Qual a importância da ativação digital na assessoria de imprensa?

Quando se fala em planejamento de comunicação e marketing, a assessoria de imprensa torna-se a mais adequada solução para o sucesso de um negócio. O contato e a aproximação do público devem ser realizadas e executadas de acordo com uma estratégia específica para cada tipo de negócio – e que, principalmente, leve em conta as peculiaridades da sua área de expertise. Mas e se te disséssemos, ainda, que a ativação digital é uma das melhoras formas de sua assessoria de imprensa atingir seu público-alvo?

Relacionada ao marketing de conteúdo bem pensado, a ativação digital pode ser a principal ferramenta na função de divulgação do material produzido pela sua assessoria ao público mais interessado no assunto. Ao criar um canal de comunicação eficiente e direto com sua buyer persona, seus resultados podem ser potencializados – e leitores ocasionais se tornarão fiéis consumidores de seu produto ou serviço.

Por que a ativação digital é importante para minha assessoria?

#1 Ela constrói uma imagem positiva da sua empresa via concorrentes

Tendo em vista que, segundo um levantamento da HubSpot, 80% dos consumidores preferem buscar informações de um serviço ou produto numa série de artigos do que num anúncio publicitário, tanto o ato de guest-post – que compreende um artigo num site produzido por um autor convidado – quanto a atividade de comentários em sites de conteúdo semelhante são ótimas maneiras de aproximar sua marca do público.

Afinal, seu público pode estar seguindo só uma empresa justamente porque desconhece outras de conteúdo semelhante – e você pode se aproveitar disso com essas técnicas. Quem disse que seus concorrentes precisam ser seus inimigos? Desenvolva o reconhecimento de sua marca com eles! 🙂

#2 Ela recorre aos influenciadores digitais para melhorar seus resultados

Os influenciadores digitais são figuras que, nas redes sociais, podem impressionar, influir e motivar seus seguidores com suas opiniões, sugestões e análises. Segundo um levantamento da Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisões com base nas opiniões de fontes confiáveis, acima de outras formas de publicidade.

Quando seu conteúdo de qualidade entra na visão de influenciadores, muitos seguidores poderão ter contato com a sua marca e, consequentemente, tornar-se mais íntimos de seus produtos e serviços. Entre em contato, estabeleça relações com influenciadores e faça sua marca e seu conteúdo aparecerem para o público das redes sociais de uma forma construtiva para seu negócio.

E para ter noção de como seus concorrentes já estão investindo (e muito) nos influenciadores, é só analisar as estatísticas: no final de 2016, grandes marcas anunciaram que investiriam mais 30% de sua verba em influenciadores digitais no ano de 2017. E você, quando vai entrar no jogo?

#3 Ela coloca sua empresa em destaque nas redes sociais

De acordo com a Sprout Social, 74% dos consumidores dependem das redes sociais para decidir sobre uma compra. E é por isso que você deve investir em peso nelas. Crie conteúdos relevantes para nichos específicos e invista em divulgá-los nos grupos exclusivos sobre o assunto nas redes sociais – Facebook é uma das melhores opções. Ao entrar em contato com seu público-alvo, um conteúdo tem muito mais chances de ser lido, apreciado e recomendado – e, por consequência, trazer mais consumidores à sua marca, seus produtos e seus serviços.

Pelo mesmo motivo, também é importante incluir no seu blog ou site um plugin de comentários e compartilhamento para redes sociais. Assim, quando um leitor interessado se deparar com seu conteúdo, ele poderá compartilhar ou marcar amigos sem a demanda de muito tempo ou esforço para tal. Facilite a vida de seus potenciais consumidores!

A maestria na comunicação com seu público só é atingida depois de muitos testes e planejamentos. A ativação digital pode ser o que funciona para o seu negócio, mas se você quiser mais dicas e alternativas, baixe nosso e-book sobre marketing digital e fique por dentro do marketing digital!