desCompanhia de dança promove Mostra Sul – diálogos dançantes

A desCompanhia de dança promove, durante os meses de agosto e setembro, a Mostra Sul – diálogos dançantes, que traz a Curitiba um recorte da produção de dança contemporânea na região Sul.  Além da apresentação de oito peças de dança, haverão diversas oficinas, a fim de incentivar a troca e diálogo entre artistas e público. Toda a programação é gratuita.

Artistas da dança de Santa Catarina, Curitiba e Rio Grande do Sul,  se apresentam em diversos espaços da cidade, revelando um panorama diversificado da dança contemporânea produzida recentemente, articulados aos espetáculos que a desCompanhia criou nos últimos anos, que serão revisitados especialmente para a Mostra.

Para Cintia Napoli, diretora da companhia, a ideia é “investir em espaços de aproximação, comunicação e mapeamento, além de  mobilizar a classe artística da dança no Sul do Brasil e seu público, e fortalecer os vínculos criados e a continuar a cria-los”.

A abertura da Mostra acontece na Casa Hoffmann, com um espaço de convivência, que integra o Café com Dança, e um novo olhar sobre a criação de INPUT, da desCompanhia, com a participação dos bailarinos convidados: Renata Roel (PR), Airton Rodrigues (PR) e Patricia Machado (PR). Já o Teatro Cleon Jacques recebe as criações da desCompanhia de dança (PR), das bailarinas criadoras Elke Siedler (SC), Isabela  Schwab (PR), do grupo LAUT! (SC) e da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul (RS), as últimas duas inéditas no Paraná. No vão do Museu Oscar Niemeyer acontecem as apresentações das peças Descobrindo Plaftpet, espetáculo infantil, e Feche os Olhos para Olhar, ambas da desCompanhia de dança.

Confira a programação completa:

INPUT – desCompanhia de dança com a participação de Airton Rodrigues, Patricia Machado e Renata Roel (PR)

Em cena, quatro bailarinos jogam o jogo da memória: enquanto jogam, criam uma coreografia que deve ser memorizada e replicada. Como questão, além da construção do jogo (em pedaços), a construção da memória de cada um (artista e receptor).

ATÉ QUANTO? de Isabela Schwab (PR)

O trabalho propõe apresentar o corpo como um campo de batalhas. Questões sobre força e resistência permeiam a dramaturgia na tentativa de discutir – Até quanto o corpo aguenta seus desejos de potência? Até onde vai a vontade de ultrapassar suas fragilidades? Um encontro de dor e prazer, vontade e alcance, recuo e ataque. Um atrito, um conflito movido pelo desejo de se atravessar.

REC(L)USADX de Elke Siedler (SC)

Rec(L)usadx é um solo de dança contemporânea que nasceu da investigação poética sobre um mundo que é atravessado por relações afetivas interrompidas, pois foram tecidas na superficialidade. É a dança do fracasso dos planos, do corpo reclusado em um turbilhão de pensamentos, recusado pela longa durabilidade, mas nunca recuado das relações: o movimento é gerador de história e futuro.

DESCOBRINDO PLAFTPET da desCompanhia de Dança (PR)

A peça traz à tona a importância do brincar, do criar e recriar a partir de simples objetos, como garrafas pet.

Neste momento em que a tecnologia vem gradualmente ocupando o lugar das brincadeiras é essencial apresentar um universo lúdico para as crianças através da dança.

[BLIND]AGEM de grupo LAUT (SC)

A peça parte da pesquisa realizada ao longo de um ano pelo grupo LAUT, de Florianópolis, surge do interesse em entender os estágios corporais dos bailarinos na ausência da visão. Mais do que isso, no entanto, o grupo busca sensibilizar o olhar do público para além do que (não) se vê.

FECHE OS OLHOS PARA OLHAR da desCompanhia de dança (PR)

A peça convida o público a uma experiência de “descondicionamento do olhar”, conduzindo seus olhares para pontos inusitados e para novas possibilidades de se relacionar com o espaço e os corpos em movimento.

LACUNA da Cia. Municipal de Caxias do Sul (RS)

Peter Lavratti (POA)

Lacuna procura desenhar cenicamente uma crítica bem humorada sobre as relações de uso e consumo entre o ser humano e as tecnologias de smartphones.

Propondo uma reflexão sobre a questão e não uma apologia contra a tecnologia, qual seria a medida?

Em tempos onde nos sentimos cada vez mais conectados, que conexões estamos perdendo quando mergulhados na micro tela da palma da mão?

Vivemos em uma grande lacuna?

IN REAL – ACONTECIMENTOS POÉTICOS da desCompanhia de Dança (PR)

Na peça, os bailarinos criadores subvertem a noção prático-utilitária do espaço e das coisas/objetos, oferecendo ao público uma percepção extra cotidiana da realidade, um novo ambiente de apreciação estética.

 

SERVIÇO

MOSTRA SUL diálogos dançantes

04/08 – Café com dança + Input

desCompanhia dança com Airton Rodrigues, Patricia Machado e Renata Roel (PR)

Local: Casa Hoffmann – 19h30

05, 06 e 07/08 – Até quanto? de Isabela Schwab (PR) e

Rec(L)usadx de Elke Siedler (SC)

Local: Teatro Cleon Jacques – sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

06/08 – Oficina com Isabela Schwab (PR)

Local: Teatro Cleon Jacques – das 14h às 18h

20 e 21/08 – Descobrindo Plaftpet da desCompanhia de dança (PR)

Local: Museu Oscar Niemeyer (vão do Museu) – 16h

26, 27 e 28/08 – [BLIND]AGEM do Grupo LAUT! (SC)

Local: Teatro Cleon Jacques – sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

27/08 – Oficina com Grupo LAUT! (SC)

Local: Teatro Cleon Jacques – das 14h às 18h

28/08 – Feche os olhos para olhar da desCompanhia de dança (PR)

Local: Museu Oscar Niemeyer (vão do Museu) – 15h e 17h

02, 03 e 04/09 –  Lacuna da Cia. Municipal de Caxias do Sul (RS)

Local: Teatro Cleon Jacques – sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

02 e 03/09 – IN-REAL acontecimentos poéticos da desCompanhia de dança (PR)

Local: Teatro Cleon Jacques – sexta e sábado às 19h

03/09 – Oficina com Cia. Municipal de Caxias do Sul (RS)

Local: Teatro Cleon Jacques – das 14h às 18h

TODAS AS AÇÕES SÃO GRATUITAS!

INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS ATRAVÉS DO SITE descompanhia.blogspot.com

Acompanhe a programação completa pelo site: descompanhia.blogspot.com e pelo facebook.com/descompanhia

c2634c2c-d660-469c-8d86-94a4f581c8f3 7df99e67-6ab6-4cc8-87a2-385346af44af 5f89c22b-5d61-425c-a1ab-4c3a048a80bf 5d097c89-58c5-4d11-b934-562190e3bf36

Fernando de Proença

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.