Via Varejo inicia preparação tecnológica para a Black Friday

Estrutura logística da companhia foi aumentada em 30%. Somente na área de tecnologia, são mais de 1,5 mil pessoas trabalhando para garantir a excelente experiência de compras dos clientes nos sites da Casas Bahia, Pontofrio e Extra

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia, Pontofrio e do e-commerce do Extra, já se organiza tecnologicamente para estar preparada para a Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro. O planejamento sobre os investimentos e as ações a serem efetuadas começaram em março e, desde junho, as áreas de TI da companhia se reúnem periodicamente para discutir os próximos passos e executar testes de carga simulando uma quantidade de compras por minuto até sete vezes acima do observado em dias comuns no e-commerce. Isso permite corrigir falhas de sistema que possam comprometer o desempenho dos sites durante a data comercial.

Para este ano, a Via Varejo aumentou em 30% a infraestrutura tecnológica, composta por servidores de alta densidade, armazenamento de dados de última geração e conectividade de larga escala. Além disso, será a primeira vez que uma companhia de varejo no Brasil utilizará multicloud para armazenamento de informações. Trata-se de plataformas distintas que estarão integradas e irão permitir aumentar ou encolher o tamanho da infraestrutura sem necessidade de novos equipamentos, possibilitando flexibilizar a operação em nuvem para se adaptar conforme a demanda, sendo ela acima ou abaixo do esperado.

“A Via Varejo é uma das referências em Black Friday e buscamos aprimorar a cada ano nossa operação para que a jornada de compra dos clientes seja cada vez mais descomplicada, rápida e no tempo de resposta desejado. Isso implica em manter os sites em perfeito estado de funcionamento através de uma rotina rigorosa de testes e dedicação de todo o time”, afirma Flávio Dias, Diretor de E-Commerce da Via Varejo. Nesta etapa inicial, os testes de carga acontecem quinzenalmente e são feitos durante a madrugada para não prejudicar a performance dos sites. A partir de setembro, passarão a ser semanais até se tornarem diários e mais frequentes a poucas semanas da Black Friday.

Para chegar ao resultado esperado, a Via Varejo promove o trabalho em sinergia de diferentes áreas e pessoas. Além das equipes internas, a empresa irá contar com a participação dos principais parceiros tecnológicos in loco, além de promover contratações pontuais para a data. Juntando todo o quadro de colaboradores e prestadores de serviço somente no setor de tecnologia, são 1,5 mil pessoas envolvidas durante a realização do evento, atuando 48 horas durante o evento em rodízio de turnos.

A importância dessa preparação com meses de antecedência é refletida na grandeza do evento no Brasil. Nas últimas edições da Black Friday, a Via Varejo apurou que os indicadores de quantidade de pedidos e volume de acessos às lojas online da Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra suprimiram o fluxo de um mês inteiro de vendas e visitas de clientes em apenas dois dias, sendo que as primeiras horas da promoção são as de maior movimento de pedidos, uma vez que ainda há mais opções de ofertas em estoque.