O sucesso de uma empresa começa por seus colaboradores

Um quadro de colaboradores eficazes e capacitados é o que difere uma empresa das demais

O sucesso de uma empresa começa no processo de seleção e recrutamento de colaboradores, que em conjunto com um plano de desenvolvimento, treinamentos e capacitações, resulta em crescimento no mercado. E a falta de tempo e conhecimento dos critérios adequados para seleção não é mais desculpa para erros, já que o processo pode ser terceirizado. Nestes casos, a empresa contrata um serviço exclusivo de recrutamento seletivo para encontrar candidatos que estejam de acordo com o perfil e a cultura organizacional.

Conforme a consultora empresarial e sócia proprietária da Bosco Assessoria, Ana Paula Bosco, este é um método mais eficaz para o negócio, já que reduz custos e diminui a rotatividade de funcionários. “É um serviço que evita gastos desnecessários e a perca de talentos, pois analisa se o perfil do profissional está alinhado com o perfil da empresa”.

A consultora conta ainda que as empresas costumam focar apenas no aspecto das competências técnicas do candidato. “No entanto, este processo vai além. Tem toda uma análise de perfil, de comportamento, de cultura da empresa para que apenas os candidatos devidamente adequados sejam selecionados”, explica.

Recrutamento de seleção interna

Ana Paula Bosco salienta ainda outro tipo de recrutamento de seleção. É a seletiva interna, quando a empresa avalia seu colaborador de modo que ele seja a escolha correta para ocupar uma nova posição. “Isso impede que os profissionais percam a produtividade ao mudarem de cargo e que o empresário não perca um talento que já possui dentro da empresa”, conta.

Para isso, deve ser estudado o perfil do colaborador, e o mais importante, se ele realmente está apto para assumir a nova posição. “É comum acontecer casos os quais o indivíduo não quer ter a responsabilidade de tomada de decisões, responder por uma equipe ou setor. Por isso, o colaborador precisa passar por um período de avaliação e treinamento para que possa assumir com competência e eficácia o novo cargo”, completa Ana Paula.

Gestão de liderança

Outro aspecto de gestão que uma empresa também deve conter é o desenvolvimento de líderes. A consultora empresarial, Ana Paula Bosco, comenta que, para isso, é necessário um programa de desenvolvimento que respeite a cultura da organização. Desenvolver líderes permite que nos processos de recrutamento e seleção, seja externo ou interno, tenha equipes mais qualificadas e alinhadas com os objetivos estratégicos da organização. “Enquanto o recrutamento é a seleção de profissionais, o programa de desenvolvimento de lideranças é a capacitação destes, atrelado aos objetivos estratégicos, a missão e a visão da empresa. Deste modo, o profissional falará a mesma língua que a organização junto a sua equipe e se torna bem mais fácil atingir as metas estabelecidas pela empresa”, conclui Ana Paula Bosco.

Bosco Assessoria

A Bosco Assessoria é uma empresa que nasceu para possibilitar a empreendedores e micro e pequenos empresários o fortalecimento da gestão. A empresa atua focada na gestão de resultados por meio da assessoria financeira, gestão financeira terceirizada, assessoria em recursos humanos e consultorias empresariais.

Agência Casa de Notícias