9 dicas para evitar que seus e-mails marketing caiam no spam

O e-mail marketing se tornou uma ferramenta poderosa para divulgar produtos e serviços devido ao seu alcance e também por utilizar um dos meios mais tradicionais da internet. Mas, infelizmente, quando usado de forma abusiva, torna-se um verdadeiro inferno para os usuários e pode ser classificado como um famigerado Spam.

O spam no e-mail marketing são aquelas mensagens não autorizadas geralmente contendo propaganda de produtos milagrosos e serviços mirabolantes para deixar você muito bonito ou bastante rico da noite para o dia. Em muitos casos, a mensagem contém links que apontam para sites cheios de malware “doidos” para infectar sua máquina.

Spam vs E-mail marketing

Spam e e-mail marketing são parecidos quanto a objetividade, mas possuem aspectos distintos que os tornam tanto um inimigo como um aliado do usuário. São estas diferenças que devem ser observadas pelo profissional que pretende fazer um serviço correto e eficiente de marketing. As boas práticas de envios de e-mail comercial oferecem maiores vantagens para captar e fidelizar seus clientes e também evitam que a empresa seja incluída na Blacklist e tenha a reputação manchada.

Mas o que é a Blacklist? Traduzindo do inglês significa “lista negra”. Foi uma forma encontrada pelos servidores de e-mail para evitar que o spam encha a caixa de entrada dos destinatários. As empresas monitoram o IP de servidores que enviam e-mails e são constantemente marcados como spam por diversos usuários. Depois que entra na lista, fica difícil sair, criando uma imagem muito negativa para a empresa.

Faça do e-mail marketing um aliado

Para evitar o desgaste com os clientes e deixar o processo mais eficiente, podemos seguir alguns passos para obter o que o e-mail marketing tem de melhor. Apesar da capacidade de alcance precisamos focar no objetivo principal: impactar positivamente o público-alvo. Vamos a algumas dicas para evitar que seu e-mail caia na caixa de spam:

 

  • Utilize endereço de e-mail profissional

 

Importante para passar credibilidade para o destinatário. É aconselhável usar seu nome no campo “De”. Utilize preferencialmente e-mails institucionais. Exemplo: seu_nome@nome_da_empresa.com.br.

 

  • Seja objetivo no “Assunto”

 

Nada de muita “firula” na hora de preencher o “Assunto” do e-mail. Tente colocar sempre o nome da empresa ou o assunto de interesse neste campo para evitar que o usuário delete a mensagem antes de ler o que está no corpo do e-mail.

 

  • Evite palavras usadas por “Spammers”

 

Spammers são os praticantes do spam. Eles gostam de usar palavras de efeito para chamar a atenção como “Parabéns” ou “Gratuito”. Esses termos podem ser identificados pelos servidores de e-mail para rebaixar sua mensagem para spam.

 

  • Envie e-mails comerciais e newsletter com autorização

 

Em mensagens de primeiro contato, use um formulário de inscrição para recebimento de promoções e newsletter. Essa autorização feita pelo usuário é chamada de opt-in e garante a legitimidade de envios futuros para o mesmo endereço.

 

  • Ofereça um botão de cancelamento

 

No corpo da mensagem é de bom tom fornecer a opção de cancelar como: “não quero receber mensagem deste remetente”. Isso evita que o usuário passe sua mensagem passe para a caixa de spam e consequentemente sua empresa entre para a Blacklist.

 

  • Use código HTML bem estruturado

 

A arquitetura da informação também é importante. Construir a mensagem em um código HTML “clean” e amigável pode favorecer aos usuários que costumam ler e-mails em dispositivos móveis, por exemplo.  Um código estruturado evita o spam como e-mail marketing.

 

  • Qualidade no conteúdo

 

É claro que não adianta tomar todos os cuidados e no final sua mensagem não for atrativa. Textos e imagens precisam estar em equilíbrio para garantir um conteúdo de qualidade. É importante tomar cuidado com elementos pesados para não deixar a mensagem lenta ao abrir.

 

  • Limpe sua lista de e-mails

 

Enviar mensagem para endereços inativos pode alertar o filtro antispam dos servidores de e-mail. Então faça limpezas periódicas na lista de contato e deixe-a sempre atualizada. Essa tarefa otimiza o processo e deixa o trabalho mais eficaz.

 

  • Use ferramentas específicas para E-mail Marketing

 

Nada melhor do que usar uma ferramenta de qualidade para realizar uma tarefa profissional. Os programas pagos possuem mais recursos e mecanismos de segurança que evitam problemas como invasão de vírus no seu IP comprometendo os envios de e-mail, entre outras funcionalidades. (Pshop)