responsabilidades pareciam não fazer parte do roteiro. Foi essa sensação
nostálgica que inspirou a estilista Mariah Salomão na coleção 1996 RAM do
NovoLouvre, marca que inaugura a passarela Catwalk do ID Fashion, às 19h30, no
dia 28 de outubro, no MON.
curitibana, que completa oito anos de atividades em 2015, tem se aprimorado em
uma roupa feminina contemporânea, atemporal e baseada em um conceito de produção
ético e sustentável. “Para nós, a economia criativa não é apenas um discurso.
Empregamos costureiras que moram na periferia e podem trabalhar em suas casas,
próximas aos seus filhos. Usamos matérias-primas com o mínimo de impacto
ambiental e técnicas que reduzem o desperdício”, explica Mariah, que se diz
entusiasmada em mostrar aos curitibanos esta fase da marca, que passou a
exportar para países como Japão e vender para todo o Brasil por meio de
multimarcas.
está baseado em um ateliê/showroom na rua Trajano Reis, no Largo da Ordem. O
posicionamento estratégico é também genealógico. O prédio é da família de Mariah
e iniciou as atividades nos remotos 1935, como Loja de Tecidos Louvre. A
referência familiar chancela um escritório de design de moda atual, onde tudo é
resolvido digitalmente. Ao contrário do método tradicional, os moldes são
digitalizados e riscados diretamente sobre o tecido, queimando etapas do
processo e evitando desperdícios.
coleção
Outono/Inverno 2016, a NovoLouvre retorna 20 anos no tempo e por isso a memória
é o fio condutor que une as peças. Como de costume, a marca elege um ícone na
cidade como ponto de contato e desta vez é o Memorial de Curitiba, que ilustra
algumas peças em fotografias desmembradas que lembram uma estampa artsy. O
NovoLouve homenageia a jovem multifacetada fotógrafa Janete Anderman. Uma
característica marcante da homenageada foi destacado: o fio laranja que permeia
suas obras irá prespontar algumas peças de roupa na passarela. As referências
artísticas não param por aí. À convite da marca, a artista Thalita Sejanes,
participante da Bienal de Curitiba 2015 (em cartaz), criou uma tapeçaria a
partir de fios compostos por resíduos de tecidos utilizados por roupas do
NovoLouvre. “Conseguimos colocar o upcycling (aproveitamento de resíduos
de produção) em prática com muito estilo”, comemora Mariah.
noventistas do tema aparecem no xadrez, que do algodão dos gruges virou um
sofisticado voal; no índigo feito em estamparia digital e, portanto, mais
ecológico porque evita o processo de lavanderia, e na releitura da japona, peça
curitibana por excelência, que ganha o requinte de um exclusivo tecido da Santa
Constança. As silhuetas continuam como forte identidade da marca: quadril
marcado, longos fluidos, a cintura pontuada por blusê e ombros extreitos.
“Nossas modelagens têm padronizadas estratégias definidas para valorizar o corpo
da mulher normal, alongando e emagrecendo a silhueta”, explica
Mariah.
desfile
promete um desfile cool e inesquecível neste primeiro ID Fashion. O som será no
melhor estilo banquinho e violão com o músico Dingue Lingue, dando o clima
perfeito para o flanar das modelos. Os calçados serão fornecidos com
exclusividade pela Melissa, parceira de longa data do NovoLouvre.
Ficha técnica
NovoLouvre – Outono-Inverno 2016
28 de outubro – passarela Catwalk IDFashion – MON
Produção: Áudice Lopes
Apoio: Melissa, Pablo Escobar Pub, Dellamore Assessoria, Bureau Dani Brito, Dingue Lingue (músico)
Atendimento à imprensa local
Dani Brito Bureau de Comunicação
Dani Brito – (41) 9951.90.83