Investir em comunicação pode ser a melhor saída em tempos de crise

Ganhar espaço e se consolidar no mercado, em período de recessão, podem ser algumas das tarefas mais difíceis para uma empresa. Entretanto, mesmo com o momento de estagnação financeira, algumas estratégias ajudam uma marca a continuar fortemente ativa em seu segmento, sendo assim fundamentais para o sucesso da companhia.

De acordo com a coach e diretora executiva da Comunicare, Zaira Sachetti, uma das principais agências de comunicação do Paraná, este é o momento perfeito para que as grandes, médias e pequenas empresas voltem a trabalhar suas imagens. Segundo ela, investir em comunicação pode ser o caminho ideal para sair de vez da crise e se consolidar no mercado. “É nesta hora que as corporações precisam se mostrar ativas, pois é assim que elas vão se fixar de vez no segmento onde atuam”, comenta a executiva.

Para a diretora, atualmente, existem inúmeras formas de se comunicar com o público alvo e se garantir como a melhor opção para o mercado. “Algumas empresas buscam apenas a comunicação nas mídias sociais, outras buscam serviços como a assessoria junto à imprensa tradicional. É fundamental que essas empresas unam esses esforços para atingir seu público em todas as vias possíveis”, comenta.

Mas há quem já vê as estratégias de comunicação como um trunfo. Com um 2018 mais esperançoso, as empresas já estão começando a ver o serviço, como uma válvula de escape para que a crise financeira fique, de vez, no passado. Depois de uma significativa melhora em 2017 para as empresas fornecedoras de serviços, como é o caso de agências de comunicação, este mesmo setor deve crescer cerca de 2% neste ano, conforme previsão do Banco Central.

Crescimento em tempos de crise

Mesmo sendo um grande desafio, mesmo se tratando de um possível cenário de crise, as empresas não devem parar de pensar em continuar crescendo. De acordo com a executiva, o segredo é, sobretudo, não abrir mão de bons investimentos. Ela afirma que, com a economia estagnada e, às vezes retrocedendo, algumas companhias precisam buscar as melhores estratégias de comunicação para enfrentar dias difíceis.

“Um bom exemplo é o trabalho da assessoria de imprensa. Muitas pessoas insistem que ela [assessoria de imprensa] está decaindo, mas não é a realidade. Ele contribui para a consolidação da marca, quando os negócios estão bons, mas quando não vão bem, esse trabalho age como ferramenta para que o público alvo continue enxergando uma empresa no mercado”, ressalta.

Sobre a Comunicare

A Comunicare Agência é uma empresa que atua no mercado da comunicação corporativa há mais de 14 anos. Possui amplo portfólio voltado para empresas de vários segmentos como Petrobras, Nutrimental, Positivo, Biogénesis-Bagó, Sanepar, Outback Steakhouse, Restaurante Week, Atlantica Hoteis, dentre outros. Em 2013 recebeu o título de Empresa do ano da área de Comunicação Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

A agência faz parte do grupo global de comunicação – Interpublic, um dos principais grupos de comunicação e serviços de marketing do mundo, com as duas agências globais: Weber Shandwick e Golin. Com sedes nacionais em São Paulo, a Comunicare possui atributos que a diferenciam no mercado: experiência comprovada e portfólio diversificado que proporcionam aos clientes a segurança de contar com aconselhamento estratégico completo, sempre considerando o impacto de suas ações sobre todos os stakeholders.

É uma empresa de relacionamento, com profissionais capacitados a diagnosticar as reais necessidades do cliente e recomendar as estratégias e ações mais eficazes, de forma alinhada aos seus objetivos de negócio e cultura corporativa.