Shiraz; International Wine Challenge – 2014 Bronze – Espumante Brut Rosé Champenois

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