Londrina Norte Shopping é pioneiro em projeto para capacitação de lojistas

Programa em parceria com o Sebrae tem o objetivo de impulsionar o faturamento das operações do Shopping

O Londrina Norte Shopping realiza um projeto em parceria com o Sebrae voltado à capacitação dos lojistas e com foco no aumento do faturamento, por meio de capacitação e reciclagem de técnicas de vendas. O programa – “Inova Shopping” – é pioneiro no norte do Paraná e tem melhorado a performance de operações. São realizados sistematicamente workshops, palestras e consultorias para acompanhamento individual.

Em 2016, 28 empresas do Londrina Norte, de diversos segmentos, aderiram ao projeto. No ano passado, foram 10 operações. Rubens Negrão, consultor do Sebrae – Londrina, afirma que são palpáveis as melhorias das lojas que passaram pelo acompanhamento.

“Os lojistas passam a ter mais engajamento com ações do shopping, aguçam a percepção de seu público alvo, ajustando sua comunicação com os clientes, melhoram o aproveitamento de vitrines, trabalhando com exposição estratégica, aplicam indicadores cruciais para o varejo e desenvolvem seus conhecimentos de tendências. Esse conjunto gera melhores vendas e maior faturamento, consequentemente”, pontua Rubens.

Durante cerca de seis meses, as empresas são analisadas por consultores do Sebrae de diversas  maneiras, começando pela prática do “cliente oculto”. Nessa etapa, por meio de simulações, profissionais avaliam pontos decisivos para o bom desempenho de uma loja, como cordialidade com os consumidores, conhecimento técnico dos produtos, poder de persuasão, até o fechamento da venda.

Além da fase do “cliente oculto”, são realizados workshops e palestras sobre temas ligados ao varejo, como: posicionamento e mix de produtos, importância das mídias sociais, técnicas e ferramentas de vendas, vitrinismo e comportamento do consumidor. O programa é finalizado com as consultorias individuais, e é nesse momento que o lojista desenha – junto com o consultor – um plano de ação, com prazos e metas que auxiliarão a operação no cumprimento das novas práticas.

Novas práticas

A Victoranna é uma das operações participantes do projeto. De acordo com a supervisora Isabele de Almeida, os resultados positivos da consultoria já são nítidos e refletem no faturamento da empresa. “Temos melhorado muito nosso atendimento e entendido a importância de alguns pontos necessários para sairmos na frente da concorrência”, afirma Isabele.

O restaurante Yakisushi já concluiu sua participação e avaliou a experiência como muito relevante. O gerente Ludger Kawakami afirma que o restaurante conseguiu absorver as informações e tem colocado em prática o que foi transmitido nos workshops e palestras. “Tivemos aumento no faturamento e apreciamos muito a iniciativa do Shopping de promover projetos como esse. É importante para abrir a mente, mostrar alternativas e dar mais ânimo ao lojista”, opina.

A superintendente do Londrina Norte Shopping, Fernanda Pires, destaca a importância dos processos de capacitação e do treinamento permanente de pessoas para a gestão eficiente do varejo. “O Inova Shopping tem agregado muito ao negócio dos nossos lojistas. O apoio dos consultores externos tem feito a diferença na melhoria das operações, e o feedback deles é muito positivo”.

O projeto Inova Shopping é exclusivo, uma iniciativa do Londrina Norte Shopping administrado pela BRMalls.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.