Assessoria de imprensa x blog: qual meio de comunicação devo usar?

Entenda a diferença entre as áreas de comunicação

É difícil escolher em quais áreas da comunicação uma empresa deve focar. Dentre as divisões, há comunicação interna, publicidade, marketing, mídia social, assessoria de imprensa… todas eficientes em proporcionar visibilidade empresarial. Mas qual, de fato, funcionaria para o seu objetivo?

Para explicar melhor e abordar a relação entre as áreas, selecionamos duas categorias: assessoria de imprensa x blog. A pergunta é: como essas atividades podem se complementar deixando o resultado ainda mais positivo e com a visibilidade que sua empresa merece?

Assessoria de Imprensa x blog

Assessoria de Imprensa

O trabalho de assessoria de imprensa é normalmente feito por um jornalista ou relações públicas. O intuito é conquistar espaço em veículos de imprensa sem que seja por meio de publicidade, de maneira espontânea e orgânica.

Supondo que sua empresa trabalhe com o comércio digital de camisetas personalizadas, um assessor de imprensa buscará criar o relacionamento entre sua marca e alguns veículos chave, a fim de conquistar espaço em matérias relevantes e que tendem a trazer reconhecimento e credibilidade.

Ou seja, se a Folha de S. Paulo, um dos principais jornais do país, estiver escrevendo uma matéria sobre as empresas de e-commerce, você pode servir como uma das fontes da reportagem, dando informações sobre seu negócio e sobre sua área de atuação. Outro caso são aquelas matérias com “dicas de presente para o dia dos namorados”. Seu assessor de imprensa será o responsável por enviar fotos e mais informações sobre seu produto, para que possa aparecer de maneira espontânea.

O grande diferencial neste caso, é que ao aparecer em matérias, sua empresa ganha credibilidade e visibilidade ao mesmo tempo. Credibilidade porque não foi necessário pagar para estar naquela página de jornal, e visibilidade pela quantidade de pessoas que são impactadas com aquele material.

Uma das necessidades será a contratação de uma agência de comunicação para fazer este tipo de trabalho ou um profissional, que ficará alocado em sua empresa, que possa atender como assessor de imprensa de sua marca.

Blog

Os blogs também são ferramentas importantes, justamente por estarem na internet, pessoas de qualquer lugar do mundo podem ter acesso. O que é muito bom, mas tem seu lado perigoso, pois um passo errado pode dar margem a um viral negativo.

Blogs funcionam muito bem para melhorar a experiência de um cliente com a empresa, pois é possível fornecer um conteúdo relevante para um público específico e não simplesmente um anúncio de compre.

Outro ponto positivo é que, dependendo do conteúdo, é possível tornar-se uma referência naquele assunto, gerando o buzz que começará a fazer parte de sua estratégia de comunicação. Afinal, não há melhor maneira de conquistar clientes do que esta. Ofereça sempre uma boa experiência a seu consumidor e mantenha um canal de diálogo aberto com ele.

Leia mais sobre as vantagens de um blog corporativo para sua empresa.

Blogs também valorizam o trabalho da assessoria de imprensa, pois assim que tomam conhecimento de algo ou querem conhecer um pouco mais daquilo que lhes foi sugerido, a primeira reação é buscar informações no Google. É essencial que você tenha uma reputação já construída na internet.

A assessoria de imprensa x blog, então, deixa de ser uma complicada escolha entre um dos dois para, no final, ser um resultado estratégico de uma análise de comunicação adequada para cada tipo de empresa.