Últimas

Crescimento do mercado de cervejas artesanais em Curitiba é foco do primeiro Estrela ADVB PR

No primeiro Estrela ADVB PR do ano, realizado nesta quarta-feira (19/04), Iron Mendes, CEO da Maniacs Brewing Co., uniu-se a outros quatro nomes das principais cervejarias artesanais curitibanas para um bate-papo sobre o modelo de negócios das cervejarias locais. Com destaque para a forte expressão da cidade no cenário nacional de cervejas artesanais, Marcelo Romaniewicz, Coordenador do Estrela ADVB, abriu o evento ressaltando que Curitiba é considerada uma espécie de Vale do Silício neste segmento, uma vez que um quarto dos prêmios brasileiros de cervejas artesanais são arrematados pela cidade. E neste contexto, o evento teve como objetivo contar como nasceu cada empresa, qual a intenção e o foco atual das cinco expressivas marcas paranaenses: Maniacs Brewing Co., Bastards Brewery, Bodebrown, Gauden Bier e Way Beer.

Com ampla experiência de mais de uma década na importação e distribuição de cervejas, a equipe da Maniacs foi responsável por trazer e distribuir nacionalmente mais de 20 consagradas marcas internacionais, antes de atingir a maturidade para lançar seus dois primeiros rótulos próprios, a Maniacs IPA e a Maniacs Pilsen. No mês em que celebra seu primeiro ano de atividades, a Maniacs Brewing Co. relata que investiu em um produto de alta drinkability e com respeito aos processos artesanais de produção e preços competitivos. O objetivo é claro: ser uma porta de entrada para que o público consumidor de cervejas industriais possa conhecer e migrar para as artesanais, com um produto de qualidade, mas competitivo em termos de preço, e que ainda ofereça um excelente custo benefício para os entusiastas.

Outra característica inovadora da Maniacs foi o lançamento de quatro diferentes versões de embalagens, incluindo barris de chopp, garrafas de 300ml e 600 ml e latas de 350 ml. As latas, aliás, somam um grande diferencial da cervejaria, e já são responsáveis por cerca de 50% do faturamento. Além disso, a Maniacs foi pioneira em trazer ao país a Cooler Box, tecnologia que permite não apenas transportar as latas, mas também gelá-las em apenas 20 minutos.

A Maniacs ainda lançou ao longo do ano outras seis edições limitadas não pasteurizadas, e arrematou três prêmios internacionais, sendo dois deles na Copa Cervezas de America 2016, com as cervejas Maniacs IPA e Maniacs Saison e um no South Beer Cup, também com a Maniacs Saison.

“Participar do evento da ADVB PR foi muito importante, devido à exposição para os profissionais de marketing e comunicação em geral. Neste mercado em franco desenvolvimento é inegável o valor de expor o caso da Maniacs para eles”, revela Iron Mendes.

Além de Iron, apresentaram os cases curitibanos, Ronaldo Flor, diretor da ADVB-PR e fundador da Gauden Bier; Francisco Seegmuller, um dos cervejeiros proprietários da Bastards Brewery; Alejandro Winocur, sócio da Way Beer; e Samuel Cavalcanti, da Bodebrown.

Potencial do mercado de cervejas artesanais

As cervejas artesanais crescem diariamente no Brasil. Não há estatística oficial, mas existem hoje em torno de 500 cervejarias artesanais em funcionamento. O volume de vendas chega próximo a 140 milhões de litros anuais, o que equivale a 1% do mercado nacional. Em mercados mais maduros, a cerveja artesanal representa até 20% do total e chega a 60% em cidades com DNA cervejeiro, como Portland nos EUA.

“As cervejas artesanais caminham bem no Brasil, nossos cervejeiros são muito criativos e há cada vez mais tecnologia acessível para as pequenas cervejarias. Na outra ponta os consumidores pedem novidades, cervejas com mais personalidade e estão dispostos a pagar mais por essa qualidade. Ainda há uma diferença de preço grande entre as cervejas de massa e as artesanais, muito devido aos grandes incentivos governamentais recebidos pelas grandes empresas, mas as cervejas artesanais vieram para ficar e estão avançando consistentemente”, finaliza Mendes.

Foto:Priscilla Fiedler

Crédito das fotos: Priscila Fiedler

larissa@acciocomunicacao.com

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*