PMEs do Paraná utilizam aplicativo que permite cliente saber localização do técnico de serviço externo

O Field Control é uma nova ferramenta de gestão de equipes para micro e pequenas empresas que atuam externamente com prestação de serviços, que auxilia desde o gestor até o cliente final. Recém-lançado no mercado, o aplicativo permite que o gestor tenha visibilidade dos técnicos e das atividades em tempo real e possa redirecionar para novas visitas, a partir de novos chamados. Essa funcionalidade realizada automaticamente pelo sistema permite que a rota de deslocamento seja calculada da forma ágil, o que proporciona economia de tempo e gastos com transporte, como combustível. Para o cliente que solicita algum serviço doméstico ou empresarial, poderá acompanhar o trajeto do técnico, por meio de um link enviado por e-mail, evita ansiedade e também chamadas telefônicas para a central de atendimento. 

 “O aplicativo surgiu de uma necessidade de um parente de um dos fundadores que possui uma empresa de tecnologia. Ao procurar no mercado uma solução para gerenciar a equipe, foi observado que nenhuma possuía uma forma de facilitar o planejamento das atividades. Hoje, o aplicativo é indicado para empresas que prestam serviços de instalação e/ou manutenção constante como ar-condicionado, telefonia/tv a cabo, assistência para automóveis ou residências, manutenção/instalação de eletrodomésticos, entre outros, ao custo de R$ 30 por técnico, com teste grátis”, explica Eduardo Luiz Santos, um dos fundadores do Field Control. 

A equipe de fundadores levou três meses para elaborar uma versão inicial, que a partir de é aperfeiçoada constantemente de acordo com as novas necessidades dos usuários. O aplicativo conta com um sistema web para o gestor e um aplicativo instalado no smartphone do técnico. Os dois módulos trabalham de forma integrada.  Além disso, o gestor pode se informar e obter informações adicionais do produto no blog que auxilia sobre o funcionamento, mas também amplia a funcionalidade por meio de dicas: http://blog.fieldcontrol.com.br/.

A estimativa é que a empresa tenha mais de mil técnicos utilizando o aplicativo até o final de 2016, o Field Control tem os seguintes diferenciais do mercado:

 – Planejamento automático: funcionalidade que possibilita distribuir as atividades entre os técnicos ao considerar melhores rotas e habilidades dos técnicos. Isso faz com que a empresa economize tempo, combustível, desgaste do veículo, etc. Dessa forma, as empresas podem realizar mais atividades e há um aumento de produtividade significativo.

 – Compartilha localização com o cliente: assim que o técnico inicia o trajeto, o prestador pode compartilhar a localização e o cliente recebe em tempo real a localização e consegue se planejar para recebê-lo.

O aplicativo também terá a avaliação do atendimento. Com essa nova ferramenta, a empresa terá a possibilidade de ter um feedback sobre o trabalho prestado para melhorar o atendimento e serviços oferecidos.

Santos indica que os empreendedores do Field Control acreditam que a tecnologia utilizada no dia-a-dia pode melhorar a prestação de serviços no Brasil, por meio de gestão eficiente, além da crença de que a prestação de serviços é precária devido à má gestão. “Quem nunca agendou um serviço numa residência e o técnico atrasou, faltou e deixou o consumidor na mão e preso com alguma demanda que precisava ser resolvida?”, ressalta o empreendedor, que também é desenvolvedor de software. 

O funcionamento do app funciona da seguinte forma: o cliente solicita um serviço, o atendente registra a atividade, o gestor clica em planejamento automático e então, o Field Control organiza automaticamente a melhor distribuição e rotas para o dia. O técnico recebe as atividades de acordo com as ordens de serviço do dia no celular e assim que ele indica que irá para o local, o cliente recebe um link com a posição desse técnico, o que elimina ansiedade e as possíveis ligações de status à base gestora para saber onde o responsável pelo serviço está e a previsão de chegada. Quando o técnico conclui a atividade, tudo estará em um painel de controle simples e prático e dessa forma, o gestor consegue ter uma visão prática e tomar decisões claras e objetivas que otimizem a qualidade de atendimento e, consequentemente, o serviço disponibilizado por cada empresa.

anacarolinadangelis@gmail.com

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