Aumenta consumo de versões de baixo custo de smartphones com sistema Android

Aparelhos IOS apresentam ótima procura na Europa e nos Estados Unidos; há chances de recuperação na China

 

As vendas de smartphones cresceram nos principais mercados do mundo no último trimestre (junho a agosto) de 2016, de acordo com o relatório Kantar Worldpanel ComTech, estudo que reúne a expertise de pesquisa em comportamento de consumo da Kantar Worldpanel e ComTech.

Na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido (EU5), a procura por aparelhos com sistema Android (criado pelo Google) aumentou 78,1% no período, já o iOS (sistema operacional da Apple) teve resultados positivos de 17,3%.

Mesmo com os bons números, o que chama a atenção na pesquisa é o acirramento na divisão das vendas do Android. Este sistema tem a maior fatia de todos os mercados. No entanto, cada vez mais as marcas líderes perdem espaço para empresas menores, o que mostra a busca dos consumidores por alternativas com custo reduzido.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o volume de venda de aparelhos com iOS subiu 2,5% e conquistou 30,9% do mercado total. Já as versões Android, mesmo representando 65,2% do universo de smartphones, tiveram um declínio de 66,9%.

Esta queda foi sentida especialmente pelas empresas líderes Samsung, LG e Motorola. Enquanto marcas menores, como Alcatel e ZTE – opções vendidas principalmente em pacotes de telefonia pré-pagos em lojas como Walmart -, ganharam espaço e registraram uma média de crescimento de 3,5% cada uma nestes três meses em relação ao último ano.

Na Grã-Bretanha, as duas versões de sistemas tiveram altas nos índices, e o iPhone SE continua na ponta como produto preferido dos consumidores.

Na Alemanha, oito em cada 10 smartphones vendidos são Android. Por lá, a Samsung lidera o mercado com uma fatia de 46%. Mas também viu os números caírem 3,6% e sentiu uma mudança em sua demanda pender para o aumento da busca de modelos mais baratos. “O Samsung Galaxy S7 é o líder de vendas, seguido pelo Samsung Galaxy A5 e A3, alternativas de baixo custo da marca”, explica Dominic Sunnebo, Business Unit Director da Kantar Worldpanel ComTech Europa.

Na China, nota-se padrão parecido de consumo em relação ao sistema Android, com aumento no leque de empresas que oferecem produtos atrativos. Na área urbana do país, nove em cada 10 smartphones comercializados utilizam o sistema operacional do Google, com destaque para as marcas Huawei, Xiaomi e Oppo.

O levantamento Kantar Worldpanel ComTech mostra que a Apple tem passado por um momento desfavorável no país asiático. A venda de sistemas iOS teve retração de 13,5% no período, maior declínio da empresa desde julho de 2014, época em que foi lançado o iPhone 6 na região. “Nós acreditamos que a Apple vai se recuperar com a chegada do iPhone 7. Mas, se a Huawei continuar quebrando seus próprios recordes de vendas – ela é responsável por 30% do mercado -, não temos garantia de que a empresa voltará a ser a número um na China”, explica Leuren Guenveur, Consumer Insight Director da Kantar Worldpanel ComTech.

Acesse os dados do levantamento no link www.kantarworldpanel.com/global/News/Android-Grows-in-Major-Markets- iOS-Set-for-Rise-in-China

 

Smartphone OS Sales Share (%)      
Germany 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change   USA 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change
 
Android 75.3 81.3 6.0   Android 66.9 65.2 -1.7
iOS 13.5 14.2 0.7   iOS 28.4 30.9 2.5
Windows 10.5 4.0 -6.5   Windows 3.5 2.3 -1.2
Other 0.7 0.5 -0.2   Other 1.2 1.5 0.3
GB 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change   China 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change
 
Android 54.1 58.9 4.8   Android 78.5 85.9 7.4
iOS 33.8 35.9 2.1   iOS 19.0 13.5 -5.5
Windows 11.2 4.9 -6.3   Windows 2.3 0.1 -2.2
Other 0.9 0.4 -0.5   Other 0.2 0.5 0.3
France 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change   Australia 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change
 
Android 71 75.7 4.7   Android 53.1 62.5 9.4
iOS 15.4 18.1 2.7   iOS 37.8 32.6 -5.2
Windows 13.1 5 -8.1   Windows 7.4 2.4 -5.0
Other 0.5 1.2 0.7   Other 1.7 2.5 0.8
Italy 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change   Japan 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change
 
Android 74.8 82.5 7.7   Android 64.5 66.7 2.2
iOS 10.6 12.2 1.6   iOS 33.8 31.9 -1.9
Windows 13.7 4.9 -8.8   Windows 0.3 0.6 0.3
Other 0.9 0.3 -0.6   Other 1.5 0.8 -0.7
Spain 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change   EU5 3 m/e Aug’15 3 m/e Aug’16 % pt. Change
 
Android 89.5 92.4 2.9   Android 72.1 78.1 6.0
iOS 6.2 7.1 0.9   iOS 16.3 17.3 1.1
Windows 3.9 0.6 -3.3   Windows 10.9 4.1 -6.8
Other 0.4 0 -0.4   Other 0.7 0.5 -0.2

 

 

Sobre a Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.

Para mais informações, por favor, entre em nossa página: www.kantarworldpanel.com/br.
Linkedin:Facebook:RSS:Newsletter:

 

Sobre Kantar

A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30.000 colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.Para mais informações, acesse www.kantar.com.

<thais@adcomunicacao.com.br>

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.