Prestes a completar 20 anos, ICI faz balanço das ações da nova gestão

Curitiba é uma das cidades mais inteligentes do País, segundo o Ranking Connected Smart Cities, de 2017. E o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que presta serviços de tecnologia para o município, contribui há 20 anos para essa conquista. No último ano, o primeiro da nova gestão da entidade, que tem como presidente Fabrício Zanini, o Instituto foi parceiro no desenvolvimento do aplicativo mobile Saúde Já, do portal Nota Curitibana, entre outras iniciativas de sucesso.

A Central 156, que presta atendimento ao cidadão em Curitiba (PR), é uma das soluções que o ICI desenvolveu durante sua trajetória
A Central 156, que presta atendimento ao cidadão em Curitiba (PR), é uma das soluções que o ICI desenvolveu durante sua trajetória

De acordo com Zanini, as ações demonstraram o empenho da cidade em facilitar a vida da população. “Antes, era necessário ir até um posto de saúde para marcar uma consulta. Com o Saúde Já, é possível fazer isso de qualquer lugar”, comenta. “Desde o lançamento do aplicativo, em abril de 2017, já foram mais de 100 mil instalações em smartphones e mais de 98 mil agendamentos realizados", destaca.

Além de ajudar as cidades a buscarem melhorias em seus processos, o ICI também tem feito o mesmo internamente: no ano que antecedeu o aniversário de 20 anos, a entidade promoveu diversas ações, entre elas a implantação de uma cultura de eficiência. "Uma das novidades nesse sentido foi a criação de um código de conduta. Quando lidamos com clientes que são entes públicos temos que ter um cuidado ainda maior com a ética e com a transparência. Por isso, criamos essa ferramenta, reforçando as políticas internas que já tínhamos sobre o assunto”, revela o assessor de mercado do ICI, Amilto Francisquevis.

O ano de 2017 também foi marcado pelo credenciamento do ICI no Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “Dessa maneira, acompanharemos de perto as políticas nacionais, contribuindo com outras empresas de expressão para o avanço da inovação nas cidades do Brasil”, complementa Francisquevis.

Durante o ano, o Instituto também trabalhou intensamente na área financeira, regularizando todas as obrigações legais, além de receber a aprovação dos dois últimos balanços. O diretor técnico do ICI, Fernando Matesco, disse que melhorar a produtividade e a sustentabilidade financeira foi uma das metas da nova gestão: “As ações foram realizadas em toda a empresa, o que nos levou à redução de, aproximadamente, 30% dos valores gastos com fornecedores e o fortalecimento das equipes internas de desenvolvimento dos sistemas."

Prêmios, certificações e novos produtos

Acompanhando o sucesso do Nota Paraná, Curitiba relançou seu programa de incentivo à identificação e emissão de notas fiscais, sendo o ICI o responsável pelo desenvolvimento do agora nomeado Nota Curitibana. A elaboração do sistema de Controle de Processos para a Procuradoria Geral do Município também foi outra realização de destaque do ano passado. Já para o mercado, o ICI fez o lançamento de sua solução completa para o Atendimento ao Cidadão, divulgada durante a Smart City Expo Curitiba, que aconteceu em março de 2018.

Mas o período não foi só marcado por novidades: o reconhecimento pela conquista do PPrQG – Prêmio Paranaense em Qualidade em Gestão, e recertificações, como a ISO 9001 e MPS-BR Serviços, também fizeram parte dos momentos da nova gestão, que centralizou internamente todo o desenvolvimento de softwares, o que permite um controle mais efetivo do conteúdo e dos processos. Sobre as realizações, Matesco destaca: “A proposta é estarmos na vanguarda, apresentando as melhores soluções para as cidades se tornarem mais inteligentes. Isso só é possível se também tivermos como meta ser uma empresa inteligente, com elevados padrões de qualidade.”

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