CNA aposta em gamificação para revolucionar o ensino do inglês

Ampliar as oportunidades e pontos de contato do aluno com a língua foi a inspiração do CNA para a criação do CNA Go, moderna plataforma para ensino de inglês, desenvolvida com participação da DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá (PR). O CNA Go mescla atividades online (75%) e presenciais (25%), promovendo a interação de alunos do mesmo nível com o apoio de áudios, vídeos e professores online.

A nova plataforma de software desenvolvida pela área de IT Services da DB1 foi inspirada na estética dos mapas de metrô e é  adaptativa, ou seja, tem uma metodologia que se adapta à maneira de aprender do aluno. Além disso, foi construída no conceito de gamificação, utilizando contextos relacionados a jogos e permite a criação de ferramentas de engajamento por meio de três elementos principais: motivação, dados e interação. A medida que os novos territórios são explorados, os alunos são recompensados pelas atividades completadas.

Para Guilherme Pompeo, gerente executivo de Tecnologia e Inteligência de Negócios do CNA, contar com a parceria da DB1 foi fundamental para o sucesso do projeto. “A DB1 demonstrou um equilíbrio entre disciplina metodológica e flexibilidade de execução, estando sempre abertos a ouvir e trabalhar em conjunto para o sucesso do projeto”, afirma.

De acordo com Jaime Cará, coordenador de tecnologia educacional e EAD do CNA, o projeto foi desafiador em muitos aspectos, especialmente em relação ao prazo e à busca de uma solução técnica partindo somente de um conceito. “As pessoas acham que criatividade é desenhar a partir de uma folha em branco. Mas na verdade ela tem a ver com resolução de problemas, da articulação dos recursos, pessoas e ideias à disposição e dos objetivos que convergem em uma solução única que não existia anteriormente”, diz Cará. “Trabalhar com a DB1 foi incrível pela qualidade do trabalho e dos profissionais. O cuidado e a atenção que a empresa tem com os próprios colaboradores e com os parceiros em cada ponto de contato são grandes diferenciais.”

Para dar conta de tanta inovação, desde agosto de 2017, cerca de 25 profissionais da DB1 foram envolvidos no desenvolvimento da plataforma CNA Go. “Desenvolver um projeto desse porte para o CNA e com abrangência nacional nos enche de orgulho. Nosso grande desafio foi calibrar constantemente o desenvolvimento de software para acompanhar a estratégia pedagógica do cliente”, explica David Santos, diretor da unidade de IT Services da DB1.

Victor Cobo, gerente do projeto na DB1, afirma que o CNA Go foi um desafio bastante grande devido ao prazo alinhado e à complexidade tecnológica. “Tivemos de entender a necessidade do CNA, aprender junto com eles e formatar um processo de trabalho singular que atendesse ao projeto com todas as suas particularidades”, afirma. “Os profissionais do CNA cuidaram de todos os detalhes para que a nova plataforma cumpra seus objetivos pedagógicos com o usuário final, ou seja, os alunos. Isso foi muito gratificante!”

Acesse aqui o vídeo sobre o case do projeto https://www.youtube.com/watch?v=CKJO_DDA-Fg&feature=youtu.be