Qual é a melhor maneira de fazer um planejamento de comunicação para minha empresa?

Saiba mais sobre as três ferramentas essenciais para a produção de um bom planejamento de comunicação

Planejar sua comunicação corporativa é um dos métodos mais eficientes de chegar ao seu público-alvo. Por meio de ferramentas que aceleram os resultados, o planejamento de comunicação tem como objetivo a definição do posicionamento da empresa — o quê, quando, como, por onde e com quem falar — e, consequentemente, a conversão de leads.

Mas como fazer com que o plano de comunicação tenha tudo que precisa para funcionar?

Planejamento de comunicação – por onde começar?

  1. Tenha a pesquisa como principal prioridade

Um dos principais passos para dar início ao seu planejamento de comunicação é analisar o comportamento do público e também de sua concorrência. Além de saber quem eles são, você precisa saber como eles agem.

Na parte do público, uma avaliação completa abrangeria uma análise profunda da personalidade do seu consumidor, incluindo sua idade, seu padrão de vida, seus gostos, seus estilos, suas expectativas, o que ama e o que odeia — tudo para que a buyer persona possa ser filtrada do modo mais acurado e realista que puder. Segundo uma pesquisa da Usabilla, 56% dos clientes ficam mais dispostos a comprar se tiverem uma experiência personalizada. Use sua coleta de informações para afunilar e moldar seu conteúdo de comunicação para quem mais te interessa: o potencial consumidor de seus produtos e serviços.

Já para os seus concorrentes, uma análise voltada ao seu comportamento tanto com a mídia quanto na sua relação direta com o público: que ações priorizam? Como se comunicam? Você percebe resultados diante dessas ações? Qual é o diferencial deles? Depois de obter essas respostas, traçar um caminho em que você se destaque ao que seus concorrentes estão fazendo parece ficar mais fácil. Use esta pesquisa para analisar em que pontos sua empresa está falhando e como ela pode se diferenciar, como ela pode atrair atenção aos seus produtos e serviços de uma forma original.

  1. Não perca o marketing de vista

A criação de estratégias de marketing de inteligência, depois desta pesquisa, é imprescindível. Com os conhecimentos do item anterior, você já sabe onde está seu público-alvo (Facebook? Blog? Youtube? Fora das mídias?), e onde sua concorrência está apostando para atingí-los. Agora, a estratégia se torna ainda mais prática e exige que você selecione quais ferramentas irá utilizar para estabelecer sua comunicação corporativa.

O marketing digital é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente pelas empresas. Segundo uma pesquisa da Hubspot, são mais de 92% das empresas que utilizam o marketing digital como estratégia que obtêm um retorno positivo. No Facebook, são mais de três milhões de anunciantes usando a rede social para alcançar seus consumidores, segundo a AdWeek. Convença-se a apostar no marketing pela web também e surpreenda-se com seus resultados! Duas de nossas dicas, se você optar pelo marketing digital, são: mire nas redes sociais e construa marketing de conteúdo para o seu negócio.

  1. Analise a importância de uma assessoria de imprensa para o seu negócio

E para ter ainda mais certeza do caminho que você está traçando como empresa, a assessoria de imprensa se torna a melhor confirmação possível. Além de te orientar no relacionamento com a mídia, uma assessoria também aperfeiçoa seu planejamento de comunicação de acordo com o perfil de sua empresa.

Muitas vezes, é esse o elemento que faz grande diferença nos resultados de um negócio. Apesar da comunicação corporativa parecer simples a princípio — como se pudesse ser feita rapidamente, com conhecimentos rasos –, ela envolve esforço e principalmente tempo de profissionais que se concentrem nisso. Uma assessoria de imprensa cuida desta parte de forma ágil, específica e com habilidades para resolver todas as complicações que possam ocorrer nesse assunto.

Ficou interessado? Veja mais motivos para administrar seu planejamento de comunicação com o auxílio de uma consultoria de marketing.