TROC tem foco na venda online de peças de consagradas e desejadas marcas nacionais e internacionais

À frente da empresa, casal de curitibanos formatou e deu vida a uma ideia nascida em universidades norte-americanas. Hoje, o TROC conta com 5 mil peças de roupas, bolsas e acessórios

Um novo e-commerce de moda, mas com foco em peças usadas de marcas premium, é iniciativa de um casal de curitibanos. O TROC (www.troc.com.br) foi idealizado por Luanna Toniolo Domakoski (30) e por Henrique Domakoski (32), e lançado oficialmente em dezembro de 2016, depois de quase um ano de projeto. “Há outras plataformas disponíveis para a venda de roupas usadas no Brasil, mas da forma como fazemos, é um serviço inédito. Nosso modelo de negócio orienta as vendedoras para que nos enviem, sem burocracia, todas as peças que não usam mais, mas que estejam em ótimo estado e dentro da lista de marcas que aceitamos”, diz Luanna.

O TROC nasceu nos corredores das universidades norte-americanas Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde Luanna e Henrique obtiveram suas últimas especializações – ela em Gestão Estratégica, com foco em comportamento do consumidor e gestão de marketing (Harvard), e ele em Business (MIT). “A ideia surgiu ainda nos Estados Unidos, durante nossos estudos. Ao voltarmos para o Brasil, em janeiro de 2016, iniciamos o Primary Marketing Research do negócio, que é a pesquisa de campo para analisar o comportamento das mulheres brasileiras quanto ao interesse em vender e comprar roupas usadas. Saímos às ruas e nossa pesquisa contemplou das filas de padarias aos bairros mais nobres”, lembra Henrique.

Com a viabilidade constatada, em abril do mesmo ano o casal contratou um profissional de desenvolvimento para tirar a ideia do papel e desenhar todas as ferramentas que hoje existem no site. Ao mesmo tempo, passou a enviar mensagens para amigas, com o objetivo de angariar as mil primeiras peças para venda. Em dezembro, com a plataforma pronta, o TROC entrou no ar com 1500 peças de roupas no acervo. “A ideia sempre foi proporcionar um ambiente seguro e fácil, tanto para vendedoras como compradoras, buscando solucionar o problema do acúmulo de roupas das mulheres de forma rápida e lucrativa”, resume Luanna.

Quem decidir vender suas roupas de marca no TROC não precisa se preocupar com nada, nem com o envio, que é bancado pelo próprio site. Das fotos à precificação, incluindo as dúvidas das compradoras, tudo cabe à equipe do TROC. “Cada vez que uma peça é comprada, informamos a vendedora e logo creditamos o valor em sua conta”, continua Luanna. Ela explica, ainda, que o TROC surgiu para desbanalizar a expressão “roupas usadas”. “Trabalhamos com peças secondhand (segunda mão, em português), mas não temos problema em dizer que são peças usadas. Afinal, muitas vezes trabalhamos com roupas que as pessoas jamais viram no país, por exemplo. Fazemos um trabalho de curadoria muito criterioso, uma vez que não aceitamos peças com qualquer marca de uso, manchas ou incompletas. Isso faz com que nossas compradoras se surpreendam com o produto que recebem em casa”, diz. As peças que não passam pela seleção, são devolvidas à dona.

A inspiração, segundo Henrique, veio de estudos que apontam que mulheres do mundo todo usam apenas de 20% a 30% de seus guarda-roupas. Aliado a isso, Henrique é entusiasta do customer service (ou serviço ao cliente, na tradução literal) dos varejistas norte-americanos e da forma como a cultura do desapego e do secondhand é sedimentada entre os europeus. “Por termos passado algum tempo na Finlândia e nos Estados Unidos, nossas maiores inspirações também vêm de lá. Entre elas, negócios como The RealReal e ThredUP”, diz ele.

Com atuais 6 mil peças no acervo (Luanna e Henrique precisaram alugar um galpão comercial de 500m² para ser o novo ‘QG’ do negócio), o TROC conta com dez profissionais em sua equipe, entre sócios-fundadores, sócia relações-públicas, equipe de curadoria e recebimento das peças, fotógrafos, desenvolvedores/TI e setor administrativo. As clientes (vendedoras e compradoras) estão distribuídas por todo o país, de norte a sul. “Quanto mais o site se torna conhecido, mais peças recebemos de fora do estado. Isso é ótimo porque confere grande diversidade ao nosso acervo”, avalia Luanna.

Só na última quinzena, o TROC recebeu 800 novas peças, todas originais. Ou seja, falsificações ou réplicas não passam pela curadoria. Hoje, o site oferece desde peças básicas para o dia a dia, a itens especialmente desejados entre as mulheres, como bolsas e sapatos de marcas como Chanel, Valentino e Hermès. “Temos um cuidado especial quando falamos em peças com alto valor agregado, como bolsas, sapatos e acessórios de luxo. Toda a autenticação desses itens é feita por especialistas, o que torna comprar no TROC uma decisão 100% segura”, ressalta Henrique.

Entre 400 marcas nacionais e internacionais disponíveis, destacam-se grifes como Lita Mortari, Mixed, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Chanel, Valentino, Hermès, Balenciaga e Christian Louboutin. A economia em relação a uma peça nova gira entre 70% e 80% do valor pago nas lojas. “Muitas mulheres nos enviam peças até mesmo com etiqueta, que representam cerca de 10% de nosso acervo. Além disso, temos parcerias com alguns estoques de marcas premium, o que nos permite oferecer descontos incríveis no preço da etiqueta”, diz Luanna. O TROC tem acesso ao acervo das marcas geralmente com a chegada de uma nova coleção às araras das lojas.

A expectativa, para os próximos 12 meses, é ampliar ainda mais o acervo e se tornar a primeira opção às mulheres que desejam desapegar de peças de marcas premium e luxo. “Nosso objetivo é crescer organizadamente, até que sejamos referência no país em venda de peças usadas, ao mesmo tempo em que nos tornamos o segredo das mulheres bem vestidas. Para quem compra, é o lugar perfeito para achar algumas peças dos sonhos, em ótimo estado e por preços jamais vistos antes. Para quem vende, é uma forma prática e segura de vender “ativos” que muitas nem imaginavam ter em casa”, encerra Henrique.

Serviço:

TROC

Site: www.troc.com.br

Contato: contato@troc.com.br | (41) 3285-7794 e (41) 99777-3976