A recessão econômica pode ter afetado o “budget” anual dos departamentos de marketing das companhias, mas ainda não impactou a remuneração dos executivos na região Sul do País. É o que aponta o Estudo de remuneração 2015 da Michael Page, que consultou mais de 100 mil profissionais, nos últimos 12 meses, em seis regiões do país, dos setores de Serviços, Farmacêutico, TI e Telecom, Química e Agronegócios, Agências de Publicidade, Bancos, Construção Civil e Bens de Consumo.
O levantamento indica que os executivos de marketing que atuam nos segmentos do bens de consumo, no região Sul, tiveram os maiores aumentos salariais em 2015, em relação à outras regiões do Brasil. Este é o caso do Diretor de Unidade de Negócio que obteve um incremento aproximado de 25% na renumeração em comparação com 2014. Já o Gerente de Grupo/Categoria e o Gerente de Inteligência de Mercado também ganharam acréscimos de cerca de 24% e 23%, respectivamente. O Gerente de Inovações também conseguiu 23%.
Para a Patricia Tourinho, gerente executiva da Michael Page do escritório de Curitiba, as companhias que atuam nos estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vem, nos últimos anos, profissionalizando seus quadros em várias áreas, inclusive, em marketing. “Com a intensificação dos desafios pertinentes ao momento econômico nacional, cortes aconteceram e algumas cadeiras não foram repostas, isso faz com que os gestores sejam mais exigidos e assumam mais do que uma função. Por essa razão algumas empresas optam por “seniorizar” suas equipes. Com isso, a remuneração desses executivos é impactada positivamente”, explica a executiva.
Profissionais de marketing que atuam nos setores de serviços B2B e TI e Telecom também conseguiram aumentos na remuneração acima da inflação. Destaque para os cargos de Gerentes de Marketing Online, Princing e de Comunicação.
Confira os cargos de marketing com maiores aumentos salariais em 2015 na região:
Cargos | Setores | 2013/14 | 2015 | % |
Diretor de Unidade de Negócios | Bens de consumo | R$ 23.500,00 | R$ 35.000,00 | 25% |
Gerente de Categoria/Grupo | Bens de consumo | R$ 16.000,00 | R$ 21.500,00 | 24% |
Gerente de Inteligência de Mercado | Bens de consumo | R$ 13.500,00 | R$ 17.500,00 | 23% |
Gerente de inovação | Bens de consumo | R$ 15.000,00 | R$ 20.000,00 | 23% |
Diretor de comunicação | Bens de consumo | R$ 23.000,00 | R$ 30.000,00 | 13% |
– Serviços B2B
Cargos | Setores | 2013/14 | 2015 | % |
Diretor de comunicação | B2B | R$ 16.000,00 | R$ 18.000,00 | 16% |
Gerente de comunicação | B2B | R$ 12.000,00 | R$ 13.000,00 | 15% |
Gerente de Inteligência de Mercado | B2B | R$ 11.000,00 | R$ 13.000,00 | 15% |
Gerente de marketing online | B2B | R$ 10.000,00 | R$ 12.000,00 | 16% |
– TI e Telecom
Cargos | Setores | 2013/14 | 2015 | % |
Gerente de comunicação | TI e Telecom | R$ 10.000,00 | R$ 13.000,00 | 21% |
Gerente de Inteligência de Mercado | TI e Telecom | R$ 10.000,00 | R$ 12.000,00 | 11% |
Gerente de Princing | TI e Telecom | R$ 10.000,00 | R$ 13.500,00 | 17% |
Gerente de produto | TI e Telecom | R$ 9.000,00 | R$ 12.000,00 | 24% |
Sobre a Michael Page
A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Fundada na Inglaterra em 1976, é especializada em recrutar candidatos em middle e top management, em todo o mundo, sendo a consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina. Atualmente possui mais de 5.400 colaboradores em 36 países.
<mauricio.pizani@conteudonet.com>