Avaliação do Conselho de Administração de uma empresa familiar

Todo gestor sabe – ou deveria saber – que o Conselho de Administração é fundamental para uma gestão eficiente da empresa por motivos como:

– Contribuição do órgão na complementaridade da gestão da empresa e

– Direcionamento estratégico de médio e longo prazos.

Assim, avaliar o seu desempenho é papel chave para que essas contribuições do Conselho de Administração sigam eficientes no cotidiano da empresa familiar. A avaliação, que até então não estava tão presente nas práticas das companhias, já começa a ser mais frequente na avaliação de  Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares:

“Esta é uma prática relativamente nova nas empresas brasileiras. Tão importante quanto avaliar o desempenho da diretoria executiva é a avaliação de desempenho do conselho de administração. Nesta avaliação os acionistas conseguem perfeitamente identificar as reais contribuições do conselho para a melhoria da gestão e valorização da empresa além do seu papel na vigilância dos riscos corporativos os quais a empresa está sujeita.”

Realidade X Expectativa
A análise entre o que era esperado e o que está acontecendo de verdade passa por várias etapas. Valério explica que inicialmente é feita a avaliação dos principais objetivos empresariais desejados pelos acionistas e também das expectativas de capital. Com base nestas informações o processo de avaliação é iniciado possibilitando a compreensão do que era esperado e a real performance.

A falta de conhecimento de que existe a necessidade de se avaliar este Conselho pode ser prejudicial para a empresa familiar. Eduardo entende que não realizar tal avaliação poderá gerar a falsa percepção de que o conselho está atendendo às expectativas dos acionistas e da gestão sem realmente haver indicadores que a comprovem.

“Existem várias metodologias e ferramentas para essa avaliação que compreendem deste um amplo questionário até um software específico para avaliação e comparação da performance. Hoje é possível conseguir estas informações e, a partir delas tomar decisões mais precisas com base em dados palpáveis” finaliza Eduardo.

Foto: Jarmoluk

Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.


JValério – Gestão da Empresa Familiar
Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 Cj 1507, Cabral, Curitiba.
http://www.jvalerio.com.br/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.