Quais são os principais benefícios de uma assessoria de imprensa?

A esse ponto, você, empreendedor, já percebeu a importância de ter um bom relacionamento com seu público. E tanto seus concorrentes quanto o próprio mercado de comunicação também percebem a necessidade das empresas em serem reconhecidas, da forma mais eficiente, pelos leitores, telespectadores e ouvintes. A solução mais utilizada para atingir essa meta – e ultrapassar a concorrência – é a contratação de uma assessoria de imprensa.

Mas por quais motivos, exatamente, você deveria investir seu lucro nisso? Quais são os benefícios que uma assessoria de imprensa traria para sua empresa?

3 principais vantagens de apostar numa assessoria de imprensa:

  1. Relação segura e profissional com a imprensa.

Uma assessoria de imprensa é responsável por fazer a intermediação entre sua empresa e a mídia – ou seja, ela é responsável por inserir sua marca na imprensa por meio de notícias qualificadas e produção de conteúdo original, útil e atrativo para os leitores.

O grande segredo, aqui, é que isso deve ser feito com um caráter muito mais informativo do que institucional. Uma assessoria de imprensa conseguirá incluir sua marca em meio a uma notícia de utilidade pública, que, se emplacada em veículos de comunicação, atingirá em cheio quem mais precisa de seus serviços ou produtos, sem que isso seja caracterizado como propaganda.

São várias as ferramentas que a assessoria utiliza para essa finalidade. Entre as principais, estão o press release (incluindo sua adaptação para diferentes mídias), o levantamento de veículos compatíveis com o assunto de seu conteúdo, o contato eficiente com jornalistas de redação, entre outras.

  1. Conversa direta e decisiva com seu público-alvo.

Tanto nas redes sociais quanto em blogs, o melhor caminho a traçar é afunilar seu público-alvo a ponto de chegar o mais próximo possível da sua buyer persona. A justificativa é simples: se o seu conteúdo for realmente relevante para um nicho específico, maior é a probabilidade de que ele não só se interesse pelas informações que você ofereceu, mas também gere confiança na sua marca, e, futuramente, venha a se tornar um consumidor fiel de seus serviços ou produtos.

Para acelerar esse processo, uma assessoria de imprensa produzirá um conteúdo criativo, original, bem estruturado e interessante para quem mais deseja. Além disso, numa estratégia para um blog corporativo, por exemplo, o uso inteligente de técnicas de SEO – otimização do seu conteúdo para melhor posicionamento em sites de busca – faz com que seu blog tenha acessos nos momentos mais úteis para os usuários: quando eles querem resolver um problema. Uma boa assessoria, sabendo que, segundo a ItonPaper, 81% da origem do tráfego de conteúdo na web provém de buscas, adaptará seu material da melhor forma para que ele seja qualitativamente acessado.

  1. Mensuração detalhada e aprofundada do andamento e dos resultados do planejamento.

Os resultados de uma assessoria de imprensa, geralmente, são mensurados mês a mês por meio de um relatório de clipping – ou seja, a análise de como está a imagem da sua empresa na mídia. Além disso, são realizados relatórios de atividade e resultados que sua empresa apresentou no período.

Ainda que as estratégias de análise de resultados variem de acordo com os objetivos de cada empresa, os métodos mais comuns utilizados pelas assessorias são:

  • Avaliação da quantidade e da qualidade dos veículos de informação que aprovaram a pauta e publicaram matérias – ou que entraram em contato com a empresa para entrevistas;
  • Análise de métricas. Em redes sociais, é possível avaliar a evolução de curtidas, seguidores, engajamento, entre outros; em blogs e websites, é possível observar a evolução dos acessos, o tempo em que o usuário fica em cada página, as características de quem acessa seu conteúdo (gênero, idade, localização…);
  • Centimetragem das matérias publicadas. Essa prática é um tipo de cálculo realizado pelas assessorias de imprensa que estima quanto seria gasto, pela empresa, se uma mídia que foi emplacada espontaneamente tivesse entrado como anúncio pago em determinado veículo de comunicação.

É sempre interessante, principalmente, que a empresa esteja atenta e atualizada sobre as novidades no setor que atua, já que o trabalho da assessoria de imprensa se torna ainda mais eficiente com uma empresa expert em seu assunto. Se interessou? Veja ainda mais motivos pelos quais contratar uma consultoria de marketing.

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