Últimas

SNAP-PACKING é a nova moda: são milhões os mochileiros que optam por viagens curtas

 

Pesquisa do Hostelworld, site global de reserva de hostels, apresenta aumento de 88% em 2015 – comparado ao ano anterior – o número de adultos brasileiros viajando com mochilão nas costas por um período de duas semanas (ou menos).

A experiência de viajar por um curto período de tempo com a mochila nas costas está se tornando cada vez mais popular e já tem nome: “snap-pack”. Ou seja, fazer viagens ao redor do mundo em um curto período de tempo.

Aumentou em 88% em 2015, comparado ao ano anterior, o número de adultos brasileiros viajando com mochilão nas costas por um período de duas semanas (ou menos) – revela a nova pesquisa do site global de reserva de hostels, Hostelworld.

O número deve crescer, uma vez que, segundo o Hostelworld, 76% dos adultos estão planejando uma experiência de ‘snap-packing’ no futuro – abraçando experiências sociais compartilhando hospedagem, se deslocando de um lugar para outro explorando o mundo com um orçamento reduzido. Normalmente essas viagens levam uma média de 8 dias, mas quase metade (42%) costuma fazer em uma semana ou menos, e 7% têm viajado ao longo do fim de semana.

Estes “guerreiros” de fim de semana que fazem escapadelas de mochilão foram identificados como um novo “grupo 18h às 9h”- aqueles que trabalham em horário comercial e saem depois de mochila só retornando ao país ou cidade (e à mesa de trabalho) às 9h da segunda-feira seguinte.

Para os brasileiros, as viagens de ‘snap-packing’ acabam por ser feitas 55% das vezes no próprio país. Mas há 17% de ‘snap-packers’ que preferem viajar até à Argentina e 10% até os Estados Unidos da América. Tendo tão pouco tempo para viajar é natural que os destinos sejam mais próximos do país de origem e não destinos longínquos como Portugal (7%) – o país melhor classificado fora das Américas (sexto lugar neste top destinos). 

Um fator-chave para estas viagens-relâmpago foi o forte desejo de conhecer novas pessoas. Quase metade das pessoas que fizeram ‘snap-packing’ (45%) viajaram sozinhos, e 14% fizeram apenas para conhecer novas pessoas. Na verdade, um em cada dez adultos brasileiros acreditam que estas experiências são melhores se forem vividas com novas pessoas.

Entre todos os adultos, mais de um terço disse que quer conhecer pessoas quando viaja (37%), e pouco menos de um terço acredita que conhecer novas pessoas é um dos aspectos mais importantes da viagem (29%).

Entrar em um hostel para conhecer novas pessoas

“A preferência crescente por experiências de viagem em mini-férias é parte de uma tendência das “viagens sociais”, com pessoas aproveitando feriados para a experiências de viagem mais autênticas e compartilhando-as com novas pessoas que se encontram ao longo do caminho. E não há melhor maneira de conhecer novas pessoas que se hospedar em um hostel, tudo que você tem a fazer é entrar no bar!”, explica Otto Rosenberger, diretor de marketing do Hostelworld.

O desejo de viajar, equilibrando o orçamento, trabalho e compromissos sociais é, em parte, o que está moldando esta tendência. Muitos disseram que mantiveram a sua viagem para duas semanas ou menos, porque tinham um orçamento fixo (25%), enquanto outros tinham compromissos de trabalho (22%) ou simplesmente não poderiam tirar mais tempo (16%).

Outros estavam tão inspirados pelo destino que realmente quiseram ir logo que possível (23%) e o “snap-pack” fornece a melhor maneira de fazer isso sem gastar muito dinheiro.

Otto explica:

“Seguir com a sua vida para a frente não significa que você precisa parar de viajar. Na realidade, a ideia de que você precisa de tirar seis meses de folga para ver o mundo é um equívoco – nós estamos vendo um número crescente de pessoas que passam muito menos tempo viajando, mas o fazem mais frequentemente, e ajustando o resto de suas vidas em torno dessas experiências. A viagem é para a vida, não apenas para os anos em que faz uma pausa nos estudos ou trabalho”.

 

Top Destinos de Snap-packing para os brasileiros

tabela01

 

Sobre a Pesquisa
Toda a investigação foi conduzida pelo ICM Unlimited entre 1 e 5 de agosto de 2016. A amostra foi de 1.000 adultos do Brasil, ponderados para ser representativos da população.

Sobre Hostelworld
O Grupo Hostelworld é a plataforma líder de reservas de hostels e conta com o site Hostelworld, Hostelbookers e Hostels.com no seu portfólio de operações em 19 idiomas diferentes. Conectando jovens viajantes através de hostels em todo o mundo, o Hostelworld tem mais de 8 milhões de comentários e avaliações para cerca de 33.000 estabelecimentos em mais de 170 países.

Os clientes Hostelworld não são os turistas habituais; eles interessam-se mais por experiências do que por lembranças e querem estar no centro da ação. Eles querem conhecer o mundo (“Meet The World”), e é a natureza sociável dos hostels que facilita as aventuras de viagem.

O Grupo Hostelworld está cotado em bolsa desde novembro de 2015, nas principais bolsas de Londres e Dublin. Com sede em Dublin, o Hostelworld tem escritórios em Londres, Xangai, Sydney e Seoul, e foi recentemente premiado como Melhor Empresa Onde Trabalhar 2016 pela Great Place To Work Institute.

 

Sobre BelPress Comunicação (233 Artigos)
Desde 2007 a BelPress Comunicação oferece soluções em comunicação voltadas a Assessoria de Imprensa, Fotografia e Marketing Digital.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com