Quais são os principais benefícios de utilizar um blog corporativo para minha empresa?

Como um blog corporativo pode auxiliar meus negócios?

Afinal: quais as vantagens de ter um blog corporativo? Se você, antes de fazer essa pergunta, já havia pesquisado sobre o assunto, percebeu que um dos principais objetivos de apostar numa ferramenta como essa é deixar sua empresa reconhecida através duas ótimas vantagens: o baixo custo e sua credibilidade perante ao público.

Segundo um levantamento do Dragon Search Marketing, chega a 60% o número de consumidores que dizem ser influenciados por um blog corporativo. Concomitantemente, o marketing de conteúdo chega a custar 62% a menos do que o marketing tradicional, segundo o Content Marketing Institute.

Reunimos, aqui, os principais benefícios de utilizar o blog corporativo como uma das chaves para o sucesso da sua empresa com o público. Confira:

  1. Um conteúdo de confiança

Se você é um especialista na sua área, o quão bom seria se você pudesse mostrar isso ao mundo?

Com um blog corporativo, você poderá abordar temas do mercado e mostrar que sabe o que faz. Com conteúdo de qualidade e uma estratégia sólida, logo você se tornará uma referência na área e isso significa algo importante: credibilidade. Consumidores confiam em quem tem conhecimento. E compram de quem confiam.

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  1. No alto das buscas

O site é o primeiro passo para estar entre os primeiros resultados dos buscadores — aqueles que recebem maior visibilidade e quantidade de cliques. Porém, só um blog pode potencializar seu posicionamento.

Ao escrever sobre assuntos relativos à sua área, você não apenas vai estar construindo uma base de palavras-chave — que são usadas pelos buscadores para encontrar os melhores resultados para seus usuários —, mas também vai garantir um bom posicionamento para vários termos de interesse.

Se você tem uma loja de roupas e escreve sobre dicas de moda, vai ser encontrado por pessoas interessadas em seu ramo de atuação. Ou seja, potenciais clientes.

  1. Relacione-se

Os potenciais clientes, que citamos acima, não podem ficar estagnados em uma postagem. Se eles se interessam por uma, podem se interessar por várias.

E se eles se interessam por várias, provavelmente vão querer seguir sua empresa para acompanhar as próximas – e assim se constrói um relacionamento forte e duradouro.

Acompanhando o blog de sua empresa, os consumidores estarão sempre em contato com a marca, inclusive quando, por acaso, precisarem de produtos e serviços que você vende.

  1. Um bom blog corporativo = vendas!

Os itens anteriores – interesse despertado e o relacionamento fortalecido –, juntos, inevitavelmente geram vendas. O blog corporativo pode sim ajudar a sua empresa a aumentá-las, e com baixos custos, como mencionamos no início do texto.

E isso tudo através de uma simples ferramenta. Você não anunciou em veículos de comunicação, não fez anúncios patrocinados online e nem promoveu eventos para divulgar sua marca. Mas ela foi vista de forma orgânica, porque ofereceu ao público conteúdo relevante e conquistou sua confiança. E a confiança vende.

Além disso, consumidores pesquisam antes de tomar decisões de compra. E esta é outra função importante do blog corporativo: informá-los para que se sintam seguros para tomar sua decisão. Consumidores bem informados são consumidores mais próximos da decisão de compra.

  1. Alcance resultados

Por fim, eis uma das principais vantagens do blog corporativo: a possibilidade de mensurar resultados de forma confiável e em tempo real. Na web, o comportamento de seu consumidor pode ser acompanhado – quase tudo que fazemos online fica registrado.

Você saberá, além de quantas pessoas acessaram seu blog, quantas viram mais de uma postagem, quantas se cadastraram para receber uma newsletter ou outros serviços e, principalmente, quantas compraram. Isso permite não só estratégias melhores, mas investimentos melhores — e menos desperdício de recursos em ações ineficazes.

Além de construir uma rede de pessoas conectadas por informações de qualidade, um blog corporativo também ajuda sua empresa a moldar sua imagem – atraindo, principalmente, mais clientes que se encaixam no público-alvo. Blogs não levam em si apenas uma marca que em breve será esquecida: eles levam a sua empresa até a resolução de problemas do usuário. Gerenciando um relacionamento com quem realmente importa, que são os seus consumidores, a ferramenta funciona quase como uma conversa entre amigos: cheia de assuntos relevantes e um relacionamento vantajoso e benéfico para ambos os lados.