Lojas e companhias aéreas se preparam para a Black Friday 2017

Faltam pouco mais de quatro meses para a tão esperada black Friday. Seguindo a tradição, as promoções serão realizadas no dia 24 de novembro, um dia antes do dia de ação de graças americano.

No último ano, as lojas online cadastradas na black friday venderam R$1,9 bilhão, uma alta de 17% em relação à promoção de 2015, de acordo com o Ebit, empresa que acompanha os dados do e-commerce brasileiro. Em apenas 25 horas foram feitos 2,23 milhões de pedidos no varejo virtual brasileiro, uma alta de 5% em relação ao volume de 2015. Os eletrodomésticos foram os itens mais vendidos em 2016, seguidos da telefonia/celulares, eletrônicos, informática, casa e decoração.

Tradicionalmente, as promoções são mais atraentes para os produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Mas, aos poucos observamos outros segmentos aproveitando a data para atrair clientes. No último ano algumas companhias aéreas realizaram a black friday de passagens, com promoções especiais para vários destinos nacionais. Pousadas e hotéis também disponibilizaram descontos para os viajantes. Por isso, quem deseja viajar, também deve estar atento às promoções.

A Black Friday tem origem nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online). No Brasil, as lojas começaram a aderir às promoções em 2010 e desde então é uma das datas mais esperadas pelos consumidores.