Se algum atrativo turístico brasileiro quiser ter o recorde de selfies num único dia, terá agora que ultrapassar a marca alcançada nesta quarta-feira (11) pelas Cataratas do Iguaçu: 2.587, auditados pelo RankBrasil. A categoria, criada pelos organizadores do #cataratasday2015, superou as expectativas dos organizadores da ação.
O número de moradores de Foz do Iguaçu e região que participou da homenagem às Cataratas para comemorar o aniversário de quatro anos da eleição como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, também ficou acima da previsão inicial. Eram esperadas cerca de mil pessoas, mas os ônibus colocados à disposição da população levaram 2.524 passageiros. Muitos iguaçuenses ainda não tinham visitado as Cataratas, conhecidas mundialmente.
No total, entre moradores e turistas, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 5.299 visitantes. Os 2.775 turistas eram das mais diversas procedências, principalmente do Brasil e Argentina, mas também da Alemanha, Estados Unidos e Colômbia. Para todos, as Cataratas ofereceram o espetáculo de uma vazão duas vezes superior à normal, que é de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Pela manhã, o volume superou os 3.600 metros cúbicos de água por segundo.
O alcance das postagens de fotos e vídeos com a hashtag #cataratasday2015 começará a ser medido a partir desta quinta-feira (12), mas a previsão é que a ação pelas mídias sociais, principalmente Facebook, Instagram e Twitter, atingirá a meta de impactar cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Elogio
O diretor da Fundação New 7 Wonders, Jean Paul de La Fuente, que pela manhã esteve no Parque Nacional Iguazú, na Argentina, e à tarde no Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, elogiou a iniciativa do #cataratasday, já em sua segunda edição. E adiantou que, no ano que vem, haverá também o #iguassuday, para tornar a ação ainda mais internacional.
O superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que “chegou a faltar ônibus para trazer os moradores ao Parque. “A população recebeu bem a ideia, entrou no clima e compareceu em número acima das expectativas”, avaliou. Para ele, “as Cataratas têm esse poder mágico de mobilizar as pessoas, tanto no Brasil como na Argentina”.
Primeira vez
Uma pesquisa revela que aproximadamente 40% dos moradores de Foz do Iguaçu não conhecem as Cataratas. Era o caso de Marilza Dias, de 38 anos, e dos filhos Edison (7) e Jéssica (19). Moradores da Vila C, bairro da periferia da cidade, eles aproveitaram ônibus e ingresso gratuitos para conhecer o atrativo e ficaram encantados, apesar de inicialmente o menino sentir um pouco de medo da altura e da imensidão das quedas d´água. Assim como centenas de outros visitantes, fizeram muitos fotos e selfies.
O casal de colombianos Miguel e Ana Duran também visitavam pela primeira vez as Cataratas. Enquanto preparavam um selfie em conjunto, Ana respondeu pelos dois sobre o sentimento em relação a tudo que viam: “É um paraíso único”.
Com cartazes de “Só as lindas”, preparados pela ação #CataratasDay2015, um grupo de excursionistas de terceira idade, vindo de São Paulo, manifestava sua alegria com gritos e aplausos. Mas dona Cleide Daga, mãe de Márcio, o guia que trouxe o grupo, confessou que ao ver as Cataratas, emocionou-se tanto com a beleza que não conteve as lágrimas. “Já chorei muito”, disse. A colega de excursão, Elizabete Cardoso, resumiu: “aqui é o paraíso”.
Visão de expert
O diretor da Fundação New 7 Wonders, Jean Paul de la Fuente, disse que não se cansa de visitar as Cataratas. A trabalho, contou, já veio para cá, “por sorte”, cerca de dez vezes. Mas, em abril deste ano, fez a viagem com toda a família. Ele passou uma recomendação aos turistas: conhecer os dois lados, no Brasil e na Argentina. “Os dois se complementam”, disse. E brincou, sempre em espanhol, que é preciso conhecer as Cataratas “arriba” (lado argentino) e “abajo” (Brasil), mas também bem do alto (sobrevoo de helicóptero) e pela água (passeios de barco).
Para ele, a eleição das Cataratas como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, que mobilizou “centenas de milhares de pessoas em todo o mundo”, trouxe como resultado um aumento do número de visitantes. “Muita gente vem porque quer realmente conhecer uma maravilha”, afirmou.
O recorde
Embora muito mais pessoas tenham feito selfies nesta quarta-feira, o RankBrasil só considerou válidos aqueles em que as pessoas, logo a seguir, apresentavam um documento para registrar seus nomes. Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, disse que a ideia de registrar esse novo tipo de recorde “foi genial”. Segundo ele, “é uma forma saudável de competição para estimular o turismo no Brasil”.
Além disso, se o número for um recorde mundial, também será enviado para o Guiness Book, com o qual a empresa brasileira tem acordo. O RankBrasil existe há 16 anos e foi criado, por coincidência, justamente num dia 11 de novembro.
Imprensa Itaipu
Troféu pela marca de selfies. Piolla, Marcelo Almada, Sérgio Dobrasin (sec. turismo de Misiones), Luciano Cadari, Paulo Tremarin Isec. turismo de Foz) e Felipe Gonzáles.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.