Pinguim e Evaristo Costa se unem para divulgar a Black Friday do Pontofrio

Incentivado pela hashtag #AceitaEva, jornalista topou o convite para representar a marca nas redes sociais durante o evento; apresentador fará live no Facebook pela primeira vez em seu período sabático para falar das atrações da bandeira

Duas das personalidades mais populares das mídias sociais, o Pinguim, mascote do Pontofrio, e o jornalista Evaristo Costa, uniram-se para divulgar nas redes as atrações da varejista para a Black Friday­ em parceria anunciada pelo Twitter, Instagram e Facebook do apresentador. A interação entre eles começou por meio de um convite do Pinguim para Eva, como é chamado na internet, para passar um dia juntos, reforçado pela hashtag #AceitaEva, criada pelo público. Trata-se do primeiro trabalho comercial de Evaristo desde que deixou as atividades na televisão para planejar um ano sabático pelo exterior.

O primeiro contato entre Pinguim e Evaristo se deu de forma orgânica no fim de setembro, quando na ocasião o jornalista fez uma postagem no Twitter com sua cabeça em um corpo de pinguim para se referir ao frio que estava sentindo na Inglaterra. A montagem inspirou vários seguidores a marcar o Pontofrio em tom de brincadeira dizendo que o Pinguim estava com o emprego ameaçado. A partir daí, a interação entre os dois foi crescendo até surgir o convite da varejista em forma de GIF com um acumulado de posts a favor dessa união e por meio da hashtag #AceitaEva.

Em linha com a campanha que tem como mote “A Black Friday mais descomplicada do Brasil”, Evaristo fará uma live no Facebook no dia 23 de novembro, pela primeira vez ao vivo desde o início de seu período sabático, para apresentar ao público os atributos e as ofertas do Pontofrio para Black Friday, além de contar curiosidades sobre sua vida pessoal e responder a perguntas de fãs. A transmissão acontecerá das 19h às 21h e estará disponível na página da marca, no link www.facebook.com/Pontofrio. A ação foi desenvolvida pelo marketing da Via Varejo, em conjunto com as agências Y&R e Wunderman.

Pioneirismo

O Pontofrio está no Twitter desde 2008 e se tornou case de relacionamento com o cliente na rede social a partir de 2010, quando passou a colocar o Pinguim como porta-voz da marca no diálogo com os seguidores. Essa mudança permitiu à bandeira iniciar um novo modelo de comunicação, até antes não utilizado por nenhuma empresa, com o objetivo de humanizar o mascote, priorizando o carisma, a criatividade e a aceitação por parte do público. Além disso, Pontofrio foi pioneiro na interação com outras empresas, conciliando ofertas entre companhias para oferecer a melhor combinação para os clientes. Em agosto de 2016, a marca ultrapassou a marca de 500 mil interações no Twitter, número que não é alcançado nem mesmo ao somar o histórico das principais concorrentes do setor. Atualmente a página faz, em média, 500 interações por dia, sendo meta não deixar ninguém sem retorno. E durante o horário comercial, as respostas são enviadas em um tempo médio de três a cinco minutos, mas, na maioria das vezes, este retorno é ainda mais rápido. Considerando todas as redes sociais, o Pontofrio possui mais de 4 milhões de seguidores.