Aprenda a criar conteúdos interessantes para um público segmentado

Saiba como segmentar o seu conteúdo das melhores maneiras

Criar conteúdos interessantes é sempre desafiador. Mas e quando o material precisa ser direcionado a um público específico? Como a criatividade se junta à essa expectativa?

Ainda que você domine o assunto que está redigindo ao público, é preciso levar um ponto imprescindível em consideração: a capacidade do seu “alvo” de assimilar este conteúdo e ter real interesse pelo que você fala.

Aqui, te ajudamos a atravessar esse desafio da forma mais fácil possível com 4 dicas essenciais:

  1. Planeje seu conteúdo

Fazer um bom planejamento é o primeiro passo para produzir um conteúdo relevante. Saber definir a pauta e encontrar referências pode ser algo trabalhoso, mas ajuda muito na hora da escrita.

O problema é que muitas vezes esse processo de escrita é realizado sem critério — o redator pensa no que pode ser pertinente para o blog e simplesmente escreve. Evite isso! Faça um planejamento considerando aspectos como datas de publicação, atualizações, relevância do conteúdo, entre outros. De preferência, trabalhe com mais de uma pessoa.

Uma ótima dica é criar um calendário de postagens — certamente isso ajudará você a oferecer um conteúdo mais organizado e útil para seu público!

Além disso, é possível montar uma planilha com as palavras mais relevantes para seu conteúdo de acordo com a ferramenta de pesquisa do Google. Para isso, basta abrir uma conta no Google Adwords, entrar em “Planejador de Palavras-chave” e inserir sua categoria.

  1. Tenha em mente seu público-alvo e o mercado em que atua

Quanto mais você souber sobre seus fãs, seus desejos e necessidades, mais fácil será pensar em um conteúdo específico e focado nos interesses dos seus clientes.

Trabalhar com o conceito de persona, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Estar de olho no que seus visitantes pensam e em como eles se comportam é uma forma interessante de entregar conteúdo diferenciado em relação à concorrência, gerando autoridade e estabelecendo-se no mercado — fator essencial no marketing de conteúdo.

Ao criar autoridade, seja no conteúdo do seu blog ou nas redes sociais, o consumidor olhará para a sua empresa como uma referência segura sobre os assuntos abordados, o que gera um impacto positivo em sua atividade comercial.

  1. Aposte no SEO!

Com uma estratégia para otimizar o tráfego para seu blog, você pode fazer com que ele tenha uma boa posição nos sites de busca, fazendo com que seu conteúdo seja mais facilmente localizado, atraindo mais visitantes para a sua página. Em casos de nichos muito específicos, isso é fundamental.

Outro benefício é que, ao atrair clique para seu blog, a tendência é que elas participem das discussões e deem sugestões para novos conteúdos.

Uma dica simples de SEO, que muitos deixam de aplicar, é trabalhar com links internos, que otimizam a audiência em outras páginas do seu site e mantém o cliente conectado ao seu blog por mais tempo.

  1. Descomplique para criar conteúdos interessantes para nichos específicos

Se os seus conteúdos são muito específicos, você provavelmente está acostumado com termos não muito populares. Isso pode ser um problema, uma vez que pessoas interessadas, mas sem conhecimento aprofundado sobre o assunto, podem ter dificuldades para compreender o que você publica.

Por isso, é importante buscar estratégias para popularizar seu conteúdo. Trabalhe com analogias, use o senso de humor e seja didático. Tudo isso é muito útil para criar conteúdo relevante!

Outra dica interessante é trabalhar seu conteúdo de maneira paralela a temas de grande popularidade ou que estejam em evidência, como esportes, filmes, entre outros, agregando audiência para o seu trabalho.

Um estudo de público eficiente torna o ato de criar conteúdos interessantes muito menos complicado do que parece. Faça a tentativa! 😉