Grupo RIC premia empresas com maior afinidade do público paranaense

O Grupo RIC – o maior grupo de comunicação do Sul do País – desenvolve um projeto que identifica junto aos consumidores as empresas de maior destaque em diversos segmentos, o Prêmio IMPAR – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional. A iniciativa é realizada em parceria com o Ibope Inteligência e tem como objetivo fortalecer a importância do investimento na regionalização, a partir de um retrato dos valores e dos hábitos de consumo dos paranaenses. O projeto também oferece um diagnóstico regional e se torna uma ferramenta indispensável para as decisões estratégicas das marcas.

Em 2016, o Prêmio IMPAR está em sua 8ª edição, reconhece empresas de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Toledo. Neste ano, concorreram empresas em 41 categorias e foram entrevistadas 1.232 pessoas nesses cinco polos. Desde sua criação, em 2009, o Prêmio IMPAR já reconheceu 828 marcas e entrevistou mais de 11 mil pessoas. Em todas as edições, há novas empresas figurando entre as vencedoras em diversas categorias, mas também há aquelas que continuamente permanecem no gosto do público, como as farmácias Nissei, o supermercado Condor e a empresa de perfumaria O Boticário, todas marcas paranaenses. “O Prêmio IMPAR é um balizador de mercado que reflete a assertividade das estratégias e das tomadas de decisões de profissionais experientes e talentosos, que desenvolvem campanhas de comunicação e marketing efetivas, e que mantem as marcas em evidência na mente do consumidor”, afirma Leonardo Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC Paraná.

As empresas ganhadoras do Prêmio IMPAR ao longo dos anos vem comprovando o valor de uma comunicação eficiente. São empresas que estão cada vez mais próximas do consumidor, geram empregos e estimulam o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

 

A pesquisa

O processo de construção da pesquisa do Ibope Inteligência com a população vai muito além do questionamento sobre a marca de preferência das pessoas de determinada região, como acontece em outras pesquisas. O levantamento também coleta informações valiosas para o diagnóstico das empresas, instituições e governo, como perfil demográfico, econômico, social e comportamental, atitudes em relação ao meio ambiente, além do uso e acesso à tecnologia dos paranaenses. O projeto IMPAR resgata a preferência de compra, aproximando a realidade de consumo e dando mais valor á opinião dos consumidores.

Para chegar aos resultados da pesquisa, os pesos das respostas de cada uma das cidades são considerados, levando-se em conta uma ponderação de volume de pesquisas que traduza uma leitura da realidade de todas as cidades pesquisadas (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Toledo). (Robertson Luz)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.